Medicamentos > Alergias e Infecções > Antibióticos >
Trifamox Ibl Bd Pó De Solução Oral 30ml
Histórico de preços
Ficha Técnica e Modo de uso:
O que é Trifamox IBL BD? Trifamox IBL BD é um medicamento em pó para suspensão oral composto por amoxicilina e sulbactam composto por amoxicilina e sulbactam indicado para o tratamento dos processos infecciosos causados por micro-organismos sensíveis à amoxicilina e ao sulbactam.
Como funciona Trifamox IBL BD? Trifamox IBL BD é um antibiótico bactericida de amplo espectro.
Como usar Trifamox IBL BD? Posologia Cada 5 mL da suspensão preparada contém 1000 mg de amoxicilina e 250 mg de sulbactam.
A dose total pode ser administrada em duas doses diárias (uma a cada 12 horas).
Para preparar a suspensão, ver o quadro com as instruções.
Trifamox IBL BD deve ser administrado, no mínimo, durante 2 ou 3 dias adicionais, após a remissão completa do quadro clínico.
Quem não deve usar Trifamox IBL BD? É especialmente importante informar o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente algum dos seguintes medicamentos: - Anticoagulantes orais, como varfarina ou acenocumarol, medicamentos usados para prevenir coágulos sanguíneos, pois o seu médico pode necessitar de realizar análises ao sangue e ajustar a dose desses medicamentos; - Metotrexato, usado para o tratamento de câncer e algumas doenças autoimunes, como artrite reumatóide ou psoríase, pois TRIFAMOX IBL BD 200/50 pode causar aumento em sua concentração; - Probenecida, usada para tratar gota ou hiperuricemia (aumento de ácido úrico no sangue), pois seu médico pode precisar ajustar a dose de TRIFAMOX IBL BD 200/50; - Alopurinol, utilizado no tratamento da gota ou hiperuricemia, pois pode aumentar o risco de reações cutâneas do tipo alérgica; - Certos antibióticos usados no tratamento de infecções bacterianas, como tetraciclinas, pois podem diminuir a eficácia de TRIFAMOX IBL BD 200/50; - Micofenolato de mofetil, um medicamento utilizado para prevenir a rejeição de órgãos em pacientes transplantados, uma vez que a TRIFAMOX IBL BD 200/50 pode afetar o seu funcionamento; - Contraceptivos orais, pois a administração de amoxicilina concomitantemente com contraceptivos orais pode diminuir a eficácia destes últimos.
O que fazer em caso de superdosagem Trifamox IBL BD? A superdosagem pode estar associada com transtornos digestivos como náuseas, vômitos e diarreia.
A nível gastrintestinal pode produzir trocas na flora intestinal que levem a superinfecções.
Foram verificados casos de colite pseudomembranosa.
Em comum com outras penicilinas, a amoxicilina não apresenta potencial mutagênico nem carcinogênico.
Os efeitos de uma superdosagem aguda da associação poderiam ser exacerbações dos efeitos adversos das drogas.
As altas concentrações de beta lactâmicos no LCR podem produzir efeitos neurológicos, inclusive convulsões.
Considerando que a amoxicilina e o sulbactam podem ser eliminados da circulação por hemodiálise, este procedimento deverá ser levado em conta no caso de superdosagem, especialmente em pacientes com insuficiência renal.
O uso de amoxicilina pode desencadear reações alérgicas cutâneas, preferencialmente em pacientes que apresentam antecedentes de hipersensibilidade às penicilinas, ou mononucleose infecciosa.
Também aumenta a incidência de erupções cutâneas ao se utilizar na forma concomitante alopurinol com amoxicilina.
Se ocorrer uma reação alérgica, o tratamento deve ser descontinuado.
As reações anafilactoides graves devem ser controladas com uma terapia de emergência com epinefrina e, segundo corresponda, oxigênio, esteroides intravenosos e terapia respiratória, incluindo entubação.
Tratamento: Em caso de emergência é imprescindível a assistência médica.
Não existe um antídoto específico.
O tratamento deve ser sintomático e de apoio.
Em caso de suspeita de uma superdosagem, o paciente deve ser submetido a um esvaziamento gástrico por lavagem gástrica.
A hemodiálise pode ser realizada.
Diante da possibilidade de uma superdosagem considerar a possibilidade de estarem envolvidas várias drogas.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.