três religiões dominam a áfrica moderno o cristianismo se encontra sobretudo no sul e ao longo dos litorais o centro do islã fica na áfrica setentrional área mas historicamente essa religião sempre teve penetração também ao sul sa a pôr fim às religiões primais ou tribais ou tradicionais às mais definidas antes da invasão cultural ocidental e agora na áfrica moderna a estrutura tradicional baseada na aldeia está desaparecendo injustamente com ela o fundamento das antigas religiões que era a vida familiar e tribal as religiões tradicionais africanas não tem textos escritos o que torna seu estudo e difícil para os pesquisadores boa parte do conhecimento que temos sobre essas religiões reunido durante os últimos séculos após se nos relatos dos observadores europeus sejam eles mercadores computadores ou missionários tais descrições são muito influenciadas pela constantes comparações entre a vida religiosa e cultural local eo cristianismo e à cultura ocidental mais recentemente e tecnólogos e antropólogos sociais vêm se utilizando de métodos científicos modernos para estudar as religiões africanas porém mesmo eles mas vem de uma perspectiva externa uma fonte de conhecimento sobre as religiões africanas são os mitos que sobreviveram por meio da tradição oral mas também se deve considerar que o conteúdo das histórias contadas pode ter se alterado ao longo das gerações as religiões primais assim como todas as outras são influenciadas por fatores externos e muitas adotaram elementos do islã ou do cristianismo ao agrupar as religiões africanas sob um sol rótulo deve se ter em mente que em seu número equivale ao de povos existentes na áfrica cada um tem seu próprio nome para deus seus próprios rituais de culto por outro lado elas apresentam muitos traços em comum pois os africanos não viveram a existência estática isolada sua história fala de diversas ligações dos contatos que cruzaram as divisões tribais e da forma são de grandes estados é necessário notar ainda que a maioria dos africanos não urbanos são agricultores e criadores de cargo há apenas alguns grupos caçadores coletores a tribo ou clã grupo de parentesco com a família extensa forma um arcabouço para existência diária do africano o que é especial no conceito que esses africanos têm família ou tempo é que ela compreende além dos vivos os mortos o ancestral permanece próximo à tribo torna se uma espécie de espírito vivendo num mundo à parte o pairando sobre la para garantir que seus descendentes observe os costumes o costume o a organização da sociedade ou ainda a constituição para usar o nome mais moderno foi estabelecido quando a tribo passou a existir uma época que os mitos chamam de o princípio dos tempos o dever dos vivos é assegurar a a preservação dessa organização o que se consegue obter sendo cuidadosamente a todas as regras e acima de tudo fazendo sacrifícios aos espíritos dos ancestrais entretanto a família não consiste apenas nos vivos e os mortos mas também com os ainda não nascidos nos descendentes é dever do indivíduo dar continuidade à família um dos piores infortúnios é morrido sem deixar filhos quando uma família se extingue a conexão dos espíritos ancestrais com a terra é cortada pois não sobra ninguém para manter contato com eles assim se um homem tem muitas esposas e gera muitos filhos ele fique em paz pois sabe que não ficará vagando pelo espaço vazio uma das tarefas mais importantes do homem é tomar conta do território que foi outorgado a tribo por seus pais fundadores até aqui sua vez será passada os descendentes de lhe atribuir liderada por um chefe houve um papel do rei e seu poder a área de trigo para atribuir sofrerão mudanças no decorrer da história em particular depois da colonização da áfrica pelas potências européias o rei não é apenas um líder político mas também de junho em exercício o guardião da justiça e da lei com muita freqüência é ele também sacerdote responsável pelo sacrifício da trip o rei também é o representante dos deuses na terra na maioria das tribos existe a crença de um deus supremo embora este recebeu muitos nomes normalmente associada ao céu é ele quem consegue fertilidade e em alguns mitos é acompanhado a deus associada à terra foi esse deus o prêmio que criou todas as coisas vivas os animais e os seres humanos foi também o responsável pelos decretos responsáveis pela regulação na sociedade por muitas vezes ele também é o deus no destino controlando a boa uma fortuna da tribo e se deu seu prêmio que já foi mais presente na vida cotidiana mas por algum motivo ele se afastou só aparece junto à tribo quando ela necessita mesmo ea tribo por sua vez é correr os espíritos menores esses outros deuses forças e espíritos se encontram nas florestas nas províncias nas montanhas os rios e os lagos são intimamente associados a fenómenos naturais distintos nos antepassados são invisíveis mas acredita-se que mantém uma aparência que tinha em vida ou talvez seja um pouco menores os africanos não têm nenhum conceito de divisão entre corpo e alma não quem que é a alma que sobrevive os espíritos já foram comparados às sombras capaz de estar em vários lugares ao mesmo tempo o túmulo no mundo dos mortos ou enfim nos próximos ao bom com a noção comum é que os mortos um deles é igual e mesmo neste até seu estado social é mantido ele se revela os livros sobretudo em sonhos mas também em animais e outros objetos naturais cada homem que morre se torna um espírito ancestral sendo chefe da tribo o mais importante se tornando até uma divindade nacional os vivos obtém força isso como um dos seus ancestrais ao mesmo tempo os mortos dependem das oferendas de seus descendentes é por meio desses sacrifícios que adquirir sua força e potência fazer sacrifício a um ancestral pode ser bastante simples membro da tribo vai até o túmulo do seu pai por exemplo oferece