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Formão 1 Agostinho
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o Olá a todos sejam bem-vindos ao segundo episódio do filosofia ser e pensar hoje estamos recebendo Moacyr Novaes ou se Novaes é especialista em Agostinho possui graduação mestrado doutorado e livre-docência em filosofia pela Universidade de São Paulo é professor associado do departamento de filosofia da Faculdade de Filosofia letras e ciências humanas da USP escreveu a importante livro A razão em exercício estudo sobre a filosofia de Agostinho e trabalha na tradução dos prólogos dos comentários e Tomás de Aquino das obras de Aristóteles ele é nosso primeiro convidado para o quadro hermenêutica dos clássicos no qual discutiremos as obras fundamentais da filosofia que contribuem para a reflexão e formação humanas hoje o clássico escolhido é a obra Confissões de Santo Agostinho ao aproximar-se seja bem-vindo o Léo Macedo Obrigado pelo convite tá ser muito bom ter uma conversa com você aqui sobre filosofia Muito obrigado e olá quem vamos assistindo é a primeira pergunta pessoa que eu gostaria de fazer tem a ver com a sua formação e produção acadêmicas como se deu a sua formação acadêmica e filosofia e por que o professor escolheu Santo Agostinho ou Austin como objeto de suas investigações e produções filosóficas é a minha formação se deu basicamente como você mencionou agora na Universidade de São Paulo foi onde fiz a graduação fiz o mestrado eo doutorado e depois já desidratar começou nesse departamento eu fiz o defende uma tese de livre-docência e sempre o no caso do mestrado doutorado e livre-docência é trabalho de pesquisa monográfica sobre a filosofia de Agostinho peça eu deixo né A minha formação eu tive o privilégio de ter algumas experiências de informação ainda é fora da Usp eu fiz eu fiz ainda um sanduíche mestrado indo lá na na Bélgica no tempo que a criação dos mestrado foi muito bom conhecer uma outra dele caderno e por um tornado outra vez um portunidade com recurso público de sanduíche doutorado na a e depois eu bom nesse caso eu também digo a pouco eu vou passar uma coisa muito importante durante o tempo do Dead que eu tô levando ali de apoio lá na internet Academy eles me deram uma coisa até para aprender a língua na mão e depois muitos intercâmbios com outros colegas todos universidades no Brasil e no exterior que claro fazem parte da minha formação já são parte do meu trabalho como professor mas em qualquer âmbito do conhecimento e filosofia isso é muito patente a gente se forma também com o trabalho enquanto pesquisa enquanto ensina a Ah e você me perguntar porque eu fui fazer Agostinho aí tem um tem um lado pouco mais largo o lado da minha formação na minha graduação eu fazia parte de uma turma de um grupo que tinha muito em filosofia antiga e filosofia da linguagem e era um grupo grande cada um tinha a sua preferência e monte de nós também foi estudar nem com as clássicas da Agricultura latim eu vou fazendo isso então o meu interesse era para o filosofia da linguagem e filosofia antiga algum filósofo da antiguidade Então essa é 10 é um multiplicação se mais geral entanto que o meu interesse em um certo momento eu pensei em fazer sobre lucrécio alguma coisa vinculado ao poeta e filósofo romano do crédito e um certo momento um colega um amigo que era um pouco da persistência universo e começa a rodar aula numa faculdade em particular católica e ele teve que tal na sobre Agostinho mas vou virar tornando um currículo ele nunca tinha ido e tinha que dar você vai gostinho disseram que tinha que dar aula sobre o diálogo sobre o mestre de magistro e ele quando começou a ler pensou em mim pô tinta interesse diga tem interesse filosofia da linguagem dá uma olhadinha lá no Agostinho