você sabe o que é o google analytics optimization diniz especialista em marketing digital tenham todas as certificações globo em web e tem inclusive certificação em google analytics mas acima de tudo eu sou uma pessoa completamente apaixonada por métricas porque eu acredito seguinte aquilo que eu não posso mensurar eu não posso melhorar então se tem uma hora que eu vou gravar com a felicidade do tamanho do mundo essa aula quando a gente fala sobre o google analytics primeiro esquece a partir da ferramenta depois eu vou falar da ferramenta nessa aula bom mas faltou alguma coisa muito importante é a gente está falando de métricas então o que eu quero quando penso em métricas eu quero entender o que está acontecendo eu quero saber o que está acontecendo pra ver se estou no caminho certo ou não e principalmente para ter informações para a tomada de decisão cerveja e 50 mil reais em campanha só quero saber se deu certo ou não eu vou olhar métricas elas vão me dizer se está dando certo se eu posso continuar investindo ou seu jogo e 50 mil reais fora então quando a gente fala sobre o google analytics nada mais é do que uma ferramenta gratuita do google gratuita entre aspas né eu sempre falo quando alguém é gratuito é porque o produto é você então por que o facebook é gratuito porque o produto não sei por que o google é gratuito porque o produto você desculpa se você não tinha pensado nisso mas alguém tem que dizer se esse alguém talvez tenha sido eu então por isso que eu falo gratuito netão google analytics é uma ferramenta gratuita que você coloca lá um código não tem o site já esse inclusive como estou há alguma analytics aqui no canal ea partir disso você consegue saber muito sobre o usuário mas ele fala beleza métricas é o que eu faço com isso pra que serve isso eu sempre falo que é uma grande diferença de você pegar uma criança no colo brincar um pouquinho com ela quando ela chorar ea falar à toma que o filho é teu diferente de na hora que ela começa a chorar washington ainda não filho meu não dá pra notar por uma pessoa ainda fala fazendo que estava com métricas cara métricas exatamente isso métricas ou filho é ter um filho não é ladrão ainda não entende é que há uma grande diferença entre você olhar para uma métrica e você ser o responsável por essa métrica ua imagine que você decidiu olhar todas as métricas do google analytics a pior coisa que se pode fazer na sua vida porque não faz o menor sentido ninguém olha todas as métricas apreço que muita gente não tem sucesso do google analytics quantas vezes já ouvimos falar poxa não tem um monte de aula por lá que eu vou fazer com aquilo e eu pergunto mas por que você fez isso fala tem um monte de relatório ao tentar a todo fala quem disse para você se encontrar todos os relatórios a ele não lógico que não métricas normalmente você olha de 3 a 5 porque como eu falei há uma grande diferença entre olhar e ser responsável e o que eu quero dizer com ser responsável se eu sou um gerente por exemplo de marca uma empresa eu preciso me preocupar com a meta de vendas a greve no setor de marketing ok mas preciso me preocupar com a quantidade de links que geram para vendas eu preciso me preocupar com o custo de aquisição por cliente e preciso me preocupar por exemplo com a quantidade de leite que eu já sou aí são essas três métricas para ter um monte de coisa para fazer que seu olho para o volume de oportunidades que o gerente o time de vendas e não tava tendo agora vou ter que rebolar eu vou ter que fazer uma live eu vou ter que tirar o material gratuito vou ter que parar e meio vou te fazer alguma coisa porque eu sou responsável por aquela métrica é diferente de você chegar aqui e fazer mais ou menos assim ó imagina que eu tô aqui com o painel do relatório na minha frente é o óleo falou cara é a meta de vendas não vai bater mas tá tudo bem porque eu sou tornando a métrica não existe esse é o cara que fala toma que o filho é teu é diferente do cara que fala o pai não é filha meu então quem vai ter que bater a meta sou eu quem vai ter que bater a meta de geração de leads sou eu seu custo de aquisição de clientes é no máximo mil eu estou gastando 1.500 que 1.500 quem vai ter que resolver isso sou eu então esse inclusive é o grande motivo de não ter sucesso com métricas e principalmente com o analytics então