Livros > Literatura > Crítica, Teoria e Ensaios Literários >
Fragmentos Opiniões E Miscelânea
Histórico de preços
Ficha Técnica e Modo de uso:
Para aqueles que só conhecem sua literatura infantil, o Lobato que escreve para adultos é um observador curioso, dono de uma prosa rápida, agradável, cheia de ironia e mesmo alguma maldade para com os adversários.
Este é o autor que aparece inteiro em Fragmentos, Opiniões e Miscelâneas, três obras reunidas pela primeira vez em volume único pela Editora Globo.
Elas haviam sido publicadas em meados dos anos 1940, mas em volumes diferentes, muito embora Fragmentos, Opiniões e Miscelâneas sejam interligados pelas temáticas e pelo estilo.
O volume que agora chega às livrarias tem 76 textos.
Fragmentos é parte de um diário infelizmente inacabado no qual predominam os pequenos parágrafos, com argutas observações do cotidiano daquela época.
A ele segue-se Opiniões, composto por artigos publicados em jornais na época do presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil em constante estado de sítio, e mereceu as mais corajosas críticas de Lobato.
Por fim, Miscelâneas mostra o autor no estado mais puro de sua criação o eclético, que fala sobre cotação da moeda, traz relatos de viagens, comenta a Segunda Guerra Mundial e o que mais se passa em seu tempo.
O leitor vai encontrar neste livro, ainda que por vezes apenas entrevisto, um Monteiro Lobato desconhecido da maioria do público não só o autor infantil de sucesso, que até hoje mantém uma legião de fãs do Sítio do Picapau Amarelo; não apenas o militante engajado da campanha do petróleo e de tantas outras.
.
.
Entre as viagens, as atribulações do homem público, surge também o Lobato da vida familiar complicada pela doença do filho, do paciente tradutor a trabalhar em silêncio na escrivaninha, do cidadão que vai ao centro de São Paulo e encontra (sim, isto era possível naquela época!) os amigos.
E é uma grande experiência fruir desta companhia, desta presença que o texto evoca, e que apenas a boa literatura é capaz de proporcionar.