fez que te interessa e mais do que mentira sou eu me encantei com aquele texto Um Diálogo que até hoje orei com muito interesse E aí eu resolvi fazer mestrado estava já no final da graduação fazer uma mestrado sobre esse diálogo depois uma estrada tomou outro rumo eu descobri também o famoso livro das confissões se fui fazer o mestrado sobre a eternidade de tempo o estudo do livro A função mas a entrada e foi por esse interesse e em filosofia da linguagem não autor da antiguidade que é o caso da gostinho muitas vezes visto como um filósofo medieval tu né mas então falta de atividade eu tinha interesse na época eu fui cair assim né lá diante de um texto dele e aí fiquei na tua Até hoje ainda não sair né Fica aí ele até hoje estudando faço outras coisas tá umas é basicamente isso não sei se eu te respondi mas eu espero ter essa excelente respondeu sim é professor uma outra pergunta é desrespeito a um debate que é muito recorrente que é a questão do platonismo e neoplatonismo no pensamento de Agostinho a influência é Agostinho afirma ter lido livros platônicos no livro Sete das condições e além de Hortências de Cícero e das categorias de Aristóteles qual lugar do do platonismo no pensamento Agostiniano e eu pergunto As Confissões são o a obra opção é uma obra de terror Platônico o primeiro a influência do trator mesmo assim não é enorme né não apenas porque ele reconhece as vezes o autor diz uma coisa sobre si mesmo e na verdade aquilo ano de pista não é exatamente aquilo que ele tá fazendo mas nesse caso a o crédito que lhe atribuíram platonismo a sua formação se verificam nas obras a gente vai ganhando ajustes e tem uma uma espécie de impressão digital ali do platonismo seja do Platão que ele no meu corpo patrão lá tem pouco testemunho na diretora direta de Agostinho de Platão ou de obras completas a meter mais aqui do florilegios pedaços e também para o time também não sabe a extensão das leituras de diferente na cestinha contato e muitas vezes via Cícero ajude vergini que é perigosão poeta mas por um ano de antiguidade exigindo era uma espécie de enciclopédia a Eneida era uma espécie de enciclopédia em e Agostinho será recolhida alimentos também dá até platônica no no VG não existe sem a impressão importante do platonismo na filosofia do chinelo eu diria especialmente nessa ideia de que você olha para o mundo tudo submetido a temporalidade por um mundo onde as parcialidade para o mundo onde a multiplicidade onde A corporalidade onde a contingência e encontra nisso vestígios indícios de alguma coisa que está além da temporalidade da contingência da espacialidade a Suécia esse programa de investigação filosófica que encontra naquilo que é digamos inferior ao Cassiane uma reflexão sobre algo superior é antiga motivo de durante atômica então é tem uma aposta muito grande o platonismo nessa dimensão que eu vou subir agora e muitas outras aulas hoje agora eu não queria que eles tinham um filósofo Platônico no sentido de que ele é é tão somente repetiria o levaria à frente né ela desenvolveria linhas do platonismo e Portal que as cores diferentes ele faz objeções filosóficas muitas vezes SB Agostinho como se as diferenças entre o patrão seriam de natureza ficamos religiosa né fazer na filosofias coincidir em tudo não é bem assim não entendi que o platonismo tem limite eu quero procura examinar de superar se não superar reconhecer que ele encontra no que ele chamava de doutrina Cristã né elementos que vão além do que o próximo nível pode dizer ele do ponto de vista estritamente conceituais não só especificamente no caso das confissões eu tenho lido as construções com a hipótese de que a obra muito platônica que não sentido muito preciso né no sentido em que ela tem uma espécie de andamento que corresponderia ao Espírito dos diálogos é de prata é claro que tem uma maneira de Deus que eu fiz eu sou muito ricas eu não pretendo afirmar que essa é a maneira de fazer uma maneira de leite o que significa esse andamento Platônico significa dizer que a o texto tem basicamente três movimentos e o movimento Inicial introdutório que é de apresentação de um problema problemas aporético espécie de beco sem saída e esse beco sem saída é tal que os interlocutores não podem insistir em enfrentar outro pois uma diretamente antes de se qualificarem para isso me conselho também historicamente Eles comem demora alguma distância daquele problema para depois voltar aí né muita gente a gente vê isso no diálogo você de quarta um Sócrates faz como tá bonito vai examinar um outro problema né mas na verdade e tendo em vista preparar a sigla para os seus interlocutores para voltar à tela inicial E aí não terceiro movimento depois das preparação volta seu problema Inicial já com outros instrumentos e sim frente eu não diria que se resolve o problema Inicial mas se enfrente o problema de maneira mais e eu acho as funções que tem essa tem esse movimento ou acho que é proveitoso e As Confissões segura essa essa grade né não tem que aprisionar o texto nisso mas isso é um instrumento de leitor cartão caso de reduzido As Confissões aí eu acho que o movimento geral da obra como obra filosófica que a meu juízo tem muita unidade pode ser reconhecido né só essa estratégia nessa dinâmica para uma leitura professoar apropriada é de uma obra filosófica 12 pelo menos dos requisitos dentre outros é a pessoa ter em mente o ter consciência o estilo da obra que estilo autor usar-se-á expositivo e se é a florístico e assim por diante E também qual o problema filosófico fundamental que o autor se propõe a enfrentar E aí geral as condições são encarados como narrativas autobiográficas e Oi Lúcia propõe que esta obra e "é uma obra filosófica que tem um problema colocado já no exórdio que é a possibilidade da comunicação entre o intelecto humano e a verdade" você poderia explorar esta questão há duas ordens quanto é e sim eu posso falar um pouco disso mas eu queria sublinhar a respeito da introdução da sua pergunta que de fato uma Agostinho é muito proveitoso observar esse seu cuidado de não dissociar o a forma do texto do seu conteúdo né o fato de um textos aforístico você a políticos e discursivo ser na forma de diálogo nascendo após de tratado é deve dizer alguma coisa sobre o seu conteúdo sobre a concepção de filosofia do autor teria até que recentemente aprendi ti talvez que a gente chama de estilo teve a ser observado também quase como um método você escrever daquele modo é um estilo do autor mas no sentido não apenas de um nação pessoal de um gosto mas conserva é um método de trabalho nesse método lá impregnada a sua filosofia no caso das confissões fazer como e parece seu o problema Inicial que depois justamente vai impregnar a própria forma da as escolhas formais do autor do poema tá em que o autor tenta elevar até Deus uma prece e eu faz de maneira mostrar a sua incapacidade de fazer essa peça é tão booking capaz o que aparece já não incorre em uma série de paradoxos na medida que ele vai rezando fazendo essa pressa dirigindo eu disse que vai também cinco sobre essa preste falando com Deus sobre a pressa e dizendo que aparece é o desautoriza a fazer atrás seu um deprecante desesperado né se a gente pensa eu te Agostinho quando escreveu a sobra não era Santo Agostinho né um homem consagrado pelo contrário ele era um cidadão altamente questionado questionado pelos seus pares na igreja o fato dele ter sido consagrado recentemente naquele momento Bispo era questionado por gente muito importante praticamente por todo mundo ele era considerado um trânsfuga carreira e esta é a Confederação deles poderia ter ferido direito canônico na ele não era uma pessoa que tava dando as cartas ao contrário ele estava na berlinda o acusado por todos os lados e conquistar pessoa tudo pois está no horário do ponto de vista doutrinal ele assume com muito vigor essa situação e em vez de fazer uma defesa você dizer não é um homem elevado e um homem ter sabe doutrina ele aumenta os ataques contra si mesmo mas falando fazendo disso este momento filosófico eles É de fato eu não consigo nem moral nem epistemicamente me dirigi a Deus e constrói uma prece com todos os o receituário do que era uma prece na antiguidade seja uma prece no sentido estritamente Cristão seja uma prece nas regiões o biscoito na região civil Romano para que preste dele e não funciona pois ordem das cores fazer uma peça maravilhosa porque mostra isso né Você tá na Bíblia usando recursos bíblicos abundante e mostrando que ele ao tentar fazer tudo isso não tá conseguindo chegar um passo Eu não tá conseguindo falar com ele ele quase chegando se alto condenar o silêncio bom então Aquilo não é retórico no sentido de uma coisa dissimulada você pode dizer que a retórica no sentido de que há uma construção ali muito esmerada é para levar o leitor a os resultados que ele queria que nesse sentido retórico né mas não é fingido mas simulado né então vamo sério porque ele mostra aqui não é simples achar que um ser humano toma a palavra se dirige à Deus quem somos nós quem a cada um de nós para falar com a verdade não só para dizer a verdade mas falar com a verdade de alugar com ela E aí tu pega todos os ele é mesmo clássico Gil aparece para mostrar aqui isso é um problema tem um problema filosófico problema da relação do no intelecto humano com a verdade mas não é uma relação estritamente intelectual ou do conhecimento ela dá nem moral né Quais são as minhas credenciais Morais e intelectuais da minha relacionar com a verdade isso me parece pode ser considerado o problema das funções e pode ser uma maneira de obras retoma obra como uma exploração dessa maneira E aí a parte ao que a gente chama de de auto biográfica é o modo de ele se preparar para no final da obra abordar novamente voltar esse tema tão caro então complicado aquele eu vou no meus olhos e a encher ao a gente percebe assim uma uma tendência de esse mistificar um determinado algo especialmente se ele tem uma vertente teológica é assim por dentro ah ah essa tendência de mistificação você já e a um descolamento entre o que de fato autoware como pessoa e foi na na vida historicamente e até como ele próprio se afirma tecido e uma construção ideal do autor do Santo e assim por diante e Nas condições a gente percebe um Realismo muito grande porque o próprio autor expõe de forma a muito sincera uma sinceridade intelectual muito grande de forma muito muito aberta a então assim essa mistificação acaba prejudicando na leitura do de um autor da grandeza de Agostinho PE eu compro um a antiga Macedo você continuar perdão e o seu tem alguma coisa Falar sobre essa questão da mistificação essa tendência que que se tem de é de idealizar o autor eu acho que tem dois planos aí um que diz respeito Em geral os clássicos e outro e Respeito em especial entre os clássicos aos santos o que os clássicos é depois que ele ver no próximo né parece que ele já nasceram prontos e quantas publicar as suas obras né ela já foram encadernados em couro e reconhecidas com obras de gênero quando em geral eu ia mas eu não sei mas é uma impressão que eu tenho quase comércio de leituras Um clássico é clássico porque ele conseguiu mudar o rumo das coisas fazer alguma coisa que escapava ao que ela clacio e não conseguiu desde pa outra maneira de fazer que não era clássica ele passou a ser pelo vulto pela importância da sua obra isso se a gente tá falando aqui de grandes autores de grandes monumentos a gente pega o motor como de cardeal como Aristóteles a gente vê que quando o sistema consciência do que estão fazendo uma coisa nova para fazer alguma coisa aqui é é diferente e às vezes ligam ao arrepio da tradição e depois que passam séculos Oliveira clássico vira autor encadernado na coleção os pensadores parece que aquilo ali é simples atrivial já é um já nasceu Pronto né e a humanidade já recebeu aqui de braços aberto isso é falso você faça uma filosofia falso da música né a gente os grandes autores Não sejas afrontar né o gosto da sua época os padrões da sua época filosofia da sua época fez com tá grávida a filosofia desde Sócrates quiser é zera em Deus agrada então ler Agostinho papel se Lógico que são isso de queimar ele perde o seu tempo de maneira a TV no seu tempo de maneira a transformar o que foi que ele enfrentou mas no caso a patente ele tá enfrentando o mundo botar só um exemplo que para gente que a gente passa batido ele começa acertando os salmos não é hora não é nada simples naquele momento citaçao muitos cristãos consideravam que eu todo aquilo que nós chamamos a partir de Agostinho de velho testamento né a partir de autores entre eles o tratamento para muito depois que estão querendo enganada de era uma literatura que não interessaram os cristãos é dizer que até então quando tinha com essas quando essa atração e de tanto mostrar dignidade espiritual ativa filosófica não acredito nisso eu tinha aprendido muito a minha salmos de uma maneira a filosófico filosofia então primeiro passo o grandes autores tem essa a gente tem que achar que o doutor já vem pronto e no caso desses que receberam e ao longo da da sua recepção o título de santo é isso ajuda atrapalha um pouco mais porque parece também que ele se apresentava na rua Bom dia Santo Agostinho assim né ele já mais cedo e eu título de Santo né E jamais pertenceria se devia pertencer a uma uma série tão elevada né me diga o cinema ironia não fiquei não se via como Santo e chamaram de Santos já é digamos assim interpretaram o parte de uma série mas eu certamente seria assim eu posso Santo título católico Posso Ser Cristão e não ser católico nos altitude de Santo possa eu pessoalmente não sou cristão né não tem condição religiosa né Agostinho mas isso a gente respeita ninguém inclusive o quanto isso tem a importância que filosoficamente para sua obra mas é preciso Lemos sem aprisionar ou não personagem né de ser santo E aí
#01 - Moacyr Novaes - Confissões Santo Agostinho - (HERMENÊUTICA DOS CLÁSSICOS). VÍDEO 1nESTE VÍDEO TRATA DE ASPECTOS IMPORTANTES PARA A LEITURA DAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO, UM GRANDE CLÁSSICO DA FILOSOFIA. OU SEJA, ABORDA ALGUMAS QUESTÕES HERMENÊUTICAS (INTERPRETATIVAS) PARA A ADEQUADA LEITURA DESSA OBRA FILOSÓFICA.nnDIA DAS CRIANÇAS AMAZON https://amzn.to/3hWlEDYnAMAZON LOJAS DE COMPRAS INTERNACIONAIS: https://amzn.to/2S6WHMnnAMAZON - LIQUIDAÇÃO EM GRANDE ESTILO: https://amzn.to/2RfdYSTnnAGOSTINHO DE HIPONA "FILOSOFAVA EM PRIMEIRA PESSOA", CONFORME GARETH B. MATTHEWS. NAS CONFISSÕES PERCEBE-SE UMA CONSCIÊNCIA DE REALIDADE PESSOAL CONSTRANGEDOR. NELA O AUTOR E FILÓSOFO, QUE SE AUTOBIOGRAFA, E INQUIRI SOBRE A VERDADE, ASSUME PARA SI, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS SUAS PRÓPRIAS FALTAS. nnnAPRESENTAÇÃO DO CONVIDADO E O CLÁSSICO DISCUTIDOnnMOACYR NOVAES É UM ESPECIALISTA EM AGOSTINHO, POSSUI GRADUAÇÃO, MESTRADO, DOUTORADO E LIVRE-DOCÊNCIA EM FILOSOFIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. É PROFESSOR ASSOCIADO DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA, DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP. ESCREVEU O IMPORTANTE LIVRO A RAZÃO EM EXERCÍCIO - ESTUDOS