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CAMISA - FIAT 147/UNO MILLE - APEX
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muito bem É nessa série de vídeos eu vou mostrar como é que você vai fazer a troca da correia dentada do motor do Fiat tá bom o procedimento pro Motor AP é muito parecido é praticamente o mesmo e talvez no ap seja mais fácil ainda porque pelo menos nos motores que eu já mexi não era necessário você remover a polia como vai ser no caso desse daqui tá bom então primeiro eu quero mostrar aqui eh essa Correia é a correia que aciona a bomba d'água e aciona o alternador do carro Apesar dela ter esses dentinhos ela não é a correia dentada ela é a correia e em V conhecida como Correia em V é uma Correia convencional Então essa Correia e não deve ser confundida com a correia dentada durante o nosso processo de troca da correia dentada propriamente dita eu vou remover e instalar essa Correia Eu percebo que pelas dúvidas que as pessoas às vezes apresentam para mim Eh elas acreditam algumas vezes que essa só por ela ter alguns dentinhos ela é a correia dentada então a terceira vez que eu eu recebi um e-mail com uma pessoa me perguntando como é que trocava a correia dentada do Fusca eu percebi que a pessoa tava confundindo com essa daqui muito bem essa não é a correia dentada Essa é a correia inem V convencional que aciona e alternador e bomba d'água no caso desse motor aciona no caso do Fusca esta daqui é correia dentada tá bom Por que correia dentada porque as polias dela também tem dentes aonde ela vai tracionar ali e ela é dentada justamente para ter um sincronismo da polia motora e da polia motriz Tá certo então o no caso específico desse motor a gente vai fazer todo o procedimento O que que a gente vai precisar a gente vai precisar essa ferramenta aqui é uma chave 38 é uma chave que eu só tenho ela justamente para fazer esse tipo de serviço você não vai usar muito então talvez não seja um investimento E justificável caso você não não tenha vários motores para fazer Então qual que seria a alternativa aqui você conversar com um borracheiro que mexa com caminhão também e pegar uma chave 38 dele emprestada alugar e ou alguma coisa nesse sentido para você não não ter que gastar praticamente aqui uns 100 ou R 120 na AST a menos que você já tenha AST e no soquete que vai te custar uns R 50 tá bom além disso você vai precisar de um parafuso esse daqui não é um parafuso francês mas você vai na loja de parafuso e pede um parafuso francês mais ou menos aqui com 2 A 3 cm de diâmetro na cabeça do parafuso francês mais pra frente vocês vão entender para que que ele vai ser utilizado Tá bom então muito bem a correia dentada ela pega na polia do do virabrequin ali embaixo que depois eu vou mostrar em detalhes ela passa aqui por cima acionando o comando de válvulas nesse motor em particular Além disso ela aciona uma árvore intermediária aqui que é responsável pelo acionamento do distribuidor e pelo acionamento da bomba de óleo do motor Tá bom então o que que eu vou fazer agora eu vou remover essa capa de proteção pra gente poder ver a polia vou remover todas as latas que existem aqui aqui é tudo uma chave de 10 mm tá é mais trabalhoso porque é o espaço aqui é mínimo para que você consiga acessar todos os parafusos mas é importante que você faça o serviço com calma e não deixe de guardar os parafusos e não deixe de montar tudo da forma correta porque todas todas essas latas aí elas ajudam na durabilidade da correia Tá bom então eu vou tirar tudo isso daqui e a gente já volta bom eu já tirei a primeira capa aqui e e para para que eu tire essa lata eu preciso tirar primeiro a correia do alternador como eu nunca mostrei isso eh sendo feito nesse carro mostra por aqui aqui por cima Bianca isso aqui ó tá uma porca e uma contraporca que trava o alternador eh numa numa peça de regulagem que ele tem aqui então se você inclinar o alternador para lá é como você vai dar atenção na correia em V Tá bom então eu só vou soltar aqui no meu caso é uma chave 13 dependendo do do modelo do teu alternador