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Carro > Filtros > Filtro de Ar Esportivo e Convencional >
FILTRO AR DO MOTOR VW BORA 1.6 1.8 2.0 GOLF 1.0 1.6 E 1.8 - FAP4045/1
Histórico de preços
Ficha Técnica e Modo de uso:
o motor EA 113 tá pensando em comprar um carro com esse motor e tá na dúvida se ele é resistente se vai dar dor de cabeça se a manutenção é fácil de ser feita tudo isso e muito mais você vai ver em detalhes nesse vídeo Então você já gostou do tema não esquece de deixar aquele like no começo do vídeo para fortalecer o canal se inscreva se ainda não for inscrito eu sou Paulo Silva e esse é o bate-papo automotivo E aí e vamos começar a falando aqui da origem desse motor ele nada mais é que uma p2000 evoluído não é lá na Europa e cap2 ele era chamado de é a 827 aqui ele veio primeiramente importado como é a 113 chegou aqui primeiro no Golf geração 3 já ali no finalzinho a geração 3 importados e 98 da Alemanha e esse Golf foi nacionalizado em 99 quando saiu a geração 4 famoso Sapão um além do Golf vários outros carros da Volkswagen também utilizar esse motor o New Beetle que vinha importado do México não é basicamente o novo Fusca né de 2000/2010 o Bora que a versão sedã do Golf na geração 4 e 4,5 de 2001/2011 então todos os Bora que tiver aqui no Brasil 2.0 utilizar esse motor na verdade embora só veio apenas com esse motor aqui para o e o Polo também na sua quarta geração é a geração 9nq lançou aqui em 2002 aquele farol Zinho Redondo também já vinha com é a 113 de 2002 até 2014 quando a quarta geração do Polo saiu de linho o Jetta também tiver A Geração 6 né que vende para o Brasil como o nome de Jetta mesmo 2011/2015 também utilizou Esse motor o Golfe como eu já disse chegou a primeira no geração 3 seguiu no geração 4 e até na quatro e meio dentre os anos de 98/2014 também e aqui pô tem alguns áudios com algumas modificações no caso aqui e por Audi A3 A4 S3 e TT mas aí nessas casas geralmente já viu também com turbo e injeção direta bem diferenciados em relação aos é a 63 que vamos abordar aqui hoje que é da linha Volkswagen e esse motor ao longo da sua estadia aqui no Brasil ele passou pela sua maior a educação ali meados de 2008 até então ele era apenas gasolina e você identificar ele facilmente por aquela tampa retangular grande que vinha ali sobre o cabeçote escrito 2.0 esses aí são facilmente identificados como anteriores A 2008 e São só a gasolina os 2008 em diante perderam essa tampa e agora tem um coletor de admissão plástico grande que atravessa por cima do motor ele por cima do cabeçote e vai para a parte de frente do motor e esses aí são Flex que ficou aí até 2015 no Jetta de sexta geração então a principal diferença é essa na questão de visual e vamos falar de construção agora que é claro que vamos sempre fazendo aqui um comparativo um paralelo com o ap2000 Aqui tem uma construção bem semelhante mas aqui não é a 113 a diferença que ele usa um cabeçote de fluxo cruzado no ap era fluxo unilateral ou seja coletor o escape e admissão do mesmo lado do cabeçote aqui não é a 113 o coletor de admissão olho é de um lado no caso aqui olhando o motor pela frente né ao abrir o capu coletor de admissão e as galerias de admissão estão na parte da frente e a parte de escape fica atrás do motor essa configuração aí de fluxo cruzado permite uma circulação mais livre dos gases auxiliando na homogeneidade ali da mistura ar-combustível facilitando a queima uma solução interessante mas que tem suas desvantagens por ocupar um pouco mais de espaço no cofre do motor em relação ao sistema unilateral outra diferença também dos motores aí que são só gasolina para o Flex é o antichama nos a gasolina até 2008 antes chama ele era externo era uma peça que vinha em cima ali da tampa de válvulas e acima dela ficava a o bocal de abastecimento de óleo então também facilmente identificável quando você tirar aquela capa de e já nos posteriores a 2008 ou seja nos Flex esse