primeira grande lição desse vídeo de ter vários insights aqui nesse vídeo quando a gente fala sobre métricas o normal é você cuidar de três a cinco metros sem responsável por essas métricas de 3 a 5 por que você é o cara que vai correta mas para que elas funcionem e principalmente para que todas as metas acerca dela você consiga alcançar neste momento todos pensavam acabou ganhando mas como é que o escolheu essas 35 métricas é simples primeiro ver o objetivo da empresa quero crescer 10% ao ano para isso tem que crescer quase 1% ao mês o que eu preciso fazer para crescer 1% ao mês talvez gerar mais leite ok então minha primeira grande meta é a geração de leads só que só gerar leads funciona não tem que fazer o liraa line qualificado que tem que virar uma oportunidade para vendas então vou cuidar dessas três métricas ponto final talvez só com que eu explique até aqui já tenha que dar uma clareza de como você vem olhando de maneira errada para o google analytics há anos se tem falado puxa vida estava a querer mandar todas as métricas agora já vê que não é e agora talvez uma outra pergunta adriano tem uma maneira correta de olhar para o google analytics se você está falando que eu não preciso olhar todos os relatórios têm uma maneira correta tem de maneira incrível que poucas pessoas percebem a verdade é que a maneira como o google analytics foi criado é simplesmente a forma como você já deve enxergar a jornada lá dentro então percebi na hora que você entra no google analytics e eu vou colocar uma telinha aqui do gol na liga e só para você entender o lado esquerdo de quem está olhando você tem vários pilares no chão de pilares são grupos de de relatórios então você tem o chamado público alvo você tem um que na verdade o nome é público eu adoro chamar público alvo mas não é público depois de público você tem aquisição de aquisição você tem comportamento e de comportamento você tem com versões voltando aqui para a filmagem vamos pensar público que é público alvo eu tenho aquisição eu tenho um comportamento eu tenho com versões será que isso quer dizer alguma coisa pra você em algum momento da sua vida você se queixou porque o google analytics tem esses quatro grandes pilares me passou pela cabeça é a realidade de montes vamos lá o primeiro grande pilar que é público é pra você entender olha só que mágica o público alvo e esse é o primeiro passo percebe que é o primeiro item do google analytics precisa entender a audiência quem atua audiência é homem e mulher com a faixa etária tá no brasil está fora do brasil você está no brasil está em qual estado no qual a região é um usuário que está sempre voltando pro teu site o usuário que vem uma vez ou outra vai embora é um usuário que está havendo ficando muito tempo pouco tempo tudo isso informações sobre o público alvo posso falar poxa vida no primeiro grande pilar então ele serve para um propósito muito nobre eu diria que me falar que a minha audiência exato é falar quinta público alvo então quer dizer que todo aquele esforço de marketing digital e criar pessoa natal dependendo da quantidade de tempo que tem o google analytics o tempo no qual falar grande parte da tua pessoa tá lá levar as coisas que não estão é claro mas muita coisa tá lá e aí tem o seguinte imagina você está aqui com o teu painel de relatório e você entendeu quem é o público alvo qual é o próximo passo dentro de uma jornada de uma pessoa que está se preocupando com métricas olha dano seria saber quem é a minha audiência não é público alvo então deixa eu ver será que é saber como ela chega o pai então vamos lá eu sei que meu público alvo mas como esse público chegou até mim fala boa pergunta como esse público me conheceu o que trouxe ele para cá isso a aquisição é o segundo pilar dos painéis do google primeiro você entende quem é seu público alvo depois você entende como esse público-alvo chegou até você então esse painel vai te dar essa informação o cara vê o primeiro hotel público alvo que você entendeu que ele é meio do facebook veio do youtube ver o ad veio de maneira orgânica então olha como a coisa vai ficando clara o google a maneira que ser traz clareza desde que você saiba a forma correta de olhar e ele porque você passou por isso você já entendeu duas grandes coisas quem é tão público alvo e como ele chega até você cara aqui