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Primeiros Escritos

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primeiros escritos: prefácio histórico primeiros escritos são obra de permanente e especial interesse aos adventistas do sétimo dia pois abrangem os primeiros livros de Helen G white foram escritos e publicados pela primeira vez na década de 1850 para edificação e instrução daqueles com as quais a autora passara pelas experiências relacionadas com os adventistas observadores do sábado nas décadas de 1840 e princípio de 1850 assim sendo a autora deu como certo que o leitor tivesse conhecimento da história do despertamento adventista e do progresso do movimento adventista do sétimo dia que emergiu em 1844 consequentemente as experiências daquele tempo bem compreendidas são em alguns casos apenas mencionadas empregando-se expressões que para ser corretamente compreendidas têm de ser consideradas na contextura da história dos adventistas observadores do sábado daqueles anos iniciais em 1858 escrevendo da proclamação das mensagens dos três anjos de Apocalipse 14 Helen White trata das experiências dos que participaram da obra e tira lições dessas experiências em vez de como seria de esperar dar uma bem definida apresentação do caráter destas mensagens ela por vezes emprega expressões hoje pouco usadas como adventistas nominais porta fechada porta aberta e etc hoje estamos afastados mais de um século daqueles tempos heróicos o leitor deve conservar isto bem claro na mente a história que era tão bem conhecida aos contemporâneos de Allen White recapitularemos agora tocando em alguns dos pontos altos das experiências dos adventistas observadores do sábado durante uma década ou duas das que precederam a primeira publicação da matéria que aqui aparece nos parágrafos iniciais a senora White faz breve referência à sua conversão e sua experiência cristã na infância fala também de haver assistido à conferência sobre a doutrina bíblica quanto ao esperado advento pessoal de Cristo que se julgava estar muito próximo o grande despertamento adventista ao qual tão breve referência é que feita foi um movimento de alcance mundial apareceu em resultado de cuidadoso estudo das passagens proféticas da parte de muitos e a aceitação das boas novas da vinda de Jesus por grande número de pessoas através do mundo o grande despertamento adventista foi porém nos Estados Unidos que a mensagem do advento foi mais vastamente proclamada e recebida sendo as profecias bíblicas referentes à volta de Jesus aceita por homens e mulheres eruditos de muitas profissões religiosas resultou daí um grande número de fervorosos crentes adventistas convém notar todavia que não se formou nenhuma organização religiosa separada e distinta a esperança do advento levou a profundos avivamentos religiosos que beneficiaram todas as igrejas protestantes levando muitos céticos e incrédulos a confessar em público sua fé na Bíblia e em Deus ao aproximar-se o movimento de seu ponto alto na primeira década dos anos de 1840 várias centenas de ministros uniram-se na proclamação da mensagem na liderança achava-se Guilherme Miller que viveu na extremidade oriental do estado de Nova York era ele homem preminente na comunidade empenhado na lavoura como seu meio de vida apesar de uma rica base religiosa na juventude tornou-se cético perdeu a fé na palavra de Deus e adotou teorias deístas quando um domingo de manhã leu um sermão na Igreja Batista o Espírito Santo tocou-lhe o coração e foi levado a aceitar a Jesus Cristo como seu salvador miller pôs-se a estudar a palavra de Deus resolvido a descobrir na Bíblia uma resposta satisfatória a todas as suas dúvidas e aprender por si mesmo as verdades expostas em suas páginas por dois anos dedicou ele muito de seu tempo a um estudo das escrituras versículo por versículo resolveu não passar a estudar o versículo seguinte enquanto não achasse uma explicação satisfatória daquele que estava estudando tinha à sua frente unicamente a Bíblia e uma concordância com o tempo seu estudo chegou às profecias da segunda vinda de Cristo literal e pessoal também se empenhou muito no estudo das grandes profecias acerca de tempo particularmente dos 2300 dias de Daniel 8 e 9 que ele vinculava a profecia de Apocalipse 14 e a mensagem do anjo a proclamar a hora do juízo divino neste volume na página 229 a senora White declara que Deus enviou seu anjo para comover o coração de Guilherme Miller a fim de levá-lo a pesquisar as profecias em sua juventude a Senora White ouviu Miller em duas séries de conferências na cidade de Portland no Main sentiu no coração uma profunda e duradoura impressão deixemos que ela nos exponha o cálculo das profecias como o pastor Miller os apresentou ao seu auditório por isso nos ouvemos ao livro posterior da Senora White o grande conflito o cálculo dos períodos proféticos a profecia que mais claramente parecia revelar o tempo do segundo advento era a de Daniel 8:14 até 2300 tardes e manhãs e o santuário será purificado seguindo sua regra de fazer as escrituras o seu próprio intérprete Miller descobriu que um dia na profecia simbólica representa um ano viu que o período de 2300 dias proféticos ou anos literais se estenderia muito além do final da dispensação judaica onde o não poder ele referir-se ao santuário daquela dispensação miller aceitou a opinião geralmente acolhida de que na era cristã a terra é o santuário e portanto compreendeu que a purificação do santuário predita em Daniel 8:14 representa a purificação da terra pelo fogo a segunda vinda de Cristo se pois se pudesse encontrar o exato ponto de partida para os 2300 dias concluiu que se poderia facilmente determinar a ocasião do segundo advento assim se revelaria o tempo daquela grande consumação tempo em que as condições presentes com todo o seu orgulho poder pompa e vaidade impiedade e opressão viriam ao fim que a maldição se removeria da terra a morte seria destruída dar-se ia o galardão aos servos de Deus os profetas e os santos e aos que temem o seu nome e seriam destruídos os que devastam a terra com novo e mais profundo fervor Miller continuou o exame das profecias dedicando dias e noites inteiras ao estudo do que agora lhe parecia de tão estupenda importância e absorvente interesse no capítulo