filtro anti chama ele já vem acoplado dentro da própria tampa de válvulas Então o a vantagem diminuiu a periodicidade a necessidade de ficar trocando essa peça todo momento né ela peça que dura mais tempo e também diminui a necessidade de junta de vedação porque ela já tá interna ali então uma peça menos para ter problemas de possíveis vazamentos de óleo com relação ao bloco do motor aqui não é a 113 ele também um pouco mais baixo em relação ao ap2000 e também consequentemente a biela um pouco mais curta vamos falar dela em detalhes mais à frente mas isso proporciona para esse motor em funcionamento mais suave menos áspero do que o seu antecessor o cárter em alumínio fundido sobre pressão senão a peça rígida e mais leve ao mesmo tempo o que é uma vantagem também e assim como o assento e 11 né 10 1.4 1.6 da Volkswagen aqui tá e ele é em ferro fundido porém enriquecido com liga de titânio então ao mesmo tempo que se torna um bloco mais leve ele é mais resistente mecanicamente falando e a troca térmica também ela é feita de uma forma mais eficiente então só tem a ganhar um bloco dessa maneira falando agora da parte de admissão o coletor dele aqui é dividido em duas partes aquela parte de cima né a mais visível ela em plástico industrial para poder trabalhar com a rugosidade interna ali da tubulação menor ou seja o ar ele passa de forma mais fluida com menos turbulência e alcança Os cilindros ali qual a maior velocidade porém a outra parte dele aonde a briga ali corpo de TBI corpo da borboleta de aceleração os injetores ali em alumínio para ter mais resistência mecânica e também para poder abrigar mais componentes então é dividido em duas partes dessa forma e esse motor trabalha com sistema de acelerador e ele é 10 famoso aí da linha Volkswagen né aquela luzinha EPC que acende no painel ela é para poder avisar qualquer problema que surja nesse sistema de acelerador eletrônico e eu já fiz um vídeo completo falando sobre o funcionamento dele Quais são as vantagens e desvantagens tudo em detalhes e eu vou deixar o link aí em cima e lá na tela final também para você assistir Depois que terminar esse vídeo aqui beleza sistema de injeção de combustível que ela é do tipo sequencial ou seja só vai injetar combustível naquele cilindro tá entrando ali no tempo da admissão e sua ajuda a ter uma queima de combustível mais homogênea mais no tempo correto evita apenas de combustível ali nas Galerias da admissão perdas por evaporação porque quando é um sistema MPS que não tem esse sequencial indireta os quatro de uma vez ali o tempo todo na hora que desliga o motor e fica com o tempo parado fica uma sobra de combustível que não vai para o retorno e nas Galerias ali da admissão ali no coletor e atendesse a evaporar então um sistema que ajuda um pouco a reduzir o consumo de combustível na parte de refrigeração Ele trabalha com um rotor de plástico pode ser uma desvantagem em relação aos motores anteriores que usavam motores de metal não é mais resistentes porém que a solução encontrada foi para ter uma peça mais leve que pode alcançar maiores velocidades e se você cuidar desse motor direitinho manter ali aditivo na proporção correta ali com meu líquido de arrefecimento você também não vai ter problemas tão fácil com essa peça agora vamos falar da parte de lubrificação um ponto muito importante desses motores aí da linha errar mas antes eu tenho um recado para você precisa de peças acessórios ferramentas equipamentos produtos de estética automotiva para o seu carro Então acesse nosso link de afilhado e garante uma compra segura e com os melhores preços da internet link na descrição esse e com sistema dinâmico de controle de pressão de óleo ou seja de acordo com o regime de rotação pressão ali no cilindros vários outros parâmetros essa pressão de óleo ela se ajusta para poder tá sempre ali mantendo o filme de óleo da forma mais real possível para garantir a lubrificação correta e ao mesmo