Ficha Técnica e Modo de uso:
e aí oi e aí pessoal tudo bem hoje vamos aprender uma daquelas lições que valem para a vida toda as estratégias de operações a operação é onde as coisas acontecem aonde tu produza onde tu presta o serviço é onde as pessoas arregaçam as mangas e fazem as coisas acontecer para atender bem seu cliente e aqui onde são tomadas as principais decisões que vão impactar nas receitas nos cursos nas despesas e na lucratividade do negócio de vocês a estratégia de operações se desenha a partir dos seus objetivos como tudo na vida os objetivos de desempenho mostram a verdadeira contribuição das operações para o negócio primeiro grande objetivo custo pessoal como operações gasta muito é muito comum se ter a idade que operações simplesmente são custos não operações são valor agregado então é claro que um dos objetivos é a produtividade ou seja fazer mais com menos é comum nós temos o desempenho relacionados a redução de custos em operações é saudável faz com que as pessoas reflitam como podemos fazer melhor e mais gastando menos e outro ponto importante pessoal com custos menores eu consigo ofertar um melhor preço para os meus clientes aqui a gente tira vantagem competitiva em preço velocidade cada vez mais nesse mundo que nós estamos vivendo velocidade será importante pessoal eu quero receber logo a minha comida delivery eu quero ser rapidamente atendido no hospital na clínica velocidade é vantagem competitiva isso pressupõe redução de lead times ou seja o tempo em que as operações são realizadas e é uma contribuição cada vez mais expressiva qualidade pessoal não podemos esquecer da qualidade qualidade continua sendo uma estratégia eu me diferencio que entra pesquisa que entra desenvolvimento para poder ofertar um produto ou serviço uma vez melhor que eu possa dizer de boca cheia o meu produto realmente é superior ao do concorrente com isso eu posso ter vantagens em preço mas principalmente na fidelização dos meus clientes flexibilidade pessoal outro dos objetivos de desempenho cada vez mais priorizadas pelas empresas em função dos novos tempos eu tenho que ter a capacidade de mudar tudo não deu plano a vai o plano b não deu plano b vai planos e tudo isso também com uma certa velocidade mas transformar as minhas potencialidades a gosto do cliente a qualquer hora flexibilidade significa personalizar cada vez mais o produto a gosto do cliente ofertar variedades distintas para o cliente não é fácil mas nesse mundo onde cada vez mais se quer fugir do comum as pessoas vão valorizar cada vez mais a flexibilidade e confiabilidade pessoal palavra-chave hoje em dia processos confiáveis produtos e serviços confiáveis o quê que significa isso não confundo com velocidade que velocidade aqui está como sinônimo de rapidez aqui eu estou falando de terminar no prazo acordado se eu prometi entregar a obra em seis meses tudo pronto e acabado que seja em seis meses isso é confiabilidade ea credibilidade entregar exatamente e na hora certa aquilo que o cliente pediu ser confiável é ser preciso e não enrolar é transmitido segurança de que realmente as coisas vão funcionar observe pessoal esses objetivos estão inter-relacionados não dá para obter tudo muitas vezes eu tenho que sacrificar custo e nome da qualidade em nome da confiabilidade mas a grande habilidade a estratégia vencedora está em conciliar esses objetivos de uma forma em que ele se compensa em de acordo com as necessidades do meu mercado em função disso eu vou adecuar qual o objetivo principal pessoal aqui um exemplo estou pensando em montar a pizzaria do marcão o meu objetivo de desempenho é entregar uma pizza em qualquer lugar da cidade de santa cruz do sul em no máximo 20 minutos aqui o objetivo de desempenho é velocidade mas não lhe qualquer jeito com o padrão de qualidade da pizzaria do marcão tão nesses tempos de pandemias onde as pessoas cada vez mais consomem produtos delivery eu quero ser o destaque pessoal existem quatro perspectivas da estratégia de operações primeira perspectiva top-down é a vontade da direção aquilo que vende em cima perspectiva bottom-up é aquela que vem de baixo baseada na experiência da minha equipe da competência no aprendizado organizacional a perspectiva das exigências de mercado eu tenho que ter a capacidade de me alinhar as exigências do mercado e com isso ser