oitavo de Daniel ele não poôde achar nenhum fio que guiasse ao ponto de partida dos 2300 dias o anjo Gabriel comquanto tivesse recebido ordem de fazer com que Daniel compreendesse a visão deu-lhe apenas uma explicação parcial quando a terrível perseguição a recair sobre a igreja foi desvendada à visão do profeta abandonou a força física não pôde suportar mais e o anjo o deixou por algum tempo daniel enfraqueceu e esteve enfermo alguns dias espantei-me acerca da visão" disse ele "E não havia quem a entendesse." Deus ordenou com tudo a seu mensageiro: "Dá a entender a este a visão a incumbência deveria ser satisfeita" em obediência a ela o anjo algum tempo depois voltou a Daniel dizendo: "Agora saí para fazer-te entender o sentido toma pois bem sentido na palavra e entende a visão." Daniel capítulo 9 versos 22 e 23 havia na visão do capítulo oito um ponto importante que tinha sido deixado sem explicação a saber o que se refere ao tempo ou seja ao período dos 2300 dias portanto o anjo reincetando a explicação ocupa-se principalmente do assunto do tempo 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o Messias o príncipe sete semanas e 62 semanas as ruas e as tranqueiras se redificarão mas em tempos angustiosos e depois das 62 semanas será tirado Messias e não será mais e ele firmará um concerto com muitos por uma semana e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares daniel capítulo 9 versos 24 a 27 o anjo for enviado a Daniel com um expresso fim de lhe explicar o ponto que tinha deixado de compreender na visão do capítulo 8 a saber a declaração relativa ao tempo até 2300 tardes e manhãs e o santuário será purificado depois de mandar Daniel tomar bem sentido na palavra e entender a visão as primeiras declarações do anjo foram: "700 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade a palavra aqui traduzida determinadas significa literalmente separadas 70 semanas representando 490 anos declara o anjo estarem separadas referindo-se especialmente aos judeus mas separadas de quê como os 2300 dias foram o único período de tempo mencionado no capítulo 8 deve ser o período de que as 70 semanas se separam estas devem ser portanto uma parte dos 2300 dias e os dois períodos devem começar juntamente declara o anjo datarem as 70 semanas da saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém se pudesse encontrar a data desta ordem estaria estabelecido o ponto de partida do grande período dos 2300 dias no sétimo capítulo de Esdras acha-se o decreto esdras capítulo 7 versos 12 a 26 em sua forma completa foi promungada por Atarcherses rei da Pérsia em 457 antes de cristo mas em Esdras capítulo 6 verso 14 se diz ter sido a casa do Senhor em Jerusalém edificada conforme o mandado de Ciro e de Dário e de Artarchersis rei da Pérsia estes três reis originando confirmando e completando o decreto deram-lhe a perfeição exigida pela profecia para assinalar o início dos 2300 anos tomando-se o ano 457 a de crist tempo em que se completou o decreto como data da ordem viu-se ter-se cumprido toda a especificação da profecia relativa às 70 semanas desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o Messias o príncipe 7 semanas e 72 semanas a saber 69 semanas ou 483 anos o decreto de Artaxersis entrou em vigor no outono de 457 antes de de cristo a partir desta data 483 anos estendem-se até o outono do ano 27 de nossa era naquele tempo esta profecia se cumpriu a palavra Messias significa o ungido no outono do ano 27 de nossa era Cristo foi batizado por João e recebeu a unção do Espírito o apóstolo São Pedro testifica que Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude atos capítulo 10 verso 38 e o próprio Salvador declarou: "O Espírito do Senhor é sobre mim pois que me ungiu para evangelizar os pobres" são Lucas capítulo 4 verso 18 depois de seu batismo ele foi para Galileia pregando o evangelho do reino de Deus e dizendo: "O tempo está cumprido" são Marcos capítulo 1 versos 14 e 15 "ele firmará concerto com muitos por uma semana a semana a que há referência aqui é a última das 70 são os últimos 7 anos do período concedido especialmente aos judeus durante este tempo que se estende do ano 27 ao ano 34 de nossa era Cristo a princípio em pessoa e depois pelos seus discípulos dirigiu o convite do evangelho especialmente aos judeus ao saírem os apóstolos com as boas novas do reino a recomendação do Salvador era: "Não ireis pelos caminhos das gentes nem entrareis em cidades de samaritanos mas ide às ovelhas perdidas da casa de Israel são Mateus capítulo 10 verso 5 e 6 na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares no ano 31 de nossa era 3 anos e meio depois de seu batismo nosso Senhor foi crucificado com o grande sacrifício oferecido sobre o Calvário terminou aquele sistema cerimonial de ofertas que durante 4000 anos havia apontado para o cordeiro de Deus o tipo alcançou o antítipo e todos os sacrifícios e ofertas daquele sistema cerimonial deveriam cessar as 70 semanas ou 490 anos especialmente conferidas aos judeus terminaram como vimos no ano 34 naquele tempo pelo ato do sinédrio judaico a nação selou sua recusa do Evangelho pelo martírio de Estevão e perseguição aos seguidores de Cristo assim a mensagem da salvação não mais restrita ao povo escolhido foi dada ao mundo os discípulos forçados pela perseguição a fugir de Jerusalém iam por toda parte anunciando a palavra felipe desceu à cidade de Samaria e pregou a Cristo pedro divinamente guiado revelou o evangelho ao centurião de Cesareia Cornélio que era temente a Deus e o ardoroso Paulo ganho à fé cristã foi incumbido de levar as alegres novas aos gentios de longe até aqui cumpriram-se de maneira surpreendente todas as especificações das profecias e fixa-se o início das 70 semanas inquestionavelmente no ano 457 antes de Cristo e seu termo no ano 34 de nossa era por estes dados não há dificuldade em achar-se o final dos 2300 dias tendo sido h semanas ou 490 dias separadas dos 2300 dias ficaram restando 1810 dias depois do fim dos 490 dias os 1810 dias deveriam ainda cumprir-se contando do ano 34 de nossa era 1810 anos se estendem a 1844 consequentemente os 2300 dias de Daniel 8:14 terminaram em 1844 ao esperar este grande período profético o santuário será purificado segundo o testemunho do anjo de