tempo também visando a economia de combustível não imprimindo muita pressão de óleo quando não é necessário EA bomba ela é uma bomba semelhante aos 1.0 1.6 só que o acionamento dela é diferente ele é feito por corrente e tensor ou seja ali dentro ali do motor além do sincronismo feito pela correia dentada ainda tem uma corrente acionada por duas polias dentadas não é para acionar essa bomba de óleo não é um sistema que você deve se preocupar não exige ali uma substituição preventiva por exemplo ali de um tensor em uma corrente só em caso de algum problema sério que você a mexer nessa parte geralmente não se faz manutenção preventiva nesse sistema e uma vantagem desse motor também é que ele trabalha com tuchos Hidráulicos Ou seja você não precisa ficar fazendo aquela regulagem preventiva ali periódica de folga de válvulas igual ali nos Ronda nos Toyota e alguns outros casos em que trabalham com tuchos mecânicos e ainda falando da parte de lubrificação Esse motor de conta com radiador de óleo um trocador de calor ele específico pré sistema então o líquido de arrefecimento ele passa também por um trocador de calor que faz essa retirada desse calor excessivo do óleo e mantém a temperatura do Óleo ali na melhor faixa possível para esse motor agora falando da parte de ignição aqui também tem uma grande diferença para os anteriores aí up é que aqui ele usa uma bobina de ignição estática ou seja dispensa o uso de peças móveis ali como o rotor de distribuição não é ela mesmo já é aquela tensão ali de 12 volts em alta tensão e automaticamente distribui para cada cabo de vela no tempo correto também isso dispensa o uso de um cabo de vela mais né quando é aquele sistema derrotou trabalha com 5 cabos se for motor quatro-cilindros aqui trabalha apenas com 4 cabos e também é um sistema que trabalha com avanço de ignição controlado eletronicamente pela central de controle né a famosa S1 Então também não trabalhei com aqueles avanço de ignição antigo Sally que era o à vácuo diafragma nada desse tipo né é um controle muito mais eficiente e à prova de falhas números de desempenho inicialmente é esse motor ele é apenas a gasolina né como eu já disse E ele gerava 116 cavalos a 5.200 RPM e 17.3 kg detox a 2.400 RPM guardem bem esses números porque em 2008 com a mudança aí para Flex Esse motor já gerava os meus 16 cavalos na gasolina porém agora com é Canon ele gera 120 cavalos isso a 5.250 RPM aqui em potência não mudou praticamente nada da mesma forma que em torque aquele gera os mesmos 17 pontos 3kg em qualquer combustível só que a uma rotação um pouco menor aqui esse torque máximo ele chega 2.250 RPM Pode parecer pouco essa mudança mas a vantagem principal é que você consegue na estrada trabalhar com uma relação de marcha um pouco mais alongado isso faz você manter a mesma velocidade que você manter ia no motor anterior porém com um giro um pouco mais baixo e mantendo o mesmo torque ou seja giro mais baixo torque máximo economia de combustível mais eficiência toda a potência e torque disponíveis ele já para você fazer uma ultrapassagem e se necessário então um ajuste fino para poder ganhar um pouquinho ali a questão de eficiência consumo de combustível bem interessante essa mudança essa reprogramação e também é que a taxa de compressão mudou no motor a gasolina era 10.5 para um jogo Flex é de 11 e meia para um que é claro né o motor que utiliza só a gasolina ele pode trabalhar com a taxa de compressão mais voltada para aquele combustível então a taxa de compressão ideal da gasolina está ali entre Nova ideias um pouco mais agora já parou etanol ele precisa de uma taxa de compressão um pouco mais elevado é geralmente ele 12 esses VH CR motores de alta compressão trabalha nessa faixa Então esse motor Ele vai tentar buscar o meio termo para ter eficiência e com pressão suficiente para qualquer combustível e evitar aqueles fenômenos indesejáveis e pré detonação principalmente se estiver utilizando