sempre o destaque no atendimento das suas necessidades daquele perfil dos clientes mais valorizam e a perspectiva dos recursos de operação os recursos são limitados não posso dar o passo maior que a perna então muitas vezes eu também posso conceber estratégias adequadas a esses recursos respeitando esses limites e ainda assim ter estratégias competitivas vamos ver com mais detalhes então está aqui pessoal a perspectiva top-down é o que a empresa deseja que as operações façam um exemplo no caso de uma grande organização é o desdobramento de estratégias corporativas de expansão da capacidade em objetivos funcionais onde cada unidade de negócio vai ter a sua contribuição na expansão dessa capacidade produtiva a perspectiva butantã e experiência diária sugere que as operações deveriam fazer é um caso das estratégias emergentes pessoal como muitas que estão surgindo agora nessa época de pandemia muitas coisas não são planejadas não são previstas isso me impede de conceber estratégia não eu posso ter uma estratégia de resposta rápida para possuir capacidade excedente terceirizando fazendo parcerias com fornecedores os requisitos de mercado o que o posicionamento de mercado requer que as operações façam exemplo definir objetivos a partir de necessidades de consumidores do ciclo de vida do produto aquilo que a gente aprende lá no marketing e principalmente né pessoal as ações dos concorrentes eles também estão jogando o mesmo campeonato que eu em função dos movimentos deles eu vou me posicionar e eu tenho que saber de antemão que eles vão se posicionar em função dos meus movimentos e os recursos e operações pessoal o que os recursos e restrições das operações podem fazer a palavra restrição vocês vão vir falar muito prometo exemplo explorar as competências e capacidades ociosas para ofertar novos produtos ou serviços que que eu posso fazer agora se aquele equipamento aquele veículo que antes e situações normais eu usava que que eu posso fazer com esse recurso agora tá ali de repente uma estratégia oferecer um novo produto novo serviço ou um serviço agregado e de alguma forma possa reduzir custos ou fidelizar clientes desta forma eu aproveito o meu o curso agora vamos para o exemplo da perspectiva estratégia da pizzaria do marcão olha só que que eu tô levantando através do meu marketing clientes não gostam de esperar muito por comida delivery todas as pizzarias da cidade entrego em 40 minutos ou mais eu fiz esse levantamento os principais concorrentes nivelam sim qualidade-preço então todo mundo sabe fazer uma boa pizza e todo mundo tem bom preço para essa sua boa pizza assegurando entregue em 20 minutos meu restaurante terá vantagem competitiva já que eu estou nivelado em qualidade-preço vou tirar vantagem então na velocidade como já falei para vocês então pessoal a partir desta análise estamos falando da perspectiva das exigências de mercado pessoal em função de objetivos de desempenho e das perspectivas que mais influenciam na minha estratégia eu vou tomando decisões decisões de caráter estratégico de vão impactar minha vida não apenas no dia de amanhã ou na próxima semana boa tarde nos próximos meses nos próximos anos a estratégia sempre tem uma perspectiva de médio e principalmente de longo prazo então vamos ver alguns tipos essa lista não se esgota a gente pegou conforme alguns autores primeira grande decisão estratégica as decisões derivadas da previsão de demanda falando aqui do longo prazo previsão de demanda não é adivinhação é uma técnica que a gente usa para poder se posicionar em relação ao meu crescimento ou declínio de algum mercado ao longo dos próximos meses e anos planejamento de produtos e processos produto não sai de graça pessoal precisa de processo o processo de transformação então são as duas coisas isso aí exige pessoas especializadas para conseguir fazer o produto e o processo a ponto de atender essa demanda em volume em qualidade e em custo para isso pessoal eu tenho que investir em tecnologia de produção é uma das decisões hoje em dia mais importantes portanto eu tenho que saber escolher ao longo desse curso vocês também ver em ninhos para que a gente possa escolher a tecnologia mais compatível com os meus objetivos de desempenho planejamento da capacidade de longo prazo eu posso optar por simplesmente acompanhar a demanda de uma forma atrasada eu espero a demanda surgir vou lá e planejo um incremento de capacidade por exemplo mas eu também posso me antecipar a demanda para ter alguns ganhos de escala para ter capacidade de orar outras utilidades decisões de localização pessoal um local mal escolhido se vai ser central se vai ser mais afastado decisão também que decreta o estado de coisas para os próximos anos na vida da minha empresa e aqui eu coloquei humildemente o layout das instalações pessoal botei um asterisco aqui porque não está na listinha do gaiter freezer mas está na listinha do marcão na meu juízo modestamente entendo que a decisão de como eu vou montar o layout das minhas instalações e vai ser em linha em u e vai ser para o processo do produto influencia na tua competência e aí na tua produtividade influencia no resto da vida da tua empresa a gente costuma dizer depois que os equipamentos as instalações as máquinas estão chumbadas no chão é difícil mudar de uma hora para outra então é uma decisão que tem que ser muito bem pensada pessoal no nosso curso aqui a única coisa que a gente não vai tratar mais aprofundadamente o planejamento de produtos e processos do que fazem parte da disciplina de gestão da qualidade que vocês têm aqui conosco também no então pessoal vamos ver aplicabilidade de só que agora na pizzaria do marcão olhem só previsão de demanda fui lá usei técnicas estatísticas e cheguei à conclusão que é possível apostar com boa probabilidade de acerto no momento de cinquenta por cento do meu volume de vendas no ano um e sem por cento a partir da mesma base no ano dois planejamento de processos o meu produto já está projetado não pretendo mudar então eu vou me dedicar o planejamento de processos como farei isso o processo que eu estou desenhando tem este percurso aqui o pedido cai direto e são mais próximo aciona automaticamente o estoque de massas e recheios prontos que eu já voltei lá prepara as em cinco minutos no máximo e entrega em 15 minutos em qualquer lugar da cidade isso aqui é impossível não porque já existem restaurantes que conseguem fazer isso infelizmente não e santa cruz é você o primeiro tecnologia tudo bem para conseguir esse processo aqui eu preciso tecnologia claro que eu preciso de tecnologia e tem que ser uma tecnologia muito competente tem o que que eu vou fazer eu vou desenvolver um aplicativo para pedidos tipo ifood ou vou me associar os aplicativos já existentes o que interessa é ver se essa tecnologia o quanto ela pode me ajudar na velocidade vou ter um estoque automatizado hoje em dia a gente já consegue fazer isso com pequenos estoques não há necessidade de grandes armazéns vou ter uma preparação semi-automatizada para ter aquele toque da mão do pizzaiolo mas uma parte a parte de elaboração da massa e dos recheios pré-prontos eu posso ao tomar um forno de alto desempenho para que a pizza seja assada em poucos minutos e um aplicativo para o a visão tônus tipo uber aonde eles saberão através do mesmo que que já tá pronto aonde está o pedido que mas eu vou usar gps o que tá mais próximo do local onde ele se posicionam então ele já podem otimizar em cima de uma última entrega todas as demais que eles tem que fazer para mim olha só pessoal isso aqui não é nenhum sonho pode ser feito sim com tecnologia no caso de planejamento de capacidade de longo prazo eu vou acompanhar a demanda ou seja a minha capacidade produtiva e equipamentos em tamanho do forno em pessoas vai aumentando eu tenho essa possibilidade com alguns cuidados no planejamento do processo se a demanda não acontecer eu não perco nada ea localização das instalações pessoal eu vou trabalhar com 5 unidades uma matriz no centro da cidade de santa cruz e vou colocar fases de atendimento devidamente instaladas com estoque preparo e forno na região norte da cidade na região sul na região leste e na região oeste em a falsidade não é tão grande moro aqui no norte da cidade e eu atendo cliente no sul consigo ir em dias normais em 15:20 atravessando de norte a sul agora se eu tiver localizações espalhadas nesses pontos estratégicos vou conseguir com isso entregar em no máximo 15 minutos ou seja se calcula que eu já fiz tá pessoal e é perfeitamente possível ainda mais um a velocidade que você sabe que esses entregadores estão falando os mais hábeis né aqueles que respeitam os sinais de trânsito e sabem como transitar nesse mundo aí de de livres que temos por aí e finalmente pessoal o layout das instalações no meu caso por produto e em linha por quê porque eu só tenho um produto pizza não há necessidade de processos diferenciados será um único processo que vai ter esse desenho aqui o pedido entra numa ponta assistiu no estoque que se conecta com a preparação que já alimenta o forno e por sua vez faz a liberação para entrega aí claro que eu vou acionar profissionais da igreja e aqui o processo flua para que não de atravessamentos para que não desperdice para que eu ganho em produtividade e eu consigo fazer tudo isso a partir da entrada do pedido em no máximo cinco minutos pessoal pode parecer um sonho mas a domino's pizza nos estados unidos consegue fazer isso inclusive eles tem como grande argumento de vendas a cada minuto de atraso em relação ao a entrega prometida um dólar a menos do preço olha só que vantagem eu quero chegar nesse ponto com amigos seria se alguém de vocês quer ser meu sócio aqui na pizzaria do marcão sintam-se à vontade é só fazer um plano de negócio e a gente já vai saber quanto vamos ter que investir qual retorno investimento mas com certeza será uma pizzaria das mais competitivas sem uma boa estratégia de operação equilibrada a exemplo do que nós estamos sugerindo aqui não tem vantagem competitiva e sem vantagem competitiva não tem venda diferenciada e sem vida diferenciada não tem lucro estratégia vencedora é isso muito bem pessoal então eu espero que é aproveitar dessa aula e lembre-se sempre conexão altíssima com o mundo da gestão financeira para a gente poder apurar o identificar os investimentos os custos fixos custos variáveis as receitas previstas e com isso projetar fluxos de caixa e fazer a famosa análise do retorno do investimento não existe nenhum projeto estratégico no mundo que se sustente sem uma boa análise de investimento caso contrário é chute espero que vocês então tenham levado algumas boas sessões dessa nossa aula e vamos adiante o grande abraço a todos e e aí
Informações do Produto: :Explicação sobre a estratégia de operações, com ênfase nos objetivos de desempenho, perspectivas da estratégia e principais decisões estratégicas em operações. Aplicação em uma pizzaria. Vídeo da série
PREVISÃO DE LANÇAMENTO: 11/12/2024.
Gestão integrada da produção e operações com as redes de empresas: teoria e prática aplicadas em 40 casos surge a partir das necessidades demandadas por estudantes, professores e empreendedores por uma obra que preencha a lacuna de um livro com sólida base teórica e, ao mesmo tempo, permeado com casos práticos aplicados.
A gestão integrada posiciona-se como tópico emergente do planejamento estratégico, tático e operacional das organizações produtivas em que os autores, valendo-se de suas trajetórias nos ambientes acadêmico e corporativo, apresentam situações reais do cotidiano empresarial, que são resolvidas e contextualizadas nas soluções, evidenciando a aplicabilidade e os quesitos vinculados entre a teoria e a prática, por intermédio de: - casos reais com suporte de problemas resolvidos, - ilustrações de situações vivenciadas no dia a dia das organizações, - boxes com conclusões, - práticas de gestão envolvendo o planejamento agregado, e - casos resolvidos com apoio da ferramenta Solver do Excel.
Gestão integrada da produção e operações com as redes de empresas: teoria e prática aplicadas em 40 casos surge a partir das necessidades demandadas por estudantes, professores e empreendedores por uma obra que preencha a lacuna de um livro com sólida base teórica e, ao mesmo tempo, permeado com casos práticos aplicados.
A gestão integrada posiciona-se como tópico emergente do planejamento estratégico, tático e operacional das organizações produtivas em que os autores, valendo-se de suas trajetórias nos ambientes acadêmico e corporativo, apresentam situações reais do cotidiano empresarial, que são resolvidas e contextualizadas nas soluções, evidenciando a aplicabilidade e os quesitos vinculados entre a teoria e a prática, por intermédio de: casos reais com suporte de problemas resolvidos; ilustrações de situações vivenciadas no dia a dia das organizações; boxes com conclusões; práticas de gestão envolvendo o planejamento agregado; e casos resolvidos com apoio da ferramenta Solver do Excel.