Deus deste modo foi definitivamente indicado o tempo da purificação do santuário que quase universalmente se acreditava ocorresse por ocasião do segundo advento miller e seus companheiros a princípio creram que os 2300 dias terminariam na primavera de 1844 ao passo que a profecia indicava o outono daquele ano a compreensão errônea deste ponto trouxe desapontamento e perplexidade aos que haviam fixado a primeira daquelas datas para o tempo da vinda do Senhor isto porém não afetou nem de leve a força do argumento que mostrava terem os 2300 dias terminado no ano 1844 e que o grande acontecimento representado pela purificação do santuário deveria ocorrer então devotando-se ao estudo das escrituras como fizera a fim de provar serem elas uma revelação de Deus Miller não tinha princípio a menor expectativa de atingir a conclusão a que chegara a custo podia ele mesmo dar crédito aos resultados de sua investigação mas a prova das escrituras era por demais clara e forte para que fosse posta de parte dois anos dedicar a ele ao estudo da Bíblia quando em 1818 chegou à solene conclusão de que dentro de 25 anos aproximadamente Cristo apareceria para a redenção de seu povo o grande conflito páginas 324 a 329 o desapontamento e seus resultados foi com viva antecipação que os crentes no advento viram aproximar-se o dia da esperada volta de seu senhor viram o outono de 1844 como tempo ao qual apontava a profecia de Daniel deviam porém sofrer amarga decepção esses dedicados crentes como sofreram desapontamento os discípulos de outrora deixando de compreender o exato caráter dos acontecimentos a realizar-se em cumprimento da profecia relacionada ao primeiro advento de Jesus assim os adventistas em 1844 foram decepcionados concernentes ao desenrolar da profecia relacionada com a esperada segunda vinda de Cristo a esse respeito Enen White escreveu neste volume: "Jesus não veio à Terra como o grupo expectante jubiloso esperava a fim de purificar o santuário mediante a purificação da terra pelo fogo vi que eles estavam certos na sua interpretação dos períodos proféticos o tempo profético terminou em 1844 e Jesus entrou no lugar santíssimo para purificar o santuário no fim dos dias o engano deles consistiu em não compreender o que era o santuário e a natureza de sua purificação primeiros escritos página 243 quase imediatamente após o desapontamento de 22 de outubro muitos crentes e ministros que se haviam associado à proclamação da mensagem do Advento se afastaram alguns deles se haviam unido ao movimento em grande parte por temor e passado o tempo da expectativa abandonaram a esperança e desapareceram outros foram arrastados pelo fanatismo cerca da metade do grupo adventista apegou-se à confiança de que logo Cristo apareceria nas nuvens do céu no caso do desprezo e ridículo sobre eles cumulados pelo mundo julgaram ver evidências de que passara o dia de graça para o mundo essas pessoas criam firmemente que a volta do Senhor estava muito próxima mas como os dias se fizeram semanas e o senhor não aparecia desenvolveu-se uma divisão de opiniões e esse grupo se dividiu uma parte numericamente grande assumiu a posição de que a profecia não se cumprira em 1844 e de que devia ter havido um engano no cálculo dos períodos proféticos começaram a fixar a atenção em uma futura data específica para o acontecimento outros havia num grupo menor os antepassados da Igreja Adventista do Sétimo Dia que estavam tão convictos das evidências da operação do Espírito de Deus no grande despertamento adventista que negar fosse o movimento a atuação do Senhor seria assim criam um insulto ao espírito de graça e isto achavam que não podiam fazer é dada uma visão a Allen Harmon a experiência desse grupo de crentes e a obra que deviam fazer acharam eles retratada nos últimos versículos de Apocalipse 10 devia ser revivida à expectação do advento deus os guiara até ali guiava-os ainda havia em seu meio uma jovem de nome Helen Harmon que em dezembro de 1844 mal dois meses após o desapontamento recebeu de Deus uma revelação profética nessa visão o Senhor descreveu-lhe a jornada do povo do Advento para a nova Jerusalém comquanto essa visão não explicasse a razão do desapontamento explicação esta que só podia proverir do estudo da Bíblia ela deu-lhes a certeza de que Deus os estava guiando e continuaria a guiá-los em sua peregrinação rumo da cidade celestial no princípio da simbólica vereda revelada à jovem Helen estava uma brilhante luz identificada pelo anjo como o clamor da meia-noite expressão vinculada a poderosa pregação do verão e outono de 1844 sobre o iminente segundo advento nessa visão ela viu Cristo guiando o povo para a cidade de Deus sua conversão indicava que a jornada seria mais longa de que haviam antecipado alguns perderam de vista a Jesus e caíram fora da vereda mas os que mantiveram os olhos em Jesus e na cidade alcançaram seu destino sãos e salvos isto é o que se vê apresentado em Minha Primeira Visão nas páginas 13 a 17 dois grupos de adventistas a princípio apenas alguns foram identificados como pertencendo ao grupo que avançava numa luz cada vez mais brilhante pelo ano de 1846 seu número alcançava cerca de 50 o grupo maior que abandonara a confiança no cumprimento da profecia em 1844 contava aproximadamente 30.000 seus líderes reuniram-se em 1845 numa assembleia em Albany Nova York de 29 de abril a primeiro de maio ocasião em que reestudaram sua posição por voto formal registraram uma advertência contra os que pretendiam ter iluminação especial os que ensinavam fábulas judaicas e os que estabeleciam novos testes deste modo fecharam a porta para a entrada de luz sobre o sábado e o espírito de profecia estavam confiantes de que a profecia não se cumprira em 1844 e alguns marcaram tempo para a terminação dos 2300 dias no futuro várias datas foram marcadas mas uma após outra passaram essas pessoas conservadas unidas pelo elemento coesivo da esperança do advento a princípio se arregimentaram em vários grupos ligados frouxamente com considerável variação em certos pontos doutrinários alguns desses grupos em breve se desfizeram o grupo que sobreviveu tornou-se a Igreja Cristã Adventista esses são identificados neste livro como os adventistas do primeiro dia ou adventistas nominais irradia a luz sobre o santuário mas devemos voltar agora atrás aos que tenas se apegavam a confiança de que a profecia se cumprira em 22 de outubro de 1844 e que de mente e de coração abertos avançavam na consideração das verdades acerca do sábado e do santuário à medida que a luz do céu lhes iluminava o caminho essas pessoas não se localizavam em qualquer lugar determinado mas eram pessoas isoladas ou grupos muito pequenos aqui e ali através do norte central e do nordeste dos Estados Unidos iran Edson um dos membros desse grupo vivia no centro do estado de Nova York em Port Gibson era o líder dos adventistas naquela área os crentes reuniram-se em sua casa a 22 de outubro de 1844 para aguardar a vinda do Senhor calma e pacientemente esperaram o grande acontecimento mas ao chegar à meia-noite e reconhecerem que o dia da expectativa passara tornou-se claro que Jesus não viria tão logo como tinham pensado foi uma ocasião de profundo desapontamento de madrugada Iran Edson e alguns mais foram ao celeiro para orar e ao orarem sentiu-se ele certo de que a luz viria pouco mais tarde quando Edson e um amigo atravessaram um milharal para visitar companheiros adventistas teve a impressão de que uma mão lhe tocava o ombro olhou para cima para ver como em visão os céus abrirem-se e Cristo no santuário celestial entrando no lugar santíssimo para ali começar uma obra de ministério em favor de seu povo em vez de sair do santíssimo para purificar o mundo com fogo como haviam ensinado o cuidadoso estudo da Bíblia por Iran Edson FB Han médico e ORL cruzier professor logo revelou que o santuário a ser purificado no final dos 2300 dias não era terra mas o tabernáculo do céu com Cristo a ministrar em nosso favor no lugar santíssimo esta obra mediadora de Cristo respondia ao chamado da hora do juízo de Deus anunciado na mensagem do primeiro anjo cruzier o professor registrou os resultados do grupo de estudo foram impressos localmente e depois de forma mais completa numa revista adventista conhecida como The Star publicada em Cincinati Ohio o número especial datado de 7 de fevereiro de 1846 foi dedicado inteiramente a esse estudo bíblico sobre a questão do santuário verdades confirmadas por visão enquanto se estava procedendo a esse estudo e antes de ser publicado seu trabalho longe no oriente do estado de Main foi dado uma visão a Henmall na qual lhe foi revelada a transferência do ministério de Cristo do lugar santo para o lugar santíssimo no final dos 2300 dias o registro dessa visão encontra-se em primeiros escritos página 54 a 56 de outra visão logo após essa como refere a Sra White numa declaração escrita em abril de 1847 ela relata que o Senhor mostrou-me em visão faz mais de um ano que o irmão Cruzier tinha verdadeira compreensão da purificação do santuário e que era da vontade de Deus que o irmão Crosier escrevesse por extenso a visão que ele nos deu no Destar Extra a 7 de fevereiro de 1846 sinto-me perfeitamente autorizada pelo Senhor a recomendar esse extra a todo santo award do The Little Flock página 12 assim as conclusões dos estudiosos da Bíblia foram confirmadas pela visões da mensageira de Deus em anos subsequentes Helen White escreveu bastante acerca da verdade do santuário e seu significado para nós e sobre isso há muitas referências nos primeiros escritos note-se especialmente o capítulo que começa na página 250 intitulado o santuário a compreensão do ministério de Cristo no santuário celestial demonstrou-se ser a chave que descerrou o mistério do grande desapontamento nossos pioneiros viram claro que a profecia que anunciava a próxima hora do juízo divino teve seu cumprimento nos acontecimentos que tiveram lugar em 1844 mas que havia uma obra de ministério a ser realizada no lugar santíssimo do santuário celestial antes que Jesus retornasse à Terra nossos pioneiros viram claro que a profecia que anunciava a próxima hora do juízo divino teve seu cumprimento nos acontecimentos que tiveram lugar em 1844 a mensagem do primeiro anjo e a mensagem do segundo anjo foram ouvidas na proclamação da mensagem do advento e agora começou a soar a mensagem do terceiro anjo mediante esta mensagem começou a esclarecer-se o significado do sábado do sétimo dia o princípio da observância do sábado ao rastearmos a história do princípio da observância do sábado entre os primeiros adventistas iremos a uma pequena igreja da cidade de Washington no coração de New Hapshire o estado que limita com Main ao leste e cuja fronteira ocidental fica a 95 km da divisa com Nova York aí os membros de uma igreja cristã independente ouviram em 1843 a pregação da mensagem do Advento e a aceitaram era um grupo fervoroso ao seu meio compareceu uma batista do sétimo dia Raqueles que distribuía folhetos que expunham a obrigatoriedade da observância do quarto mandamento alguns em 1844 viram e aceitaram essa verdade bíblica um deles William Farnsworth num serviço religioso dominical pôs-se em pé e declarou que pretendia guardar o sábado divino do quarto mandamento 12 outros se lhe uniram posicionando-se firmemente ao lado de todos os mandamentos de Deus foram os primeiros adventistas do sétimo dia o pastor encarregado desse grupo eclesiástico Frederico Weller logo aceitou o sábado do sétimo dia e foi o primeiro ministro a assim proceder outros dos pregadores adventistas TM Pribell que vivia no mesmo estado aceitou a verdade do sábado e em fevereiro de 1845 publicou na revista Esperança de Israel um dos periódicos adventistas um artigo expondo a obrigatoriedade da observância do quarto mandamento josé Beites preminente ministro adventista residente em Farhaven Massachusetts leu o artigo de Pribell e aceitou o sábado do sétimo dia logo depois o pastor Bates viajou para o Washington em New Hampshire para estudar esta nova verdade com os adventistas observadores do sábado ali residentes ao voltar para casa estava plenamente convicto da verdade sabática baites oportunamente resolveu publicar um folheto expondo às reivindicações do quarto mandamento seu folheto de 48 páginas sobre o sábado foi publicado em agosto de 1846 um exemplar dele veio ter as mãos de Thago e Helen White cerca do tempo de seu casamento em fins de agosto pelas provas escriturísticas nele apresentadas aceitaram sábado do sétimo dia e começaram a guardá-lo a esse respeito