um combustível de baixa qualidade de baixa octanagem né então a taxa de compressão ela tem que estar acompanhando a variação desses e em questão de dimensões mecânicas aí tanto o motor ap-2000 Quanto é a 113 têm os mesmos números de diâmetro e Curso aquele tem cilindro de 82,5 mm e curso de biela de 92.8 mm nos dois porém como a altura do bloco é diferente as bielas também são diferentes em comprimento Enquanto aqui no é a 113 é uma biela de 144 MM no apê e uma biela de 149 MM famoso bielão não é então era o motor Mas procuro e ela mais longa porém o motor mais áspero de funcionamento mais ruidoso aqui o motor com a bela mais curta gira mais leve já era também um pouquinho menos de toque porém de funcionamento mais suave em números de potência praticamente a mesma coisa também e falando agora de especificação de óleo correto para esse motor a Volkswagen exige para ele aqui a norma VW 1200 isso para os motores fabricados até 2014 né todos os Bora todos Golf até 2014 também foi o último ano do Golf geração 4 e meio todos os polos aqui da quarta geração podem utilizar esse óleo Norma VW 502 00 já os posteriores a 2014 que saiu aí por exemplo no Jetta de sexta geração ali até 2015 Fique atento porque o olho correto é a norma 508 88 você encontra ali geralmente que é o 5w 40 que vai atender essa Norma porque essa Norma 508 ela exige um óleo mais moderno com mais aditivos e componentes necessários para lubrificar o motor mais novo mais tecnológico com peças além de acabamentos mais finos então a especificação de óleo é dessa forma que deve ser respeitada pontos de atenção o preço motor aqui só um pouquíssimos é o motor muito resistente muito confiável é um app questão de confiabilidade mecânica sem sombra de dúvidas um excelente motor muito mais resistente até que o EA 111 Com certeza mas aqui o único ponto de atenção que eu diria com relação a preço de velas e mesmo assim nos apenas Flex né posteriores a 2008 que já utilizavam velas de iridium belas um pouco mais caras tirando isso manutenção dele tranquila sem Segredos sem sustos peças com preços na média para motores aí do segmento estamos comparando Esse motor aí com outros do segmento por exemplo um Corolla 2.0 E é claro já era mais forte mais potência mas tava ali competindo ali no mesmo segmento ali do mercado podemos comparar também com 2.0 aí do Civic não é podemos comparar com os 2.0 nissan-renault os mr20de os m4r também motores muito bons bem resistentes e com preço de manutenção ali dependendo a o elevado que nesse é a 113 uma das vantagens desse motor tem uma manutenção mais barata é que ele tem uma concepção mais antiga porque essa UTI evoluído de um app que já tinham histórico de ter manutenção mais barata Porém Aqui ele tem um pouco mais de tecnologia aplicada mas ele não perdeu aquela essência de motor robusto confiável peças baratas aqui ele era o único né certo é por exemplo aí de 2009/2010 até 2014/15 né quando ele saiu de linha o único 2.0 com cabeçote oito válvulas né todos os outros aí já com cabeçote 16 válvulas aqui ainda tinha uma concepção um pouco mais antiga vamos dizer assim né duas válvulas por cilindro o que mecanicamente ou a vantagem né do ponto de vista de custo de manutenção preventiva e corretiva agora somos comparar robustez mecânica com o happy claro que o app tinha mais resistência mecânica era o motor feito para durar mais uma vez que aqui não é a 113 e ele tem que ser mais bem retrabalhado ali componentes móveis principalmente parte ali de acabamento ali mais fino e comando de válvula eixo virabrequim vários outros componentes para poder entregar mais eficiência as normas ambientais de emissões de poluentes estão cada vez mais rígidas então o motor AP já não poderia atender às novas normas de poluição então tiveram que fazer um retrabalho nesse motor para poder entregar ali os mesmos números praticamente de potência e torque porém com uma emissão de gás carbônico menor ou seja consumo de combustível também menor então algumas peças alguns componentes ali poderia estar trabalhando um pouco mais no limite ali da sua resistência mecânica mas ainda assim um excelente motor muito confiável muito durável sem relatos de problemas crônicos de defeitos aí se for comparar com o ca-111 1.0 então nem se fala e sem grandes problemas aí de cabeçote de perda de pressão nada disso nos é a 113 e para você que ainda tem dúvida de preços de peças para esse motor eu já fiz vários vídeos falando aí de carros que usam Esse motor já fiz vídeo falando do Bora do Golf 2.0 falando também aqui do Polo com esse motor EA 113 fiz um levantamento completo aí dos preços de peças de trocas periódicas preventivas tudo em detalhes formada na ponta da caneta vou deixar no final desse vídeo aqui para você assistir e tirar suas dúvidas talvez você quer comprar um Golf quer comprar um bora ou talvez até mesmo um Jetta né um Comfortline e tá na dúvida ainda dos preços de peças Ele preços médios vai lá assiste um desses vídeos lá que com certeza vai acabar de tirar ainda mais as suas dúvidas Fechou então é isso obrigado por este Ou aquele abraço e até o próximo
Informações do Produto: :Tá pensando em comprar um Volkswagen Polo, Golf, Bora ou Jetta com motor 2.0 8v aspirado, o EA113, e tem dúvidas se é um bom motor? Vem comigo que, neste vídeo vou explicar tudo que você precisa saber, em detalhes, sobre os problemas crônicos que podem ocorrer, como é a sua manutenção, trocas de óleo, especificação correta, tecnologia embarcada, projeto, detalhes construtivos e claro, dizer se vale à pena ou não comprar um carro com este motor, que nada mais é que uma evolução do famoso AP-2000, conhecido na Europa como EA-827. Na oportunidade, faço um comparativo completo das principais diferenças entre esses dois motores. ______________________________________________ 📷 EQUIPAMENTOS QUE UTILIZO E RECOMENDO Macbook Air M1 https://amzn.to/3R5dXwG Iphone 13 Pro Max https://amzn.to/42i0Kpq Câmera Sony ZV-1 https://amzn.to/4lojhJn Mouse Logitech M170 https://amzn.to/4i5RGtq Microfone de Mesa HyperX Solocast https://amzn.to/3FZkuGV Microfone Lapela Sony ECM-LV1 https://amzn.to/4clFP9u Gravador de Voz Sony ICD-PX240 https://amzn.to/3YnVbEy Kit 2 Softbox 50x70cm com tripé 2m Greika https://amzn.to/3EewIec ______________________________________________ 00:00 - Introdução 00:31 - Origem 02:30 - Identificação 03:10 - Construção 03:23 - Cabeçote 04:55 - Bloco 05:47 - Admissão e injeção de combustível 07:39 - Refrigeração 08:08 - Lubrificação 10:13 - Ignição 11:07 - Números de desempenho 13:30 - Dimensões mecânicas 14:22 - Especificações de óleo 15:22 - Pontos de atenção 18:35 - Informações adicionais VOCÊ ENCONTRA AQUI, OS MELHORES PRODUTOS PARA SEU CARRO OU MOTO. Compre com o link abaixo e faça parte do crescimento do nosso canal: https://amzn.to/3vJQaFH Siga nossa página no Instagram: https://www.instagram.com/bate_papo_automotivo/channel/ E também no Facebook: https://www.facebook.com/Batepapoautomotivo
6 1.
8 2.
0 GOLF 1.
0,1.
6, E 1.
8 NEW BEETLE 2.
0 8V BORA - 1.
6 8V - 100 CV - GASOLINA - MECÂNICO // 1998 BORA - 2.
0 8V - 116 CV - (COMFORTLINE) - GASOLINA - AUTOMÁTICO / MECÂNICO // 99 -- 07 GOLF - 1.
6 8V - 101 CV - (G4 - NACIONAL - MI / TRIP / SPORT) - GASOLINA - MECÂNICO // 98 -- 01 GOLF - 1.
8 20V - 150 CV - TURBO (G4 - MI / GTI / SPORT) - GASOLINA - AUTOMÁTICO / MECÂNICO / TIPTRONIC // 98 -- 01 SIMILARES - FRAM CA9424 // VW -1J0129620
FAP4045/1 - FILTRO AR VW BORA 1.
6 1.
8 2.
0 GOLF 1.
0,1.
6, E 1.
8 NEW BEETLE 2.
0 8V BORA - 1.
6 8V - 100 CV - GASOLINA - MECÂNICO // 1998 BORA - 2.
0 8V - 116 CV - (COMFORTLINE) - GASOLINA - AUTOMÁTICO / MECÂNICO // 99 -- 07 GOLF - 1.
6 8V - 101 CV - (G4 - NACIONAL - MI / TRIP / SPORT) - GASOLINA - MECÂNICO // 98 -- 01 GOLF - 1.
8 20V - 150 CV - TURBO (G4 - MI / GTI / SPORT) - GASOLINA - AUTOMÁTICO / MECÂNICO / TIPTRONIC // 98 -- 01 SIMILARES - FRAM CA9424 // VW -1J0129620