Livros > Filosofia >
Crítica Da Razão Pura
Altura : 16 cm
Histórico de preços
Ficha Técnica e Modo de uso:
Publicada pela primeira vez em 1781, a Crítica da Razão Pura é um divisor de águas da filosofia ocidental, que revolucionou a forma como percebemos e lidamos com o conhecimento.
Em sua longa e complexa gênese, a estrutura e o argumento aqui propostos por Kant traçam as fronteiras do conhecimento humano ao delinear um afastamento radical das formas de concepção precedentes, contrastando-as com os esboços de sua filosofia transcendental, e tornar-se uma influência inevitável aos movimentos filosóficos subsequentes.
Uma das obras mais conceituadas da filosofia de todos os tempos, a Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant, é leitura obrigatória para todos os que almejam investigar em profundidade a filosofia do conhecimento.
Como quem comprou avalia este produto
April 22 2025
Bom, no fim das contas é no seguinte, foi um malabarismo imenso pra dizer duas coisa 1 o homem não é uma tábua rasa. 2 o conhecimento se faz tanto pelos meios empíricos, ou pela percepção do mundo, mas se faz , acima de tudo, pela reflexão desses fenômenos. O resto é enrolação. Só careceu explicar mesmo o que é esses homem transcende em essência
April 22 2025
Por que os conservadores americanos dizem que o começo da decadência no mundo teve início em Kant?
April 22 2025
Mestre e a ideia de que Marx é um Hegeliano de esquerda? Como isso se dá?
April 22 2025
Está ponte seria a cosmovisão que cada um tem e nesse sentido a verdade percebida poderia ser relativa e sendo relativa como a prática seria possível? Será que mesmo sendo percebido o fenômeno, o mesmo em si, não traria algo que torne a repetição possível em outros ambientes e feitos por outras pessoas?
April 22 2025
Não vejo diferença: tanto Descartes, Sartre, Huserl; todos abordaram este problema: a fenomenologia. Tudo foi em vão. Não há com responder esta pergunta ou resolver esta dúvida. Descartes chega ao final e é obrigado a aceitar o Bom Dieu.
April 22 2025
A física moderna do Século XX mostra que o mundo não é mostrado para nós. Nem o homem entende o mundo e nem o mundo se deixa ser percebido. Vamos perguntar para Kant o que ele acha do salto quântico? O que Kant pensaria ao ver Einstein mostrar que não existe força gravitacional? Nós percebemos a gravidade, e a gravidade se mostra para nós, mas é bem possível que ela não exista.
Se perguntarmos: qual é (ontologicamente) a diferença entre uma carga positiva e uma carga negativa?
Será que Kant responderia? A ciência não pergunta o que é o mundo (ontologia) a ciência quer saber se uma teoria funciona ou não. Uma máquina não é, uma máquina funciona.
Todo pensamento científico gira em torna da funcionalidade e não em torno da ontologia. Logo, toda obra de Kant é inócua. Repare: como provar os preceitos de Kant, de Sartre, de Husserl, de Descartes?
Portanto, estamos diante de apenas especulações bem redigidas e argumentadas. Acho que os pré-socráticos iriam gostar disso. Sócrates e Platão ficariam apavorados. E Aristóteles tentaria encontrar uma solução para o paradoxo como ele sempre fez, ele explica um paradoxo criando outro paradoxo para explicar o primeiro. E o pior é que Aristóteles não percebe isso e fica satisfeito com sua explicação. Misericórdia!!!
April 22 2025
Gostei! Foi uma boa explicação, apenas com poucos minutos dá pra perceber essa obra quase na sua totalidade, foi bacana mesmo.
April 22 2025
Excelente explicação, vou reler esse livro com outros olhos, pois confesso que dá primeira vez fiquei sem entender muitas coisas. Tem gente que acha a obra de Nietzsche dificil, mas perto de Kant, ela é muito simples de entender. Aliás, Nietzsche foi um dos primeiros críticos de Kant, apesar de ter sido um admirador dele no início de sua vida acadêmica.
April 22 2025
No caso todo ser humano tem um aparato, que filtra a experiência e transforma em conhecimento e isso faz com que a gente não veja o mundo como ele realmente é?
April 22 2025
Seu vídeo foi incrível! Sou estudante do terceirão do ensino médio e não conseguia entender por nada a crítica da razão pura, mas você fez parecer até fácil! Valeu professor ganhou meu inscrito
April 22 2025
Ôpa! A barreira para epistemologia marxista não é a " ideologia" mas, o estranhamento, a alienação que os homens têm em não se reconhecerem como fazendo parte da natureza e das mudanças que nela produz. A ideologia é apenas um substrato desse estranhamento.11 Tese sobre Ludwig Feuerbach
April 22 2025
Alguém sabe em qual obra está a frase "Lembra-te de esquecer" / "Lembre-se de esquecer" ?
April 22 2025
Por que não faz um curso online (infoproduto) sobre o Kant?
April 22 2025
Pra eu ler esse livro, eu acho que preciso de um professor pra dar uma pausa à cada parágrafo do livro kkkkk
April 22 2025
os teus videos sao os melhores, os únicos que me fazem entender filosofia!!!
April 22 2025
professor, assiste seu vídeo, que achei sensacional. Fui dar uma olhada na Critica da razão pura de kant, e me ajuda aqui: quando diz sobre o conhecimento a priori, ou seja, aquele que existe antes da experiência. não consigo imaginar nenhum conhecimento que não tenha antes passado pelos sentidos, ou seja, pela experiência. me ajuda ai.
April 22 2025
EXELENTE CONTEUDO, AMEI. APRENDI MAIS EM 15MIN QUE EM TODO O SEMESTRE
April 22 2025
"Eu conhecer o mundo" e "o mundo ser conhecido por mim" não é uma tautologia?
April 22 2025
Excelente. Explicação com as bases da comunicação que são; simplicidade, clareza e objetividade.
April 22 2025
Além do mais há o juízo analítico impuro que, apesar de ser independente da experiência, precisa ser investigado para chegar a uma conclusão
April 22 2025
Estou amando seu canal, mesmo sendo um curioso por filosofia,e saber que vc é um anchietense como eu.
April 22 2025
A critica da razao pura no final verifica que impurezas agregam se à razão
April 22 2025
Excelente comentario. Na verdade foi o melhor comentario sobre Kant.
E como você pedio sugestão, será que você poderia fazer um video comentando sobre o filosofo Pascual e Séneca? Obrigado!
April 22 2025
Pelo que você explicou perfeitamente, a obra de Immanuel Kant, "Crítica da Razão Pura", e as ideias de Jean Piaget sobre a Abstração Reflexiva têm algumas conexões interessantes. O que acha? veja.
Kant, em sua obra, explora o papel da razão pura na formação do nosso conhecimento, legal. Ele argumenta que a razão pura pode nos permitir formar novas ideias, mas não pode provar que essas ideias são reais. Ele distingue entre o conhecimento a priori, que é independente da experiência, e o conhecimento a posteriori, que é derivado da experiência. Acho que é isso, pelo que entendi!
Por outro lado, Piaget, um psicólogo do desenvolvimento, propôs a ideia de abstração reflexiva. Segundo ele, a abstração reflexiva é um processo pelo qual as crianças (e os adultos) formam novos conceitos com base em seu conhecimento e experiência existentes. Opa!!!! Aqui que é a interecção.
Tanto Kant quanto Piaget estão interessados em como formamos conceitos e conhecimentos. Ambos reconhecem que nosso entendimento não é apenas um reflexo passivo do mundo, mas uma atividade ativa de construção e organização. No entanto, eles diferem em suas visões sobre o papel da experiência! Certo? Para Kant, algumas formas de conhecimento (a priori) são independentes da experiência. Para Piaget, toda a aprendizagem é enraizada na experiência. Vê aí se eu escrevi besteira Professor. Sou da Àrea da Matemática, estamos alinhados.
April 22 2025
O que dizer dos postulados matemáticos (verdades primeiras sem demostrações), seria razão pura? um juizo sintético - a priori - não depende de experiências (a correção do juizo análitico sobre quadrado, foi perfeito)
April 22 2025
Deus dotou todo o ser humano com a capacidade inata de discernir verdades.Verdades universais como Deus,a natureza,o mundo,a realidade.
April 22 2025
Quais as relações positivas e as relações negativas ao domínio da razão como princípio estruturador do conhecimento na era da sociedade moderna?
April 22 2025
Obra de Kant tem um tema: epistemologia -Teoria do Conhecimento, ou como o conhecimento é possível. Kant era um filósofo moderno e durante toda a modernidade e a Ciência estava evoluindo. Estavam procurando entender se o conhecimento vem da experiência (Escola Inglesa)ou da razão( Escola Francesa), empirismo ou ratio, o que levou Kant a encontrar o meio termo dessas duas experiências.
O Kant vai promover uma Revolução na Filosofia (os modernos estavam preocupados em entender como o ser humano uma revolução "copernicana."
Para Kant, a gente não tem acesso ao mundo como ele é de fato (Numeno) mas sim ao fenômeno (como eu percebo). Se o mundo nunca é mostrado, como o conhecimento é possível? Temos um aparato que nos permite conhecer e por meio desse aparato pega-se a experiência e produz o conhecimento.
Critica vem do grego " analisar cuidadosamente", razão pura (a razão em si mesma).