Enen White mais tarde escreveu: "No outono de 1846 começamos a observar o sábado bíblico e a ensiná-lo e defendê-lo." Testemunhos volume 1 página 75 revelando o sentido do sábado Thago e Helen White assumiram sua posição baseados puramente nas evidências escriturísticas as quais tiveram a atenção dirigida pelo folheto de Bates então no primeiro sábado de abril de 1847 7 meses depois de haverem começado a guardar e ensinar o sábado do sétimo dia o senhor deu à senora White em Topshan Main uma visão na qual se acentuava a importância do sábado ela viu as tábuas da lei na arca do santuário celestial e um halo de luz circundando o quarto mandamento confirmou-se a posição previamente assumida decorrente do estudo da palavra de Deus a visão também ajudou a ampliar o conceito dos crentes quanto à observância do sábado nessa revelação a senora White foi conduzida ao período final do tempo e viu o sábado como a grande verdade comprovadora segundo a qual os homens decidem se devem servir a Deus ou servir a um poder apóstata olhando retrospectivamente para 1874 ela escreveu sobre esse caso: "Cri na verdade quanto a questão do sábado antes de ter visto que quer que fosse em visão relativa ao sábado só meses depois de ter começado a guardar o sábado foi que me foi mostrada sua importância e seu lugar na terceira mensagem angélica." Helen White carta número 2 1874 as importantes conferências sobre o sábado por providência de Deus os vários ministros observadores do sábado que lideraram o ensino dessas verdades recentemente descobertas com vários de seus seguidores reuniram-se em 1848 em cinco conferências sobre o sábado o pastor Baites o apóstolo da verdade sobre o sábado tomou a liderança em advogar a obrigatoriedade da guarda desse dia iran Edson e seus associados que assistiram a algumas conferências foram positivos em sua apresentação da verdade sobre o santuário thiago White cuidadoso estudante da profecia focalizou sua atenção nos acontecimentos que t de realizar-se antes que Jesus volte nessas reuniões foram enfechadas as principais doutrinas mantidas hoje pelos adventistas do sétimo dia recordando esses incidentes Enen White escreveu: "Muitos de nosso povo não reconhecem quão firmemente foram lançados os alicerces de nossa fé meu esposo o pastor Bates o pai Pierce o pastor Iran Edson e outros que eram inteligentes nobres e verdadeiros achavam-se entre os que expirando tempo em 1844 buscavam a verdade como a tesouros escondidos reunia-me com eles e estudávamos e orávamos fervorosamente muitas vezes ficávamos reunidos até alta noite e às vezes a noite toda pedindo luz e estudando a palavra repetidas vezes esses irmãos se reuniram para estudar a Bíblia a fim de que conhecessem seu sentido e estivessem preparados para ensiná-la com poder quando em seu estudo chegavam a ponto de dizerem: "Nada mais podemos fazer o espírito do Senhor vinha sobre mim e eu era arrebatada em visão e era me dada uma clara explanação das passagens que estiveramos estudando com instruções quanto à maneira em que devíamos trabalhar e ensinar eficientemente assim nos foi proporcionada luz que nos ajudou a compreender as passagens acerca de Cristo sua missão e sacerdócio foi-me tornada clara uma cadeia de verdades que se estendia daquele tempo até o tempo em que entraremos na cidade de Deus e transmiti aos outros as instruções que o Senhor me dera durante todo o tempo eu não podia compreender o arrazoamento dos irmãos minha mente estava por assim dizer fechada não podia compreender o sentido das passagens que estudávamos esta foi uma das maiores tristezas de minha vida fiquei nesse estado de espírito até que nos fossem tornados claros todos os pontos principais de nossa fé e em harmonia com a palavra de Deus os irmãos sabiam que quando não em visão eu não compreendia esses assuntos e aceitaram como luz direta do céu as revelações dadas mensagens escolhidas volume 1 páginas 206 e 207 assim o alicerce da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi lançado mediante o fiel estudo da palavra de Deus e quando os pioneiros se viam incapazes de avançar Helen White recebia luz que ajudava a explanar a dificuldade e abria caminho para o estudo continuar as visões também aplicavam a marca da aprovação de Deus nas conclusões corretas assim o dom profético agia como corretor de erros e confirmador da verdade os pioneiros começam a publicar logo depois de realizada a quinta dessas conferências sobre o sábado realizadas em 1848 celebrou-se outra reunião no lar de S Nichols em Dochester próximo de Boston Massachusetts os irmãos estavam estudando e orando acerca de sua responsabilidade de disseminar a luz que o Senhor fizera incidir em sua vereda ao estudarem Helen White foi tomada em visão e nessa revelação foi-lhe mostrado o dever de publicar essa luz ela conta um incidente em vidas e ensinos depois da visão eu disse ao meu esposo: "Tenho uma mensagem para ti deves começar a publicar um pequeno jornal e mandá-lo ao povo que seja pequeno a princípio mas lendo o povo mandar-te hão meios com que imprimi-lo e alcançará bom êxito desde o princípio desde este pequeno começo foi me mostrado assemelhar-se a torrentes de luz que circundavam o mundo." Vida e Ensinos página 127 aí está um chamado à ação que poderia fazer Thiago White possuía poucos bens deste mundo mas a visão era uma diretiva divina e sentiu-se compelido a ir em frente pela fé assim com sua Bíblia e concordância de 75 centavos livros já com capas rasgadas Thiago Ait pôs-se a preparar os artigos sobre a verdade do sábado e outros tópicos semelhantes para imprimi-los em um pequeno periódico tudo isso tomou tempo mas afinal ele apresentou os originais a um impressor de Midletton Connect Cut o qual se mostrou disposto a confiar em seu pedido os artigos foram compostos lidas as provas e imprimiram-se 1000 exemplares do periódico thiago White transportouos da tipografia de Middleton para o lar dos Belden onde ele e Helen tinham encontrado um refúgio temporário a pequena folha tinha um tamanho de 6 por9 polegadas e era de oito páginas tinha o título de A verdade presente trazia a data de julho de 1849 depuseram sobre o soalho a pequena pilha de revistas então os irmãos e irmãs se reuniram em volta delas e com lágrimas imploraram a Deus que abençoasse o pequenino periódico ao ser expedido então as folhas foram dobradas embrulhadas e endereçadas e Thiago Aite as levou ao correio de Middleton distante 12 km foi assim que começou a obra de publicações da Igreja Adventista do Sétimo Dia dessa maneira foram expedidos quatro números e sempre antes de serem levados ao correio se orava por eles logo começaram a chegar cartas falando de pessoas que haviam começado a aguardar o sábado por haverem lido os periódicos algumas das cartas conham dinheiro e em setembro Thiago White estava em condições de pagar a tipografia de Middlotton os 64,5 devidos pelos quatro números início da publicação da Rivel and Herald como Thiago e All Ellen White viajassem muito demorando-se uns poucos meses aqui e outros poucos ali providenciaram a publicação de vários números do periódico afinal se publicou um décimo e último número em Paris Main em novembro de 1850 a senora White contribuiu com vários artigos para a verdade presente a maioria deles se encontra na primeira parte de primeiros escritos também em novembro realizou-se em Paris uma conferência na qual os irmãos deram estudo à crescente obra de publicações resolveram aumentar o periódico e mudaram-lhe o título para Araltos do Segundo Advento e do Sábado foi por alguns meses publicado em Paris Main e depois em Saratoga Springs estado de Nova York desde esse dia até hoje publica-se como o órgão da Igreja Adventista do Sétimo Dia e mais recentemente passou a adotar o título de Adventist Rival quando moravam em Saratoga Springs Thiago White em agosto de 1851 providenciou a publicação do primeiro livro da senora White intitulado Esboço da experiência cristã e visões de Helen White nas páginas 11 a 83 desta obra com suas 64 páginas era apenas pouco mais que um folheto na primavera de 1852 os White transferiram-se para Rockchester estado de Nova York e ali estabeleceram um escritório no qual puderam imprimir suas próprias publicações os irmãos atenderam ao apelo concorrendo com dinheiro para a compra de um prelo e levantaram-se $ 600 para adquirir o equipamento quão felizes se sentiram os primitivos crentes quando nossas publicações puderam ser impressas num prelo observador do sábado por um pouco mais de 3 anos viveram em Rockschester e ali publicaram a mensagem além da Review and Herold e do jovem instrutor esta iniciada por Thiago White em 1852 também de quando em quando publicavam folhetos o segundo opúsculo da senora White supplement do The Christian Experience and Views of Allel White foi publicado em Rockchester em janeiro de 1854 better Creek torna-se o centro das publicações em novembro de 1888 Thiago e All Ellen White e seus auxiliares mudaram-se para Battle Creek Michigan o prelo e outras peças de impressão foram postos numa construção erguida por vários dos adventistas observadores do sábado que haviam fornecido dinheiro para estabelecer sua própria tipografia ao desenvolver-se o trabalho naquela cidadezinha Better Creek tornou-se a natural sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia mas foi com dificuldade que Thiago White manteve a obra de publicações ao considerarmos os antecedentes dos primeiros escritos convém notar que os primeiros adventistas observadores do sábado a princípio sentiam a responsabilidade de alcançar com a verdade do sábado unicamente seus irmãos antigos do grande despertamento adventista isto é aqueles que tinham ficado com eles no espaço da primeira e segunda mensagens angélicas consequentemente por cerca de 7 anos depois de 1844 seus trabalhos foram em grande parte em favor dos adventistas que não se tinham ainda posto ao lado da terceira mensagem angélica aos que estão familiarizados com as circunstâncias isto é compreensível a porta fechada e a porta aberta nos empenhos especiais que se fizeram por proclamar a mensagem do Advento no verão de 1844 os líderes do movimento tinham visto sua própria experiência retratada na parábola das 10 virgens relatada em São Mateus capítulo 25 houve um tempo de tardança seguido do clamor: "Eis o noivo saí a seu encontro a isto se chamavam comumente o clamor da meia-noite em sua primeira visão esse foi mostrado à senora White como uma brilhante luz posta atrás dos adventistas no começo da vereda na parábola leiam que os que estavam prontos entraram com noivo para as festas das bodas e fechou-se a porta concluíram portanto que a 22 de outubro de 1844 a porta da misericórdia se fechou para os que deixaram de aceitar a mensagem que tão vastamente se proclamara alguns anos mais tarde En White assim comentou o caso depois de passar o tempo em que era esperado nosso Salvador acreditavam eles ainda estar próximo à sua vinda mantinham a opinião de haverem chegado a uma crise importante e de que cessar a obra de Cristo como intercessor do homem perante Deus parecia- lhe ser ensinado nas Escrituras Sagradas que o tempo de graça do homem terminaria um pouco antes da própria vinda do Senhor nas nuvens do céu isto parecia evidenciar-se das passagens que indicavam o tempo em que os homens hão de procurar bater e clamar à porta da graça mas esta não se abrirá e surgiu entre eles a questão de saber se a data em que haviam aguardado a vinda de Cristo não marcaria porventura o começo desse período que deveria preceder imediatamente a sua vinda tendo dado advertência da proximidade do juízo sentiam que sua obra em favor do mundo se achava feita e não mais sentiam dever de trabalhar pela salvação dos pecadores enquanto o escárnio ousado e blasfêmio dos ímpios lhes parecia outra evidência de que o espírito de Deus se retirara dos que rejeitavam a misericórdia divina tudo isto os confirmava na crença de que o tempo da graça findara ou como eles então o exprimiam a porta da graça se fechara o grande conflito páginas 428 e 429 então a Sra White continua a mostrar como a luz começou a brilhar quanto a esta questão uma luz mais clara porém surgiu pela investigação do assunto do santuário viam agora que estavam certos em crer que o fim dos 2300 dias em 1844 assinalava uma crise importante mas com quanto fosse verdade que se achasse fechada a porta da esperança e graça pela qual os homens durante 1800 anos encontraram acesso a Deus outra porta se abrira e oferecia-se o perdão dos pecados aos homens mediante a intercessão de Cristo no