uma pequena quantidade de comida e bebida e pede ajuda para resolver uma situação difícil mas comum é a oferenda familiar coletiva esta é comandada pelo chefe da família e presta homenagem aos pais já falecidos os espíritos proeminentes ter status é fundamental eo chefe da família é o único que tem direito e fazer esse sacrifício só que ele faz em nome da família o chefe da família ainda faz o sacrifício em nome da tribo geralmente em nome da boa cachaça em melhores colheitas além do chefe da tribo existe o curandeiro ou me ganga é uma palavra empregada entre os povos de idioma bantu no sul da áfrica pode ser traduzida simplesmente por médico o doutor para curar algumas doenças e 2 físicas ele se utiliza de ervas e plantas da medicina popular também se utiliza de amuletos e fórmulas mágicas para controlar os maus espíritos é uma cultura comum a existência de bruxas e feiticeiros pessoas tentam fazer mal aos outros usando por exemplo a magia negra a tarefa do curandeiro é anular o feitiço possivelmente empregando os métodos mágicos a magia entendida como a capacidade de influenciar os acontecimentos aliciando os seres espirituais ou ativando forças naturais ocultas muitas sociedades tribais africanas têm fazedores de chuva o tipo de magia mais comum é a homeopática que se baseia no princípio semelhante atrai semelhante acredita se na existência de uma conexão entre dois fenômenos que se parecem outro tipo de magia é a magia de contagem a qual a ge segundo o princípio de que há uma conexão entre as partes e o todo se por exemplo alguém possui alguma peça de roupa alguns fios de cabelo o fragmento de unha pertence a um inimigo terá poder sobre este se qualquer uma dessas coisas for agredida seu possuidor também sofrerá é igualmente comum considerar que o nome é parte da pessoa assim em muitos lugares as pessoas receiam dizer seu nome temendo que alguém possa utilizá lo para fazer mal a elas existem também os adivinhos especialistas e interpretar as mensagens dos espíritos alguns curandeiros também são advinhas eles também podem aconselhar com determinadas situações se utilizam de várias técnicas colocando objetos em uma cesta atirando objetos ao ar e com base nas posições desses objetos tiram suas conclusões não se trata apenas de algo como tirar sorte com números ou jogar cara ou coroa pode vim considera que a resposta obtida a mensagem vinda dos espíritos outros deuses mas eles também podem se manifestar diretamente por intermédio de certos indivíduos especiais usando a música ea dança esses indivíduos entrou em transe ficam possuídos por um espírito pode ser interrogado pela pessoa que está possuída tais indivíduos são valiosos conselheiros a comunidade desfrutar de um status elevado no curto outros atuam como profetas independentes alguns especialistas religiosos são responsáveis pela vida virtual especial importância são os ritos de passagem associados com nascimento à morte com verdade e o casamento com os meninos passam para a idade adulta deve se submeter ao chamado rito de culpabilidade em algumas tribos com circuncidados e enviados para fazer um duro teste em uma floresta quando retorna para a aldeia são considerados aptos a casar e ter filhos apesar da fragmentação das tribos inserção na cultura e religião ocidental muitas pessoas ainda praticam esses rituais na áfrica e no brasil países da américa que mais recebeu escravos esses rituais ainda são presentes e ao longo dos anos formaram novas religiões e cultos mas isso é uma outra história
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Ficha Técnica e Modo de uso:
DESCRIÇÃO DO PRODUTOEsta obra oferece um panorama das tradições religiosas do continente africano, assim como do cristianismo e do islamismo ali presentes. Concentra-se na diversidade de grupos étnicos, línguas, culturas e visões de mundo, enfatizando a diversidade regional do continente. O autor examina uma ampla gama de tradições religiosas africanas em seus próprios termos e em seus contextos sociais, culturais e políticos. Assim, o livro observa como a religião africana tem engajado questões de desenvolvimento socioeconômico e relações de poder. FICHA TÉCNICAAutor: Olupona K. Páginas: 192Editora: Editora VozesIdioma: PORTUGUESEncadernação: BROCHURAISBN-13: 9786557139837ASSUNTOCiências SociaisDIMENSÕESAltura: 21,00cmLargura: 13,70cmEspessura: 1,00cmPeso: 0,214kgAviso legal• Idade recomendada: de 18 anos a 99 anos. Ano de publicação: 2023 | Capa do livro: Mole | Gênero: Religião e espiritualidade. | Manual. | Número de páginas: 192. | Idade recomendada: de 18 anos a 99 anos. | Dimensões: 13cm largura x 21cm altura. | Peso: 214g. | ISBN: 09786557139837.
Características principais
Título do livro
Religiões Africanas: Uma Brevíssima Introdução
Autor
Olupona, Jacob K
Idioma
Inglês americano
Editora do livro
VOZES
Edição do livro
1
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2023
Outras características
Quantidade de páginas
192
Altura
21 cm
Largura
13 cm
Peso
214 g
Material da capa do livro
Brochura
Gênero do livro
Religião e espiritualidade
Tipo de narração
Manual
Tamanho do livro
13. 7 X 21
Idade mínima recomendada
18 anos
ISBN
09786557139837
Religiões africanas - Uma brevíssima introdução discute uma ampla variedade de práticas religiosas, incluindo músicae dança, rituais e festivais de calendário, celebrações dos aniversários dos deuses e rituais que acompanham as fases da vida, como nascimento, puberdade, casamento, velhice e morte. Além de explorar as religiões indígenas, o autor examina as formas como o islamismo e o cristianismo, como tradições externas, encontraram a religião indígena africana. Ele mostra como essas novas tradições de fé alteraram a face e o futuro das religiões indígenas africanas, bem como as religiõesindígenas moldaram duas religiões mundiais na África e na diáspora.