SOBRE A FILOSOFIA DE AGOSTINHO E FAZ PARTE DA EQUIPE DE TRADUÇÃO DOS "PRÓLOGOS" DOS COMENTÁRIOS DE TOMÁS DE AQUINO DAS OBRAS DE ARISTÓTELES.nnO PROFESSOR MOACYR NOVAES AJUDA-NOS A COMPREENDER ALGO DESTE REALISMO E DO TEOR FILOSÓFICO DESTA OBRA CLÁSSICA DA FILOSOFIA, QUE CONFRONTA SEUS LEITORES COM A COLOCAÇÃO DE PERGUNTAS INQUIETANTES. ELE PROPÕE SER AS CONFISSÕES "UMA OBRA FILOSÓFICA QUE TEM UM PROBLEMA COLOCADO JÁ NO EXÓRDIO: QUE É A POSSIBILIDADE DA COMUNICAÇÃO ENTRE O INTELECTO HUMANO E A VERDADE" (EM AULA INAUGURAL USP-2017. DISPONÍVEL NO YOUTUBE).nn#CONFISSÕESnnATENÇÃO: n1.TRADUÇÃO DAS CONFISSÕES DIRETA DO LATIM ELOGIADA POR MOACYR COMO A MELHOR TRADUÇÃO EM PRTUGUÊS: UMA NOVA TRADUÇÃO DAS CONFISSÕES: UMA NOVA TRADUÇÃO DO LATIM DE LORENZO MAMMI.. LINK: https://amzn.to/3tWnSI9nn2. LINK PARA COMPRA DO LIVRO DE AUTORIA DO PROFESSOR MOACYR NOVAES "A RAZÃO EM EXERCÍCIO: ESTUDOS SOBRE A FILOSOFIA DE AGOSTINHO": https://amzn.to/2N0c1YZnnnCONTEÚDOnn1. FORMAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICASn1.1. A RAZÃO EM EXERCÍCIO (LIVRO)n1.2. TRADUÇÃOn1.3. ARTIGOSnn2. AGOSTINHO E O PLATONISMOn2.1. INFLUÊNCIA DO PLATONISMO n2.2. OBJEÇÕES AO PLATONISMOn2.3. ESPÍRITO DOS DIÁLOGOS PLATÔNICOSnn#AGOSTINHOnn3. ESTILO E O PROBLEMA FILOSÓFICO FUNDAMENTALn3.1. CONTEÚDO E FORMAS DAS OBRASn3.1.1. FORMA AFORÍSTICAn3.1.2. FORMA APODÍTICAn3.1.3. FORMA DIALÓGICAn3.1.4. FORMA DE TRATADOn3.2. ESTILO COMO MÉTODOn3.3. O PROBLEMA FILOSÓFICO DAS CONFISSÕESn3.1. EXÓRDIOn3.2. INCAPACIDADE MORALn3.3. PRECE FRACASSADAn3.3. CREDENCIAIS QUESTIONADASn3.3. RESPOSTA ÀS ACUSAÇÕESn3.4. O PROBLEMA DA MISTIFICAÇÃO DO AUTORnn#FILOSOFIAMEDIEVALnnREFERÊNCIASnnAGOSTINHO DE HIPONA. CONFISSÕES. 6. ED. TRADUÇÃO DE MARIA LUIZA JARDIMAMARANTE. SÃO PAULO: PAULUS, 1995.nnNOVAES, MOACYR. A RAZÃO EM EXERCÍCIOS: ESTUDOS SOBRE A FILOSOFIA DE AGOSTINHO. SÃO PAULO: DISCURSO, 2007.nNOVAES, M. (2019). AS CONFISSÕES COMO ELOGIO DO DIÁLOGO. DISCURSO, 49(1), 7-29. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2019.159272nnnLIVROS DE SANTO AGOSTINHOnn1. BOX CONFISSÕES https://amzn.to/30Z3w3tn2. Sobre o Livre-arbítrio https://amzn.to/3tCWGgsn3. Santo Agostinho: Uma biografia: Uma biografia https://amzn.to/393c8L7n4. Cidade de Deus - Parte I: Livros I a X https://amzn.to/3vKVXf6n5. A Trindade (Volume 7) https://amzn.to/2NBUAOHn6. O Livre Arbítrio: Livro 2 https://amzn.to/3cUmDBhn7. O Livre Arbítrio: Livro 1 https://amzn.to/3vF5hBfn8. O Livre Arbítrio - Livro 3 https://amzn.to/3cR2v31n9. Patrística - Contra os Acadêmicos: A Ordem - A grandeza da Alma - O Mestre https://amzn.to/3vJMqEVn10. O Sermão da Montanha e Escritos Sobre a fé (Volume 36) https://amzn.to/3lzI7r7n11. A Cidade de Deus - Volume 1 (Fundação Calouste Gulbenkian) https://amzn.to/2OKKQSUn12. A Cidade de Deus - Volume 2 https://amzn.to/3c2r6D0n13. A Cidade de Deus - Volume 03 https://amzn.to/3saoZ5M nnn2. LINK PARA COMPRA DO LIVRO DE AUTORIA DO PROFESSOR MOACYR NOVAES "A RAZÃO EM EXERCÍCIO: ESTUDOS SOBRE A FILOSOFIA DE AGOSTINHO": https://amzn.to/2N0c1YZnnnNOTBOOKSnn1. Notebook Dell Inspiron 2 em 1 Ultrafino 14 5000, i14-5481-A30S, 8ª Geração Intel Core i7-8565U, 8 GB RAM, HD 1TB, Intel® UHD Graphics 620, Tela 14" LED Full HD IPS, Windows 10, Prata https://amzn.to/3r9Dq8Gnn2. Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 Ryzen 7, 8GB 512GB SSD Windows 10 15.6" Full HD, Prata https://amzn.to/3s7E5cbnnnCELULARESnn1. Celular Xiaomi Poco X3 6GB/128GB NFC - Shadow Grey https://amzn.to/38Yspkcnn2. Redmi Note 9S Aurora Blue 6GB RAM 128GB https://amzn.to/30Y7Pwann3. Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S - 6GB + 128GB - Versão Global - Cinzanhttps://amzn.to/3vI1iDP
Ficha Técnica e Modo de uso:
ferramenta utilizada para realizar entalhes na madeira.
Imagem meramente ilustrativa.