se for um magnete amarel e você vai usar uma chave 14 Tá bom então solta aqui às vezes pode ser um pouco difícil de você conseguir soltar tudo tá bom então solta dessa forma puxa ele para cá aqui a correia Já já encont uma fga tá bom só para mostrar a retirada da da correia ol ela já tá com dente destruído aqui essa daqui já também tá na hora de de ser trocada já passou da hora na verdade tá bom então agora o alternador já não tá mais atrapalhando aqui e agora eu vou conseguir e retirar toda essa proteção de lá então Daqui um minutinho a gente já volta muito bem na hora que você desmontou tudo aqui é uma hora excelente para você ver se o se você tá com algum problema na bomba d'água se ela já tá comprometida de alguma forma da mesma forma que o alternador então se você girar ele livremente com a mão depois de ter soltado a a a correia em V dele ele vai girar livremente tanto para um lado como pro outro e você tem pela Tua sensibilidade de perceber se existe alguma folga se o os rolamentos estão roncando se tá acontecendo alguma coisa que já vai indicar aí uma necessidade de você fazer uma intervenção não imediata Mas provavelmente uma coisa que você vai marcar aí mais pra frente ou vai tirar o alternador pedir PR alguém trocar o rolamento para você enfim aqui fica a bomba d'água do Fiat ó mostra essa daqui essas três esses três parafusinhos aqui prendem a Polia da da bomba d'água tá então aqui a mesma coisa você vai girar ela absolutamente não pode ter folga Nenhuma e você vai sentir que ela ela gira bem justinho ela não ela não vai ficar girando Livre por quê Porque tem vários retentores de borracha aí para que não vaze A água tá bom então é o momento de você fazer o teste dessa peça e dessa peça uma outra uma outra dica que eu vou te dar se você não sabe absolutamente Como está o teu o teu tensor se é a primeira vez que você tá mexendo no carro ou se faz tempo você já pode comprar um tensor novo troca a correia junto com o tensor isso daqui é uma troca preventiva e que vale a pena vai preservar o a integridade da tua Correia vai evitar qualquer tipo de problema porque o que que pode acontecer aqui esse rolamento ele pode começar engripar ele pode começar a travar e vai sobrecarregar a correia até o momento que a correia vai passar de costas por aqui vai começar a esquentar E aí ela vai acabar estourando se isso daqui tiver prendendo tá bom ou ela vai pular um dente ou ela vai se desintegrar de alguma forma então o normalmente se você for levar para alguém fazer o mecânico vai falar não vou trocar Correia e vou trocar o tensor se ele de fato trocar para você ótimo mas normalmente o que que acontece o mecânico ele não pode se arriscar a trocar uma peça que é a correia dentada cobrar por isso e deixar porque você tá querendo economizar no uns R 50$ 60 no tensor e ele vai se arriscar depois que a correia estore e naturalmente você vai para cima dele Porque você vai ter um problema de cabeçote inteiro e ele vai ter que fazer o serviço na garantia então você não espera encontrar um mecânico que vai te trocar só a correia dentada sem trocar o tensor porque se ele fizer isso aí ele tá meio sem noção das coisas então normalmente você vai trocar em conjunto hoje eu não vou trocar o meu tensor por quê Porque essa Correia rodou mais ou menos uns 15.000 km junto com esse tensor aqui nem a correia eu precisava trocar na verdade ela podia aguentar aí mais uns 15 tranquilo mas eu vou trocar primeiro para fazer o vídeo e segundo porque uma Correia na verdade eh custou r$ 14 a correia para mim Então na verdade é uma troca que ela só vai me tomar o tempo mesmo então se você se você mesmo tá fazendo serviço dá para você trocar uma Correia vai a cada 20 30 mil km se você quiser e e analisar o estado entre a cada troca sim ou não se você vai trocar ou não o tensor no caso aqui a princípio eu não vou trocar o tensor tá bom
Com as ferramentas corretas é facil trocar a correia dentada! No caso da correia dentada, a manutenção preventiva é fundamental para evitar problemas e gastos enormes!
Ficha Técnica e Modo de uso: