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Apontador Ônibus Espacial Mamãe Chang 111

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Características
Marca : Mamae Chang

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Ficha Técnica e Modo de uso:


o discovery na escola aprenda hoje nessa edição especial de descobrir na escola sobre o programa do ônibus espacial norte-americano sobre os primeiros passos do programa e como o ônibus espacial boa depois vamos mostrar de dentro como ônibus de cola depois de terminada a contagem regressiva em seguida vamos nos encontrar com os corajosos homens e mulheres que vão a bordo do ônibus e descobrir o que se precisa para ser um astronauta e finalmente aprenda sobre as experiências que estão sendo conduzidas no espaço e equipamentos levados para lá a bordo do ônibus e agora algumas questões sobre o ônibus espacial desculpa porque o ônibus espacial é uma nave singular o que o distingue dos outros objetos que a nasa coloque em órbita e dos aviões de passageiros discuta logística da constituição e da operação de uma estação orbital internacional decida quem deve pagar por ela quem deve administrá lo e quem deve comandar lá descobri na escola apresenta o ônibus espacial este é o centro de controle da missão em houston no texas dentro de um minuto ônibus começará a sair de órbita a colômbia está sobrevoando austrália eles agem deverá ocorrer no centro espacial kennedy por volta de 7 horas da manhã de hoje as condições climáticas da área são boas céu claro visibilidade de mais de 10 quilômetros ventos fracos esse primeiro pouso não deverá ser dificultado por ventos cruzados colômbia você está dentro da faixa de pouso no dia 14 de abril de 81 ônibus espacial norte-americano colômbia aterrissou suavemente no deserto da califórnia e iniciou um novo capítulo no desenvolvimento das viagens espaciais a colômbia era uma nave singular parte foguete parte nave espacial parte planador ela foi o primeiro veículo espacial projetado para ser utilizado por vezes seguidas o primeiro levar uma tripulação numerosa e o primeiro que podia pousar no aeroporto comum o teste inicial da colômbia que durou 54 horas e foi um sucesso abriu caminho para dezenas de missões semelhantes que iriam lançar e reparar satélites conduzir experiências científicas e até levar se viva os fãs u o ônibus espacial tudo começou em 1961 o presidente john f kennedy convocou os estados unidos é colocar um homem na lua até o fim da década a lei da personagem eu creio que esta nação deve se dedicar a atingir a meta de antes que a presente década termine colocar um homem na lua e trazê lo de volta à terra com segurança o sonho foi realizado dentro do prazo estipulado em 1969 os astronautas neil armstrong buzz aldrin pousaram seu módulo lunar chamado the eagle na superfície da lua o sonho continuou em 1972 quando o presidente richard nixon lançou oficialmente o programa do ônibus espacial cinco anos depois o ônibus entre fiéis fez sua primeira viagem preso a fuselagem de um avião boeing 747 especialmente modificado para isso como funcionava e que pudesse ser reutilizada que pudesse pousar era uma idéia nova e radical e hoje e era motivo de chacota por parte daqueles que lidavam com a aeronáutica que a chamavam de tijolo voador porque suas características aerodinâmicas eram parecidas com as de um alicate de fato muita gente achava que se o ônibus viesse a sofrer um acidente ele ocorreria no pouso porque a sua capacidade de voar é praticamente inexistente na verdade a aterrissagem do ônibus é como um acidente controlado as cápsulas espaciais primitivas eram protegidas durante a reentrada na atmosfera por uma camada de material resistente ao calor o problema é que essa camada vai se queimando os poucos enquanto a espaçonave mergulha para a terra o ônibus precisava de algo permanente para proteger a nave nos seus retornos na terra em prova na terra o desafio era como isolar o ônibus do calor os engenheiros projetaram placas de cerâmica que poderiam ser utilizadas muitas vezes para recobrir as superfícies inferiores da nave as placas eram obras primas de engenharia termodinâmica mas eram também um pesadelo quando se tinha que desenvolver e construir uma nova nave o primeiro ônibus a colômbia foi recoberto com 31 mil placas e todas têm que ser colocadas a mão por baixo o nível tecnológico geral ainda não era muito alto quando o primeiro ônibus foi construído até atropelar é preciso compreender que quando o ônibus foi construído no fim dos anos 70 os computadores não eram muito potentes de forma que o seu pc de hoje é muito superior ao que a bordo do ônibus cada um dos cinco computadores de bolso só tem 256 kb de memória de computadores dos automóveis têm muito mais memória do que isso a pressão para que o ônibus fosse construído era enorme embora verba destacada para ele fosse pequena as empresas privadas e os militares procuravam um método barato para lançamento de satélites ea nasa pretendia prosseguir no seu programa de naves tripuladas fluidos para desenvolver o ônibus usamos as antigas instalações que haviam sido montadas para as missões apollo e adaptamos para a tarefa e as restrições do orçamento nos forçou a uma série de compromissos durante o projeto refletidos depois nos ônibus mas foram construídos quatro ônibus eles haviam sido projetados para subir como um foguete e pousar como um avião de carreira e cada um deveria voar a dez emissões o ônibus era também uma espécie de caminhão especial podia lançar satélites e levar outras cargas para o espaço pelo menos duas vezes por mês o sistema do ônibus espacial é composto por três partes um orbitador um tanque externo de combustível e dois foguetes a combustível sólido a cabine pressurizada para a tripulação fica no nariz dúvida do ano dali os pilotos podem olhar através de janelas frontais e laterais a um nível abaixo ficam mais assentos racks de equipamentos sistemas de alimentação lugares para dormir em um pequeno banheiro uma porta de vida são liga essa área o compartimento onde ficam as cargas os satélites e os equipamentos para experiências na parte traseira da nave ficam os três motores principais e outros dois menores que ajudam a colocar o ônibus na sua órbita correta o tanque de combustível externo fica preso a barriga do ônibus ele é a única parte do sistema que não pode ser reutilizada ele contém a uma temperatura baixíssima oxigênio hidrogênio e depois se combinam para se transformar em combustível líquido a ser queimado nos motores principais esses motores são ligados na decolagem e continuam a queimar até que o ônibus entrou em órbita dois foguetes a combustível sólido vão presos ao tanque externo eles contêm combustível sólido que tenha consistência de uma borracha macia quando esse combustível se queima produz enorme quantidade de gás esses gases em expansão entrou numa peça afunilado e produzem um impulso enorme suficiente para permitir que o ônibus espacial vença a força da gravidade ea resistência do ar cada um desses foguetes a combustível sólido produz quase mil toneladas de empuxo eles queimam todo o seu combustível em cerca de dois minutos e são descartados eles caem de paraquedas sobre o oceano atlântico são recuperados para serem usados em missões futuras para que atinja a órbita o ônibus precisa de uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora ou seja 26 vezes a velocidade do som a velocidade e altitude exatas dependendo do objetivo de cada missão altitude normalmente varia entre 300 e 500 quilômetros como não há a essas atitudes não há atrito uma vez que o ônibus esteja em órbita os motores principais são desligados e não são mais usados o orbitador circula a terra como em queda livre sem peso vamos pensar sobre isso se você joga uma bola ela voa pelo ar por alguns metros e depois caí no chão se você joga a bola com mais força ela vai mais longe antes de cair em órbita o ônibus está uma velocidade tão alta que quando começa a cair cair no sentido da própria curvatura da terra e o ônibus está sempre um pouco atrasado por isso não pode cair e continua no rumo com seus motores desligados circulando completamente a terra a cada 90 minutos os dois motores pequenos do orbitador são usados quando se necessita mudar de órbita durante uma missão e também para apontar a nave em direção à terra no fim de uma missão ao penetrar na atmosfera terrestre o ônibus se comporta como um planador muito pesados em motores o trem de pouso é baixado segundos antes da nave tocar o solo e o ônibus táxi é como um avião comum até agora o ônibus só tem sido usada para colocar satélites e sondas espaciais em órbita além de conduzir experiências mas continuamos a querer chegar às estrelas e é bem possível que o ônibus seja em breve utilizado para outro fim o ônibus espacial é na verdade apenas um degrau para que se atingir um objetivo maior uma missão a marte show 11 o ônibus foi inventado após o término do programa a pole quando a nossa propôs uma viagem a marrocos de preço é claro era monumental então a nasa resolveu seguir um caminho lógico e tentar chegar à marca aos poucos degrau em degrau para poder chegar a marte uma nave teria que partir de uma estação espacial para construir a estação espacial você teria que ter um veículo que fosse capaz de ser colocado frequentemente em órbitas baixas sobre a terra retornando depois então que tal construir um veículo reutilizados 1 desde só utilizar seu veículo uma vez como era feito na estação espacial poderá vir a determinar o futuro do programa do ônibus espacial a máquina mais maravilhosa que já foi construída mas está sem destino o ônibus espacial foi projetado para visitar uma estação espacial e no entanto ele hoje só lhe desce do espaço sem cumprir sua missão primordial para a qual foi projetado e se não viermos a ter uma estação espacial que sirva de destino para o ônibus não haverá como justificar os enormes gastos que fizemos com ele a estação espacial está sendo construída de forma modular e os módulos estão sendo fornecidos pela agência espacial européia pela rússia pelo japão pelo canadá e pelos estados unidos ela vai ser um laboratório permanente um local onde serão testados novos materiais novas tecnologias de comunicação e onde será conduzida pesquisa médica é o mais avançado programa científico e tecnológico que já foi concebido o ônibus levará elementos pré fabricados até a órbita da estação espacial além dos homens e mulheres que irão montar lá o grande legado do programa do ônibus espacial pode não vir a ser seus motores reutilizados nem os satélites que lançou quem sabe talvez nossos netos venham a se lembrar do ônibus espacial como veículo que permitiu que os homens dessem o primeiro passo na exploração de todo o sistema solar frente a esta actividade na sua classe criar uma cronologia de eventos significativos para exploração do espaço procure na biblioteca de sua escola uma biblioteca pública as realizações científicas e as datas precisas nas missões espaciais visite os sites da nasa na internet procure mais informação apresenta os seus resultados a classe e agora perguntas para discussão sobre contagem regressiva discuta como o programa espacial contribuiu para a vida diária de cada um de nós e comparei essas contribuições com o custo de manter o programa em atividade faça uma lista de tarefas exigidas na preparação de um vôo do ônibus espacial investiga os conhecimentos e o treinamento que as pessoas que executam devem possuir tarefa de escolher apresenta a contagem regressiva o diretor de lançamento boxe que acabou de falar de novo com o meteorologista da missão nossa previsão é que a decolagem continua suspensa por causa dos ventos cruzados o pessoal de operação está registam ventos cruzados e até 36 quilômetros por hora bob eu concordo com a decisão deles nós já ultrapassamos o tempo que a tripulação deve esperar vamos adiar para amanhã obrigado a todos pela tentativa e amanhã vamos tentar de novo aos 75 é isso aí gente sócios do nosso ofício eles não são músicos mas tem que funcionar bem afinados como se fossem uma orquestra a sua tarefa é garantir que cada peça do ônibus espacial esteja em perfeita ordem e são mais de 100 mil peças eles também verificam se os equipamentos que o ônibus está levando a bordo os computadores e os sistemas de segurança estão funcionando bem como se fosse uma pauta de música o lançamento da nave e sua missão orbital e seu pouso são decompostos em frações de segundos e não há lugar para notas fora do tom a atenção aos detalhes se torna mais crítica logo antes do lançamento vamos para trás do palco conhecer os atores os homens e as mulheres que conseguem fazer com que o ônibus saía do chão aqui o controle do lançamento faltam três horas lançamento confirmado a tripulação está se esta é uma missão típica do ônibus espacial a tripulação pode ser composta de até sete astronautas mas o que em geral não vemos a equipe de milhares de engenheiros e técnicos que preparam a espaçonave e para o vôo mas 30 mil pessoas envolvidas na preparação do ônibus para o lançamento e no próprio lançamentos e não há como fazer que isso saia barat algumas das tarefas mais excitantes que são executadas por trás das cortinas podem ser admiradas no centro espacial kennedy na flórida o lançamento é feito daqui os empregados da nasa cuidam de uma variedade enorme de detalhes o trabalho em equipe é absolutamente necessário em uma tarefa é pequena demais por aqui todos trabalham juntos para que a missão tenha sucesso nem saiu meu nome é aos 30 com 12 testes de visão para o ônibus espacial endeavour e sou empregado espacial de segunda geração nossa função é a partir das instalações de processamento do orbitador possibilitar seu vôo espacial assim quando uma nave pouso após uma missão é imediatamente levada para as oficinas chamadas de instalações de processamento e fica lá até a próxima missão é dali que começa a contagem regressiva para o lançamento se você tivesse uma caminhoneta de campo e decidir se fazer uma longa viagem antes de sair você iria levá lo a uma oficina e impediria os mecânicos para verificar tudo é exatamente o que se faz com o orbitador o ônibus espacial nestas instalações que chamamos de processadores orbitador tem uma envergadura de 24 metros e sete metros de comprimento e cada centímetro dele é inspecionado por dentro e por fora aqui neste prédio é tudo muito apertado olhamos tudo bem de perto há locais em que temos menos de 15 centímetros algum erro às vezes faltam oito horas para o ônibus entrar em órbita e voltamos ao processador da talvez milhares e milhares de placas em cada ônibus espacial e nós inspecionamos cada uma delas os pneus o trem de pouso principal é removível e os freios são retirados recondicionados reinspecionados e reinstalados é um quebra-cabeça gigantesco que tem 35 mil placas de diferentes formatos e tamanhos cerca de um mês antes do lançamento depois que o ônibus é inspecionado ele é rebocado para o prédio de montagem de veículos os foguetes nessa estrutura imensa de 48 andares que parece uma catedral moderna foi projetada para o foguete saturno circo que era muito maior do que o conjunto do ônibus espacial edson e aí ele agarrado pelo nariz por um guindaste colocado na vertical elevado de lado até encaixar no tanque externo o seu tanque descartável e nos foguetes de combustível sólido que por sua vez foram preparados durante meses para este encontro a nasa chama um instante de lançamento de t e no instante t menos duas semanas após orbitador ser conectado ao tanque e aos foguetes a combustível sólido e levado para um local de lançamento como se transporta um conjunto desses na vertical com muito cuidado quem dirigia o trator gigante que transporta o ônibus espacial até o local de lançamento hebe o caos imagine que você está carregando cerca de 3 bilhões de dólares de bens do país dos seus ombros e levando tudo para todos lançamento é uma coisa que realmente afeta mas a coisa mais incrível que este tratou pode fazer na minha opinião é que quando a gente encaixa o conjunto na torre a precisão é de menos de 2 milímetros e podemos ajustar o trator para qualquer lado por isso embora ele pareça um outro exemplo lançado ele pode realmente colocar tudo certinho no lugar a contagem regressiva iniciada três dias e meio antes do lançamento nem mesmo em lommel soft eu sou o diretor de testes aqui do centro espacial kennedy minha principal função é comandar a equipe de lançamento durante a contagem regressiva para o lançamento a parte final do processo de lançamento começa aproximadamente oito a dez horas antes do lançamento nós chegamos verificamos as condições de tempo para saber se realmente o tempo está bom verificamos todos os sistemas e todas as áreas de apoio por todo o mundo para ter certeza de que nenhuma tem algum problema que nos impeça de abastecer o de lançar nos dias imediatamente antes do lançamento a maior parte das atividades de controle anteriores ao gol é exercida pelo centro espacial johnson em houston no texas a mais de 600 quilômetros de distância esta sala tem um dos nomes mais famosos do mundo controle da missão era filha de mesas ficam as pessoas que vão se preocupar basicamente com a trajetória do orbitador para onde está indo se ele está chegando onde deve ir os que ficam a segunda carreira acompanha os sistemas de bordo da nave a terceira se preocupa com o comando do veículo enviando comandos e aonde fica o diretor de vôo que toma as decisões gerais é também o centro de comunicação com a tripulação aqui atrás ficou o pessoal quentin que controla os outros principais e também os técnicos da hidráulica quando a equipe da missão está sob o comando de um bom diretor de vôo o resultado é como uma linda música hoje o diretor de vôo é moby sic oi eu sou mapi sei que eu sou o diretor de lançamento do ônibus espacial eu sou responsável por garantir que a gente não fique com febre de lançamento que não nos deixemos empolgado pelos fatos é como uma espécie de tira cd com lançamento no topo e todo mundo é consultado para confirmar que tudo está ok que podemos prosseguir aqui o controle de lançamento do ônibus qual há cerca de uma hora e 11 minutos e está tudo bem então a equipe de gelo está na torre agora expedicionário e reporta que o nível de gelo ainda não foi atingido em volta do tanque externo parece normal atenção diretor de testes da nasa que a equipe de gelo 2 32 terminamos o trabalho do nível 2 15 parece está tudo bem no dia do lançamento um grupo de técnicos chamado de equipe do gelo é mandado para torre de lançamento é difícil acreditar que haja um problema de muito gelo com o clima normal da flórida mas a umidade do ar morro se condensa e congela em volta da tubulação por onde passa o hidrogênio eo oxigênio super resfriados o gelo pode se tornar perigoso durante o lançamento pois poderia se soltar e quebrar as frágeis placas isoladores de calor que ficam na barriga do orbitador o comandante se digo diárias o piloto kevin chilton e ali está nosso comandante da carga linda goring finalmente cerca de duas horas antes da decolagem os astronautas são vestidos e levados à ônibus numa banda depois de se ter certeza de que os astronautas estejam em segurança dentro da nave todos os outros empregados se afastam para pelo menos cinco quilômetros dali ninguém pode ficar nem perto daquela enorme quantidade de combustível explosivo confirmada a retirada de todo o pessoal da área de perigo eo lançamento desta manhã continua previsto para 750 o farma total estamos verificando agora os controles de vôo da endeavour o cheque final de lenny e aí - antes da decolagem em seguida vamos checar os motores principais do bumba se eu estou convencido de que não há qualquer problema fica fácil dar o ok para o lançamento da loja e aí as coisas começam a se acelerar kevin chilton eu agora os 3 interruptores na cabine ligando as três unidades auxiliares de potência - um minuto a contagem continua e você ouve ter menos 30 segundos os computadores de bordo entre em ação começa a dar um certo nervoso reservas que o controle passou para os computadores da idéia 76 você ouvir os motores sendo obrigados se você ver a grande nuvem de vapor que sobe e aí você prende a respiração por alguns segundos rezamos para que os foguetes combustível sólido entre em ação motores principais ligados 5 4 3 2 1 0 e decolagem do ônibus espacial endeavour que vai observar as mudanças no planeta terra a velocidade dessa vanguarda 1.600 quilômetros por hora oito quilômetros percorridos em débora acelera o máximo positivas e levam tudo à altitude 15 quilômetros três motores em aceleração máxima a enel tio de agora 24 quilômetros e velocidade 3.400 quilômetros por hora 24 quilômetros a leste do ponto de lançamento controlador de vôo a postos para término no concílio e gestão dos dois foguetes sólidos a preparação dos foguetes sólidos confirmada é minha posição endeavor agora 53 quilômetros a nordeste do ponto de lançamento altitude 48 km velocidade 4.300 quilômetros em deve ter desempenho normal os motores podem ser desligados depois que o orbitador atingir a velocidade necessária para se manter em órbita o desligamento dos motores principais significa que terminou uma parte muito perigosa da missão aos 18 minutos mais longos do mundo são os que separam um instante ter menos nove do desligamento dos motores e é bem difícil respirar durante esse período depositei mais estamos lá é sempre ladeira acima como dizemos você trabalha durante meses dois ou três meses com um orbitador até que ele esteja pronto e quando os motores são ligados em a nave sobe pela torre você sente isso bem na boca do estômago é perfeito é lindo ótimo funcionou tudo sem quedas atrás nem falhas ainda vão começa a orbitar a terra eo pessoal do controle da missão já não está sob tanta pressão aquela máquina caríssima apoiada por milhares de pessoas que está funcionando como se esperava essa enorme orquestra de homens e mulheres pode começar a relaxar ea descansar seus instrumentos até que seja necessário final de novo para acompanhar o retorno da nave à terra nem recebemos o acesso do homem ao espaço é responsabilidade nossa e ele tem que ser perfeito todas as vezes porque não podemos tolerar uma falha impossível aceitar uma falha é um programa de tolerância zero tente essa atividade com a sua classe pesquise um astronauta de hoje consiga biografia dele ou dela na nasa e compare essa astronauta com os especialistas da missão quais são as características físicas e morais que se exige de um astronauta apresente suas conclusões à classe e agora vamos à discussão de questões sobre o astronauta discutir os prós e os contras da carreira de astronauta quais são os seus riscos será que você serve para isso discutir os efeitos das viagens espaciais sobre o corpo humano e informações adicionais aos cientistas poderiam obter a partir de viagens espaciais mais longas diz como na escola apresenta ou astronauta dê uma olhada no ângulo de visão da terra só visto antes por poucas pessoas veja como essas pessoas excepcionais contribuem para mais avançada pesquisa ao mesmo tempo em que testam os limites da resistência física realização perigo emoção e fama isso tudo faz parte do dia-a-dia de um astronauta se você é um homem ou uma mulher em excelentes condições físicas e com as qualificações básicas poderão selecionar você para treinar como astronauta os astronautas pilotos vêm de carreiras militares eles têm que ter muita experiência em aeronáutica os especialistas da missão e da carga são civis formados em medicina ou com carreiras científicas mas dos milhares que se inscrevem todos os anos somente poucos são aceitos para treinamento levo isso basta anunciar que estamos procurando por novos astronautas recebemos currículos de centenas às vezes milhares de candidatos é como pescar numa lagoa bem rasa peixe demais nós colhemos gente 25 a cada dois anos e são pessoas excepcionais você não está procurando por heróis e nem por caras loucos por computadores os se aprofundou apenas um assunto não serve o generalista também não o candidato tem que ser é claro muito inteligente estar disposto a trabalhar duro e até abandonar seus projetos pelo de outra pessoa pois em muitos casos ele vai conduzir em órbitas as experiências do projeto de outra pessoa é tem que ser alguém que se enquadra na equipe e que trabalhe bem sob pressão a lynn collins tenente coronel da força aérea é uma das pessoas de sorte que foram escolhidas para o treinamento quando resolvi que queria ser um monstro na alta era um sonho tão absurdo que eu me sentia esse ingresso de contar isso para alguém é claro que naquela época quando eu ainda era uma garota os astronautas eram todos homens a coronel collins está sendo treinada para pilotar o ônibus espacial ela está aprendendo a pilotar o avião t 38 que simula os pousos da nave antes de ser escolhida para ser treinada como piloto ela teve que acumular mil horas de vôo no jato de alto desempenho esses aviões voam a 3.200 quilômetros por hora são três vezes mais velozes do que um avião a jato de passageiros para que sejamos pilotos do ônibus temos que manter a forma entre as viagens espaciais e antes do primeiro vôo do ônibus quase sempre vamos nos 38 decolamos umas dez vezes por mês e lá vamos nós de mães e manet a maior parte do treinamento ocorre no centro espacial johnson em houston no texas diante disso o centro johnson no local onde os astronautas moram e trabalham onde as pessoas se preparam para as missões onde os astronautas são treinados e onde as missões são simuladas por fim é de onde o orbitador é controlado quando está no espaço as tripulações dos ônibus bom missões inteiras inclusive enfrentando problemas técnicos em dentro dos simuladores quando estamos num simulador os astronautas da tripulação estão lá e uma equipe de treinamento ficam os controles do simulador com um roteiro que escreveram antes onde constam todas as falhas que vão ser simuladas e os controladores de vôo estão no controle da missão e não foram avisados dos problemas e os astronautas também não sabem que vão enfrentar já sobreviver até que vamos deixar que eles possuem em baixa uma parte muito importante do treinamento dos astronautas é aprender a se acostumar com a ausência de gravidade a falta de peso que ocorre no espaço é simulada num avião chamado de kc 135 as pessoas ficam sem peso por até 30 segundos de cada vez o kc 135 que ganhou o apelido de cometas do vômito ajuda os astronautas a se acostumar com um dos maiores problemas do gol espacial que é o em jogo os alunos também aprendem como é o ambiente na nave com a gravidade reduzida se exercitando nessa imensa maquete do ônibus debaixo d'água é o chamado tanque d'água de impulso neutro a duração do rigoroso programa de treinamento no centro johnson é de um ano ao terminar o curso os candidatos são incorporados ao grupo de astronautas cerca de um ano depois de formados eles estão prontos para seu primeiro vôo e é aí que começa a ficar divertido aqui o controle de lançamento da nave estamos a ter menos duas horas e seis minutos a tripulação das missões do ônibus em geral constituída por sete astronautas a incluídos o piloto os especialistas de carga e os demissão cada astronauta foi treinado para uma tarefa específica a bordo tudo o que aprenderam durante o treinamento é colocado à prova no dia do lançamento depois que os astronautas são investidos pelo técnico em roupas especiais eles ficam esperando pela decolagem que a parte mais assustadora e perigosa da viagem espacial a lot expor lançamento é muito rápido muito violento e muito barulhento é quase só vibração e barulho eu tenho medo de lançamentos eu tenho pavor total de lançamentos mas tem que passar por isso e aceita o desafio eu adoro espaço imagine que você está amarrado a uma máquina e debaixo dela a 4 mil toneladas de poder explosivo se acontecer algo errado durante um lançamento a tripulação tem que reagir instantaneamente a quatro procedimentos distintos para abortar um lançamento dependendo do que está dando errado o ônibus pode fazer a aterrissagem de emergência na espanha na áfrica na califórnia ou voltar ao centro espacial kennedy o que fazer se o motor parar a esta altura nós voltamos à flórida continuamos até a áfrica ou pousamos na espanha vamos ter que injetar o combustível dos motores manobras orbitais e um motor para nesse ponto ou será que não rejeitamos o combustível agora que orbita nós vamos você tem que pensar em todas essas coisas e tentar se antecipar ao que está acontecendo e ainda pensar o que fazer se acontecer outra falha quando o ônibus atingiu a órbita o tanque de combustível se solta os motores principais são desligados o impulso constante dos foguetes é repentinamente substituído por uma sensação de falta de peso alcimar eu fecho os olhos quando os motores são desligados e claro estou flutuando é uma mudança repentina o em bush era de 3g eu pesava 3 vezes meu peso normal pesava uns 210 quilos e vai tudo embora você flutua é uma sensação mágica os astronautas não são guiados pelo mesmo relógio que usamos na terra se o ônibus precisar se acoplar com outra espaçonave com um satélite uma sonda ou com a estação espacial é preciso que ele seja lançado num instante determinado para que seja possível encontro em órbita se o lançamento vai ser à noite o dia de trabalho dos astronautas pode começar às 10 horas da noite em órbita eles vêem o sol aparecer no horizonte a cada hora e meia mas continuam a viver um ciclo de 24 horas eles trabalham durante oito a 12 horas na sua experiência principal dorme em torno de sete horas conduzem experiências menores fazem exercícios comem e tomar um banho dependendo da missão o comandante eo piloto manobra um ônibus em órbita dirigindo o nariz para terra o sol o para o espaço eles também manobra um ônibus para lançar ou recuperar satélites os especialistas da missão são responsáveis pela coordenação das operações do ônibus inclusive pelo planejamento das atividades da tripulação pela comida e bebida e pelas operações com a carga eles também encaminham um espaço e operam o braço robô os especialistas de carga supervisionam a operação de experiências específicas uma das pesquisas executadas no espaço envolve os