você já sabe para quem anunciar para quem não anunciar já sabe como você fala com essa audiência você sabe se é jovem se ela não é você sabe em que lugar do brasil está se consegue inclusive priorizar regiões do brasil quanto à campanha você sabe qual é o canal que está dando certo imagina você como profissional que está vendo dez mil reais sendo investido todo mês uma parte no instagram uma batida no youtube uma página no facebook e na hora que você olha o relatório de aquisição fala cara facebook está no melhor retorno para a grana em todo oeste e toca essa grana no facebook seriam clareza porque você viu aquisição como essa galera chega até você é quando chega nesse ponto não se sabe o público alvo sabe aquisição e aí vem a pergunta é legal mas sim eu já sei quem vem e como vem que esse cara faz quando chega no meu site opa o que ele faz é o que o comportamento é por isso que o terceiro pilar do google analytics é comportamento eu sei quem é eu sei como veio agora quer saber o que ele faz e aí eu entendo o comportamento dele o que é o comportamento o analytics pensa já na área de compra lá você vai ver toda a jornada dele até à meta de compra ou de geração de leads o engajamento de leds têm em forma de você descobrir jornada no cliente mas um analista que está lá se ele já foi bem configurado claro aí também não vai fazer de maneira automática e aí quando chego no entendimento do comportamento olha o nível de clareza que eu chego eu sei quem é sei como vem e sei o que faz e fica faltando só uma coisa é qual é a variável que está faltando aqui para ainda não sei quem é e como veio seu que como se comporta no site mas o botafogo tem uma coisa que comprar aquisição eu vou saber o que me compra que material e converte que book baixa então aqui eu completo a visão estratégica de análise quem é como vem como se comporta e o que compra no meu site por isso que ele é dividido em quatro grandes pilares é assim que se olha então quando você for olhar para o gol na liga novamente primeira pergunta o que você quer saber aquela conhecer ao público alvo o primeiro grande lá está na fase de persona primeiro pela cara quer saber o que está dando certo trazendo os melhores livros aquisição quer saber o que esse cara faz quando entro no site é o comportamento dele comportamento mas o que esse cara compra aquisição viu como é simples o que seria complexo você não entender isso e tem que cuidar de todas as métricas isso não existe mas talvez você não tenha clareza ainda que você tem agora e isso você está se perguntando por juliana a hora que eu entendi agora que abriu minha mente cara quer mais quer aprender mais sobre métricas fica tranquilo veio uma leva gigantesca sobre vídeos de métricas e sobre outros assuntos tão relevantes quanto de marketing digital aqui no canal eu só quero pedir duas coisas esse vídeo fez sentido para você citou aprender alguma coisa com esse vídeo faz duas coisinhas simples que não vão gostar nada pra você curtir verdade da unmik cara é um clique em um botão que vai dar um clique que está aqui embaixo você vai me ajudar muito vai ajudar o canal vai me deixar super feliz pra continuar compartilhando conteúdo com você e se você sabe que ela tem alguém que vai precisar desse conteúdo fosse aquele teu grupo não sabe que é totalmente focado em aprender em crescimento pode ser um grupo no facebook da faculdade que você participa compartilha você continuar ajudando o canal a crescer e eu continuo cada vez mais gerando conteúdo de valor para você estamos combinados tão grande abraço para você vejo você em várias outras vezes aqui no canal até lá
Entenda o que é o Google Analytics e como olhar as principais métricas da ferramenta.nn▶ MEUS CURSOSnn🔥MÁQUINA DE TRÁFEGO E CONVERSÃO ↴n▶ https://pv.maquinadetrafegoeconversao.com.br/campaign/youtube-venda-mtc-perpetuo-descricao?utm_term=02-01-2019-google-analytics-o-que-e-e-como-olhar-metricasnn✅ CURSOS E MATERIAIS GRATUITOSnhttps://links.adrianogianini.com.br/3p1XJptnn---------------nnO que é o Google Analytics e como olhar as métricas geradas pela ferramenta?nnCom a alta competitividade no ambiente online, cada vez mais as empresas buscam fortalecer suas ações de Marketing Digital. Campanhas e anúncios precisam ser bem estruturados, persuasivos e certeiros para que deem o resultado desejado e não