lugar santíssimo encerrara-se uma parte de seu ministério apenas para dar lugar à outra havia ainda uma porta aberta para o santuário celestial onde Cristo estava a ministrar pelo pecador via-se agora a aplicação das palavras de Cristo no apocalipse dirigida à igreja nesse mesmo tempo isto diz: "O que é santo o que é verdadeiro o que tem a chave de Davi o que abre e ninguém fecha e fecha e ninguém abre eu sei as tuas obras e eis que diante de ti pus uma porta aberta e ninguém a pode fechar apocalipse capítulo 3 verso 7 e 8 os que pela fé seguem a Jesus na grande obra da expiação recebem os benefícios de sua mediação em seu favor enquanto os que rejeitam a luz apresentada neste ministério não são por ela beneficiados o grande conflito página 429 os dois caminhos de saída da perplexidade a senora White fala então de como os dois grupos de crentes no advento se relacionaram com o caso do desapontamento de 22 de outubro de 1844 o transcurso do tempo em 1844 foi seguido de um período de grande prova para os que ainda mantinham a fé do advento seu único alívio no que dizia respeito ao determinar sua verdadeira posição era a luz que lhes dirigia o Espírito ao santuário celestial alguns renunciaram à fé na contagem anterior dos períodos proféticos e atribuíram a forças humanas ou satânicas a poderosa influência do Espírito Santo que acompanhara o movimento adventista outra classe sustentava firmemente que o Senhor os guiara na experiência porque passaram e como esperassem vigiassem e orassem a fim de conhecer a vontade de Deus viram que seu grande sumo sacerdote começara a desempenhar outra parte do ministério e seguindo pela fé foram levados a ver também a obra final da igreja obtiveram mais clara compreensão das mensagens do primeiro e segundo anjos e ficaram habilitados a receber e dar ao mundo a solene advertência do terceiro anjo de Apocalipse capítulo 14 o grande conflito página 431 certas referências à porta aberta e a porta fechada ocorrem nesta obra nas páginas 42 a 45 isto só se compreende corretamente à luz do contexto da experiência de nossos crentes primitivos não muito tempo depois do desapontamento os pioneiros viram que com quanto houvesse os que pela definitiva rejeição da luz haviam fechado a porta de sua salvação muitos havia que não tinham ouvido a mensagem nem a rejeitado e esses poderiam tirar benefício das providências tomadas para a salvação dos homens nos idos de 1850 esses pontos se apresentaram claramente então também começaram a abrir-se oportunidades para a apresentação das três mensagens angélicas o preconceito estava desaparecendo ellen White olhando retrospectivamente para sua experiência após o desapontamento escreveu: "Era naquele tempo quase impossível obter acesso a descrentes o desapontamento de 1844 confundia a mente de muitos e não davam ouvido a qualquer explanação do caso review and Herald de 20 de novembro de 1883 mas em 1851 o pastor White pôde relatar: "Agora está aberta quase por toda parte a porta para apresentar a verdade e estão preparados para ler as publicações muitos que Dantes não tinham interesse para investigar" review Herald de 19 de agosto de 1851 convite para a organização da igreja mas com essas novas oportunidades e com número maior de pessoas aceitando a mensagem insinuaram-se em seu meio alguns elementos discordantes se esses não tivessem sido detidos a obra teria sido grandemente prejudicada mas aqui de novo vemos a providência de Deus a guiar seu povo pois em 24 de dezembro de 1850 numa visão dada a White refere-nos ela vi quão grandioso e santo é Deus disse o anjo ande com cuidado diante dele pois ele é alto e sublime e o secto de sua glória enche o templo vê que no céu tudo está em perfeita ordem" disse o anjo vede vós Cristo é a cabeça movei-vos em ordem movei-vos em ordem tende um significado para cada coisa disse o anjo vede vós e sabei quão perfeita quão bela é a ordem no céu segue-a manuscrito 11 de Ellen White 1850 tomou tempo levar os crentes em geral a apreciar as necessidades e o valor da ordem evangélica o passado de sua vida nas igrejas protestantes das quais se haviam separado levou-os a ser cautelosos exceto nos lugares onde era muito evidente a necessidade prática o temor de animar a formalidade manteve os crentes afastados da organização eclesiástica só um decênio após a visão de 1850 é que afinal se efetuaram planos mais amadurecidos para a organização sem dúvida um fator de primeira importância para levar à maturação os esforços foi um compreensivo capítulo intitulado Ordem Evangélica publicado no Supplement do The Christian Experience ands of Allel White isso aparece nesta obra nas páginas 97 a 104 em 1860 em conjunto com a organização da obra de publicações escolheu-se um nome alguns optaram pelo nome Igreja de Deus julgando-o apropriado mas prevaleceu a opinião de que o nome devia refletir os distintivos ensinos da igreja adotaram o nome de adventista do sétimo dia no ano seguinte alguns grupos de crentes organizaram-se em igrejas e no Michigan se formou uma associação estadual logo houve várias associações estaduais então em maio de 1863 organizou-se a Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia isso foi 5 anos após a publicação dos primeiros escritos já nos referimos à mudança da obra de publicações de Rockschester Nova York para Battle Creek Michigan em novembro de 1855 o pastor White e esposa estabeleceram-se em Battle Creek e depois que a obra ficou bem estabelecida lá foi-lhes possível continuar suas viagens pelo campo foi por ocasião de uma visita ao estado de Ohio em fevereiro e março de 1858 que foi dada à Senora White a importante visão do grande conflito na escola pública de Let Groove o relato dessa visão que levou 2 horas encontra-se em Life Skats páginas 161 e 162 em setembro de 1858 foi publicado Spiritual Gifts volume 1 o grande conflito entre Cristo e seus anjos e Satanás e seus anjos as pequenas publicações dos primeiros 15 anos da obra da senora White deviam seguir-se muitos livros maiores tratando de muitos assuntos de suma importância aos que guardam os mandamentos de Deus e tm a fé de Jesus Cristo não obstante os primeiros escritos serão especialmente caros ao coração dos adventistas do sétimo dia depositários das publicações de LNG White o Washington DC março de 1963

Audiolivro Primeiros Escritos por Ellen Gould White.nnTexto: https://egwwritings.org/?ref=pt_PEnÁudio: http://ellenwhiteaudio.org/pt/egw/primeiros-escritos/nVídeo: http://www.youtube.com/playlist?list=PL7DBBC8A6DE68E23AnAdquira o livro impresso: https://www.cpb.com.br/produto/detalhe/5250/primeiros-escritos---encadernadonn¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤nnCapítulos:nn00 - Prefácio Histórico: https://youtu.be/pCFmJAqOxkYn01 - Experiência e Visões - Minha Primeira Visão: https://youtu.be/Pq2KOA2MyKcn02 - Visões Subseqüentes: https://youtu.be/YRyvG6gnHacn03 - O Selamento: https://youtu.be/M_UWHZTvCeUn04 - O Amor de Deus por Seu Povo: https://youtu.be/7FNaOZcbvk0n05 - O Abalo das Potestades do Céu: https://youtu.be/StvHVU7sHoIn06 - A Porta Aberta e a Porta Fechada: https://youtu.be/c5k_lDGQbwkn07 - A Prova de Nossa Fé: https://youtu.be/u6bAsA8wwAwn08 - Ao Pequeno Rebanho: https://youtu.be/KjErFumrnc8n09 - As Últimas Pragas e o Juízo: https://youtu.be/Yj7IhNZwzson10 - Fim dos 2.300 Dias: https://youtu.be/mcKTuj7LhKEn11 - O Dever em Face do Tempo de Angústia: https://youtu.be/mkzy2WMuGDUn12 - As “Batidas Misteriosas”: https://youtu.be/N02MtrAmuFAn13 - Os Mensageiros: https://youtu.be/N35LIEhuIvgn14 - O Sinal da Besta: https://youtu.be/lipuUwV9-EIn15 - Cego Guiando Cego: https://youtu.be/qh1aapM1AE4n16 - Preparação Para o Fim: https://youtu.be/odXqoHZNVGQn17 - Oração e Fé: https://youtu.be/ca-7GceombIn18 - O Tempo do Ajuntamento: https://youtu.be/Kakuk3hHOoEn19 - Os Sonhos da Sra. White: https://youtu.be/U5OrxcCU6jYn20 - O Sonho Sobre Guilherme Miller: https://youtu.be/n7G7hC7kQPAn21 - Suplemento - Explanação: https://youtu.be/KHpaKtWbGzEn22 - A Ordem Evangélica: https://youtu.be/M9EhTL1wN50n23 - Dificuldades da Igreja: https://youtu.be/otKTxRjFfAkn24 - Esperança da Igreja: https://youtu.be/509MwxWyXG0n25 - Preparação Para a Vinda de Cristo: https://youtu.be/L_h4NhGuJ7Qn26 - Fidelidade em Reuniões de Testemunhos: https://youtu.be/WN7kzZgMrBUn27 - Aos Inexperientes: https://youtu.be/Q8YPoMiknawn28 - Abnegação: https://youtu.be/yQrC83N-CN4n29 - Irreverência: https://youtu.be/s7UIVQWvK54n30 - Falsos Pastores: https://youtu.be/TJXcMfpoohsn31 - Dom de Deus ao Homem: https://youtu.be/Y9mhEdaZSe0n32 - Dons Espirituais - Introdução: https://youtu.be/NgRJP9TrcSEn33 - A Queda de Satanás: https://youtu.be/6TMLA7JxXu4n34 - A Queda do Homem: https://youtu.be/jl3iHnXEnc8n35 - O Plano de Salvação: https://youtu.be/BO146uArWJMn36 - O Primeiro Advento de Cristo: https://youtu.be/Zo3kR87FzS4n37 - O Ministério de Cristo: https://youtu.be/RSukTzkfq9An38 - A Transfiguração: https://youtu.be/LNgMuoOE-F4n39 - A Traição: https://youtu.be/hid8KuXxzxAn40 - O Julgamento de Cristo: https://youtu.be/upXbWOAwwjon41 - A Crucifixão de Cristo: https://youtu.be/jQ7skjI-ekIn42 - A Ressurreição de Cristo: https://youtu.be/8CSDO_3bfVEn43 - A Ascenção de Cristo: https://youtu.be/pZtMonksj3In44 - Os Discípulos de Cristo: https://youtu.be/lMI4qiw8I80n45 - A Morte de Estevão: https://youtu.be/oVpJz3Emwkwn46 - A Conversão de Saulo: https://youtu.be/MijUhGoV5yUn47 - Os Judeus Decidem Matar a Paulo: https://youtu.be/TKyfCCNbYn4n48 - Paulo Visita Jerusalém: https://youtu.be/hRfc9ZwxO7cn49 - A Grande Apostasia: https://youtu.be/b2G4UD0_eiwn50 - O Mistério da Iniqüidade: https://youtu.be/XQlbAXh-JLIn51 - Morte, Não Vida Eterna em Miséria: https://youtu.be/fnuvkYHEoKgn52 - A Reforma: https://youtu.be/a7FJttLmmeMn53 - União da Igreja com o Mundo: https://youtu.be/BGQ1VWsV3r0n54 - Guilherme Miller: https://youtu.be/h8MSDv9bThUn55 - A Mensagem do Primeiro Anjo: https://youtu.be/mG6a-170-OYn56 - A Mensagem do Segundo Anjo: https://youtu.be/4G-XqZvztUwn57 - O Movimento do Advento Ilustrado: https://youtu.be/eiizhsd7C88n58 - Outra Ilustração: https://youtu.be/yT72EHZw1CQn59 - O Santuário: https://youtu.be/P-DLRi3xfTkn60 - A Mensagem do Terceiro Anjo: https://youtu.be/U3jErnw0EuMn61 - Uma Firme Plataforma: https://youtu.be/i__Oy7JJKvUn62 - O Espiritismo: https://youtu.be/M5NlEiaeiPcn63 - Cobiça: https://youtu.be/RF1SgA548NQn64 - A Sacudidura: https://youtu.be/-OmVCknl6qEn65 - Os Pecados de Babilônia: https://youtu.be/ukkTtRnEoZ8n66 - O Alto Clamor: https://youtu.be/sB1GIfCbZBAn67 - A Terceira Mensagem Encerrada: https://youtu.be/dMLUZcnPbron68 - O Tempo de Angústia: https://youtu.be/dgbv34IqsIcn69 - O Livramento dos Santos: https://youtu.be/efKtcjJXvmIn70 - A Recompensa dos Santos: https://youtu.be/DOd_HVDBb60n71 - A Terra Desolada: https://youtu.be/rZvakGYkEW4n72 - A Segunda Ressurreição: https://youtu.be/973JMOlSQGEn73 - A Segunda Morte: https://youtu.be/-DwqypBVzgknnLista de Reprodução: http://www.youtube.com/playlist?list=PL7DBBC8A6DE68E23Ann¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤nnOuça outros Audiolivros: https://www.youtube.com/user/AVozdoTerceiroAnj0/playlists?view=50u0026sort=ddu0026shelf_id=1nn¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤nnDeus abençoe.

Ficha Técnica e Modo de uso:


PREVISÃO DE LANÇAMENTO: 23/08/2024.
Nessa coletânea encontram-se importantes textos de Lacan veiculados entre 1928 e 1935, nunca antes reunidos em livro.
Com abertura assinada por Jacques-Alain Miller, Primeiros escritos inclui a publicação bilíngue francês-português de uma tradução de Freud feita por Lacan.
Antes de ser psicanalista, Lacan foi psiquiatra.
Seus primeiros escritos convidam a uma leitura a posteriori.
O que eles nos ensinam sobre a formação do futuro analista? Sua clínica está enraizada na unicidade do caso.
Este é sempre escolhido por sua singularidade - é preciso que ele apresente um caráter original, uma atipicidade.
Poderíamos reconhecer aqui, de imediato, uma orientação para o um por um imposta pela prática da psicanálise.
A singularidade do caso encontra-se no nível do detalhe clínico, circunscrito com uma preocupação de precisão levada ao extremo da minúcia.
Mais tarde, Lacan manifestará seu gosto pela fidelidade ao envelope formal do sintoma.
Três outros traços constituem indícios do futuro: o uso da palavra estrutura para designar a organização de uma entidade formando um todo e separada da noção de desenvolvimento, a importância concedida à análise dos escritos dos doentes, e, a partir daí, a conexão estabelecida do sintoma com a criação literária.