próprios astronautas ninguém sabe o que acontece à saúde de uma pessoa que passe muito tempo sem peso mas os cientistas já conhecem as consequências de um período curto a gravidade zero wignall enquanto já identificamos que há riscos envolvendo coisas como perdas ósseas perdas musculares alterações no equilíbrio na pressão sanguínea deformações nos músculos do coração e estamos tentando medir esses riscos estou pronto para trabalhar voltando para casa quando voltam à terra depois de dias ou semanas sem gravidade os astronautas precisam se adaptar novamente ao fato de terem peso realmente você tem que se adaptar quando volta à terra porque se sente como se pesasse 150 quilos quando volta e dá pra ver que os caras têm dificuldade para andar parecem pesados principalmente se o vôo fez com que eles ficassem duas semanas lá ensina tornar-se astronauta não é apenas um desafio a resistência física exige dedicação total e muitos sacrifícios sabem dos 10 muito difícil que eu faço o que eu gosto de fazer vale o risco que traz para a minha família porque eu adoro minha família eu tenho três filhas pequenas uma de quatro anos e uma de dois em uma de seis meses e quando a gente se despede uma semana antes do lançamento porque eu entro em quarentena não posso ter mais filhos porque estou em quarentena essa noite muito difícil muito difícil voar pelo espaço vai ser sempre uma coisa muito arriscada e mesmo na terra os astronautas são lembrados a cada instante de como é arriscada sua profissão digna dos seguros não telefonou e eu dei um susto nele eu disse claro preciso e seguro de vida ele disse ótimo ele ficou animado que o apóstolo já tinha feito mas sem ligações aquele dia sem sucesso ele perguntou minha idade ter fumado diz que não ótimo ea saúde boa muito boa muito boa e sua profissão aí eu disse bom eu sou astronauta elenco absoluto para um astronauta a recompensa superam os riscos as viagens espaciais permitem explorar uma nova fronteira você aceita o desafio senti essa atividade na sua classe pesquisa velocidade orbital do ônibus espacial e depois calcula a velocidade que atinge o atual campeão dos 100 metros rasos qual a diferença entre esses números e agora questões para discussão sobre a carga discutir os benefícios para nossa vida diária decorrente das experiências realizadas a bordo do ônibus espacial e produtos foram desenvolvidos a partir da tecnologia espacial discuta as vantagens de telescópios baseados num espaço como hubble em comparação com os telescópios que operam da terra e outras tarefas poderiam ser cumprida de maneira mais eficaz no espaço descobri na escola apresenta a carga a carga os foguetes a combustível sólido se soltaram os motores principais foram desligados ea tripulação da missão sts 57 podem relaxar e apreciar a magnífica vista se maravilhar com a falta de peso bem as coisas não são bem assim cabe cada lançamento custa perto de 2 bilhões de reais e por isso a nasa procura fazer complicada missão seja mais produtivo possível durante as missões executam-se as mais variadas experiências além de serem colocados em órbita tanto satélites quantos ondas todo material necessário para executar essas tarefas têm que ser levados a bordo e ao conjunto desse material se dá o nome de carga essa carga tem valor comercial e isso significa que os fregueses padrão para que essa carga seja levada ao espaço ea maior razão da existência do ônibus são os carnês vagas desde que o programa teve início em 81 ônibus espacial norte americano já levou 100 150 cargas ao espaço esta missão de número sts 57 é bem típica vamos ver o que está a bordo esta é a área da carga um espaço onde cabem em um ônibus de passageiros e mail é a que fica em geral a principal carga da missão a missão sts 57 tem duas cargas a primeira chamada de habitação espacial é uma experiência que transforma o ônibus numa estação espacial temporária muitas dessas experiências são dirigidas para saber os efeitos da exposição prolongada a gravidade zero sobre diversos objetos e materiais pois seus resultados ajudaram a nasa construir uma estação espacial permanente a outra carga paga principal da missão é um satélite chamado ereta que ainda não está a bordo ele está flutuando pelo espaço há meses fazendo uma série de medições de microgravidade os astronautas vão usar o braço robô para recuperar esse satélite eles vão trazer de volta à terra para que seu conteúdo possa ser examinado cargas secundárias podem ser encontradas em armários no nível inferior da nave nesta missão a tripulação executará experiências com a transferência de hélio líquido que é usado como combustível na av encaixado por trás da área de carga fica um terceiro tipo de experimento é o chamado bagatela são cargas de civis escolas e empresas privadas que têm uma chance de mandar colocar um experimento a bordo do ônibus eo preço nesse caso é barato começa em 6 mil reais todo o equipamento da experiência tem que caber em latões especiais projetados pela nasa a sts 57 está levando 12 dessas cargas uma delas é um projeto dos estudantes da escola municipal de charleston na carolina do sul ele se chama posso fazer até essa missão todas as fotografias tiradas de bordo do ônibus enfrentavam o problema de terem que ser tiradas através das janelas de vidro grosso da nave os estudantes projetaram então uma câmera especial chamada de gel kan para será fixada sobre o seu ladrão chamado posso fazer o que eles pretendem obter fotos através de uma janela ótica transparente os estudantes queriam também conhecer os efeitos causados pelo espaço objetos comuns por isso encheram o seu latão com materiais de toda espécie de limo a button de ovos galados a criaturas microscópicas eles mandaram até sementes de pinheiros todas as suas amostras foram colocadas em tubos de ensaio fechados no espaço latão deles foi aberto e por dez dias ageu kutcher ou fotografias da terra lá embaixo já notou a fifa solicita informação sobre o a câmera foi controlada pelos estudantes a partir da sua versão de controle da missão a área número de 0 42 quando se um filme retornou à terra os estudantes puderam comparar as suas fotos da atmosfera da terra com outras tiradas 20 anos antes a geo ganhamos um filme em preto e branco de alta definição para garantir a obtenção de imagens tão claras quanto possível a nasa ficou tão impressionada com a qualidade dessas imagens que resolveu usar o mesmo tipo de filme em suas futuras missões uma das cargas pagas mais importantes das enviadas até hoje tinha também como objetivo obter imagens em 1990 o ônibus endeavour levou um telescópio espacial hubble até à sua órbita o hubble prometi uma visão clara sem distorções das profundezas do espaço se nos problemas dos telescópios de terra que obtém imagens através da atmosfera por 80 a missão que colocou o hubble em órbita foi como uma pintura de tão perfeita mas as imagens recebidas do telescópio não eram tão boas um defeito ótico afetou a visão do telescópio fazendo com que a luz formasse um alô em volta das estrelas descobriu se que o espelho principal do telescópio não tinha curvatura desejada o erro era microscópico equivale a 11 50 alvos do diâmetro de um fio de cabelo felizmente o hubble podia receber manutenções periódicas no espaço durante sua vida útil de 20 anos recoloquem positiva o ônibus espacial endeavour parte para uma ambiciosa missão reparar o telescópio espacial hubble em 93 o ônibus foi lançar dou uma órbita alta que permitisse executar o reparo a tripulação manobrou ainda vou para se acoplar um telescópio já demonstradas conta das cópias do seu lavabo entendido e todos aqui estão sorrindo de orelha a orelha eles removeram um dos instrumentos do hubble e colocaram em seus lugares os espelhos de correção do tamanho de moedas que ganharam o apelido de lentes de contato durante esta missão o comandante stowe mas reviu o especialista de missão df hoffmann executaram o 2º passeio espacial mais longo da história da nasa 7 horas e 54 minutos aqui na terra os resultados das experiências realizadas a bordo do ônibus alteraram profundamente nosso dia-a-dia afetando tudo de microchips e telefones celulares e latas de refrigerantes e relógios digitais e se você está querendo saber o que aconteceu com o telescópio hubble bem dois meses depois da missão de reparo os cientistas começaram a receber as primeiras imagens do novo e aperfeiçoado randow começamos a obter imagens espetaculares do universo que antes só existiam na nossa imaginação o hubble também confirmou a existência de buracos negros ele nos mostrou o nascimento das estrelas e nos deu ainda lampejos de cometas em movimento que nunca havíamos visto antes e vejam não há nenhuma lobo radu essas experiências emissões de reparo executadas pelas populações dos ônibus provam que o espaço é um local de trabalho não está lançou para ser visto as lições que aprendemos nessas missões nos ajudam a compreender e apreciar o universo frente a essa atividade na sua classe desenvolva uma experiência a ser executado a bordo do ônibus espacial propõe a nasa realizará experiência mande sua carta para o endereço que aparece na tela a versão brasileira 5 o vídeo

Curiosidades sobre o modelo: O Apontador 111 da Mamãe Chang é um item colecionável e funcional.
Aqui estão alguns detalhes sobre ele: Sobre o Produto: Fabricante: Mamãe Chang Peso: 100 gModelo: Apontador FogueteProduto: Apontador Ônibus Espacial Mamãe Chang 111Este apontador é ideal tanto para uso diário quanto para colecionadores que apreciam miniaturas únicas.
Tamanho Aproximado: Dimensões: 7 × 7 × 7 cm


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May 07 2025

5
  ocaracabeca


Se fosse um vídeo de alguém falando e fazendo um monte de macacada tava cheio de visualizações e likes, depois o povo Brasileiro fica reclamando do que acontece no Brasil, mas também o nível de cultura do povo é minimo. e claro que não me refiro só a este vídeo , mas a muitos documentário que vejo no mesmo estado desse ou seja o povo não quer saber de conhecimento . Ha!!!! Brasil!


 

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