haja desperdício de verba.nnMas como saber o que realmente funciona e o que não funciona? É necessário ter essa análise para continuar com as ações que performam e, ao mesmo tempo, parar com o que não traz conversões no geral.nnA resposta é simples: é necessário que você mensure dados e informações de campanhas anteriores. Com esses relatórios em mãos, será possível elaborar e executar estratégias cada vez melhores, mais otimizadas e mais assertivas.nnUma das ferramentas que possibilitam essa coleta de dados é o Google Analytics. Essas informações são geradas através de métricas disponibilizadas na própria plataforma. Métricas são estatísticas gerais que te ajudam a visualizar desempenhos.nnSabendo olhar as métricas mais importantes para o seu negócio, toda tomada de decisão será embasada em análises reais e, consequentemente, terá mais controle sobre sua empresa. Desta forma, conseguirá alavancar suas vendas e conversões.nnNeste vídeo você entenderá mais sobre o Google Analytics e como a ferramenta é tão essencial para o Marketing Digital. Além disso, também aprenderá a analisar as métricas relevantes para o seu negócio.nnDê o play e ótimos insights!nn▶ O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE VÍDEO: n0:00 – O que é Google Analyticsn0:33 – Entendendo métricas para tomada de decisõesn2:12 – Quantas métricas precisam ser analisadas?n4:32 – Como definir as principais métricasn5:18 – Como interpretar de forma correta o Google Analyticsn6:38 – Entenda sobre a aba Público-alvo no Google Analyticsn7:36 – Entenda sobre a aba Aquisição no Google Analyticsn9:26 – Entenda sobre a aba Comportamento no Google Analyticsn10:19 – Entenda sobre a aba Conversões no Google Analyticsnn▶ ASSISTA TAMBÉMnQUANDO O GOOGLE ADS NÃO BASTA E VOCÊ PRECISA DO ANALYTICSnhttps://www.youtube.com/watch?v=0F9oUpNdYxAnnCOMO DEFINIR METAS NO GOOGLE ANALYTICSnhttps://www.youtube.com/watch?v=ghOfrd3iJb4nn7 SEGREDOS DO ANALYTICS PARA PERFORMAR NO GOOGLE ADSnhttps://www.youtube.com/watch?v=2b-8B3EPxronn▶ INSCREVA-SE NO CANALnhttps://www.youtube.com/channel/UCY604V3ytYXdNTAxJbdfznAnn------------------------nn👊SIGAM-ME ↴n▶ Cursos Gratuitos: http://bit.ly/materiaisagn▶ Jornada Google Ads: https://bit.ly/3hKtsqDn▶ Instagram: @adrianogianinin▶ Blog: https://bit.ly/3kWikJ5n▶ Grupo exclusivo no Telegram: https://t.me/adrianogianininn#GoogleAnalytics #OqueEGoogleAnalytics #ComoFuncionaOGoogleAnalytics #GoogleAds #AdrianoGianini #MarketingDigital #GoogleAnalyticsParaIniciantes #GoogleAnalyticsTutorial
Ficha Técnica e Modo de uso:
PREVISÃO DE LANÇAMENTO: 10/08/2024. Aprenda Google Analytics Por que o Google Analytics 4 é o modelo de dados mais moderno disponível para a análise de marketing digital? Em vez de simplesmente apresentar relatórios do que aconteceu, as novas integrações em nuvem do GA4 permitem mais ativação de dados, vinculando dados online e offline em todos os nossos fluxos para fornecer dados de marketing de ponta a ponta. Este livro prático o preparará para o futuro do marketing digital demonstrando como o GA4 provê suporte para essas integrações adicionais em nuvem. O autor, Mark Edmondson, desenvolvedor especializado do Google para Google Analytics e Google Cloud, apresenta uma visão geral concisa, porém abrangente, do GA4 e de suas integrações em nuvem. Analistas de dados, negócios e marketing aprenderão as principais facetas do poderoso e novo modelo analítico do GA4, com tópicos que incluem arquitetura, estratégia, ingestão, armazenamento e modelagem de dados. Você verá casos de uso de ativação de dados comuns e obterá a orientação de que precisa para implementá-los. Você aprenderá: ° Como o Google Cloud é integrado ao GA4. °Quais casos de uso as integrações do GA4 podem permitir. °As habilidades e os recursos necessários para criar as integrações de GA4. ° Quanta coleta de dados de GA4 é necessária para permitir casos de uso. ° O processo de elaborar fluxos de dados desde a estratégia ao armazenamento, à modelagem e à ativação de dados. ° Como adaptar os casos de uso para se adequarem às necessidades do seu negócio. Aprenda Google Analytics nos ajuda a usar cada item da caixa de ferramentas não apenas para entender nossos dados, mas criar a vantagem competitiva de ativar nossos dados para gerar valor e crescimento. - Melinda Schiera, estrategista analítica