O juiz analitico não acrescenta conhecimento, por exemplo: "Circulo é redondo, corpo é feito de massa ", esse nao interessa ao Kant, nem o a posteriori: O café é amargo..", mas é o juizo sintetico que interessa ao Kant.
April 22 2025
Kant e Kierkgaard ajudaram bastante no desenho humano da Ética, mas como poucos lêem atualmente, a Ética têm sido confundida com moral circunstancial.
April 22 2025
Lendo agora, estou lendo com um caderno do lado para anotações.
April 22 2025
Immanuel Kant
Sua obra:a crítica da razão pura
Epistemologia: teoria do conhecimento, como o conhecimento é possível
April 22 2025
Muito bom! Parabéns pela clareza do pensamento e pela sua maneira e generosidade de oferecer isso ao mundo.
April 22 2025
A menor distância entre dois pontos é uma reta somente na geometria plana. Nas demais geometrias, espacial, analítica, geodésica, etc a menor distância entre dois pontos é uma catenária já que o espaço no mundo real é curvo. Aliás, no mundo real não existe reta; tudo é curvo.
April 22 2025
Kant via as emoções como "doenças da alma", defendendo a razão absoluta; Descartes e racionalismo influenciaram Kant a ver razão e emoção como separadas. Isso estaria correto em relação ao Idealismo Transcendental?
April 22 2025
Não tem como adquirir conhecimento sem experimentar. Mesmo que de forma inconsciente.
April 22 2025
eu no terceiro ano do ensino medio vou ter prova amanha de idealismo alemão em kant os conteudos seria os seguintes: as questões da critica da razão pura, estetica trancendental, dedução trancendental, juízos analiticos e sinteticos, a priori e aposteriori
April 22 2025
A experiência é o próprio mundo, vivenciando-a (sentindo-a), o indivíduo abstrai conceitos e tenta entendê-la através do intelecto. Aristóteles em 330 ac já explicava isso.
Pelo próprio fato de estarmos no mundo, não é possível extrair conhecimento algum, sem o alicerce que sustenta tudo e todos (A realidade). Mesmo o que Kant diz, segundo o que foi exposto no vídeo, de haver um tipo de conhecimento que *independe* da experiência, só foi possível através dos pressupostos que partem dela, e só foi possível estando nela. Logo, sempre será dependente.
Triste rumo que a filosofia moderna e pós-moderna escolheu tomar..
April 22 2025
Lógico que a galera de 20 anos . Iniciando uma graduação. Não tem maturidade suficiente pra entender. Mais pela culpa da geração perdida do que maturidade da galera.
April 22 2025
Estou aqui logo após a leitura do ESCLARECIMENTO do Kant.
E a vontade de encarar essas 500 páginas agora triplclou.
Mas como você mesmo indicou, melhor começar a escalada no Kant através de outros livros e deixar as 3 CRÍTICAS para depois.
April 22 2025
Ótima análise e explicação. Faz um vídeo sobre a filosofia de Paulo Freire. Alguns artigos americanos se referem a ele como um importante filósofo brasileiro, sendo por isso leitura obrigatória em disciplinas do instituto de educação da universidade de Harvard (na verdade, dizem que é o único autor brasileiro a compor ementários de Harvard e de outras europeias).
April 22 2025
Kant supera a teoria das causas de Aristóteles? Assim como o conceito de substância?
April 22 2025
Felipe, muito obrigado! Eu geralmente fico boiando nesses assuntos, mas com sua explicação consigo entender um pouco mais...
April 22 2025
Kant foi um gênio. A Filosofia Budista já fazia essa observação. Lógico que a filosofia budista pensa com outra linguagem.
April 22 2025
Temos que obrigar aos GOVERNOS do BRASIL a colocar a Matéria de FILOSOFIA
April 22 2025
Obrigado por explicar algo tão indigesto e ser uma enzima digestiva nesse mundo filosófico. Gostei e já vou avompanhar seus outros vídeos.
April 22 2025
Como assim nao precisa da experiencia pra saber que o quadrado tem 4 lados ? Se nao tivessemos visto a representaçao de um quadrado saberiamos quantos lados tem ? A propria matematica e os numeros vieram quando começamos a contar o gado
April 22 2025
Nao faz sentido essa razao inata , ate os pontos imaginarios pra traçar a reta é necessario estar na experiencia
April 22 2025
Só se for no sentido da racionalizacao no momento sobre a reta , sem a ideia de ponto ser inata .
April 22 2025
Ele fala da consciencia em si só pode ! Porque ate a racionalizacao do ponto e o traço precisa saber oque é um ponto e um traço , logo necessita da experiencia
April 22 2025
O conhecimento vem de ambas origens. Conhecer já diz... conhecer. O raciocinar é um recurso agregado as ferramentas do conhecimento. Sou filosofo de buteco kkkk... Abcs
April 22 2025
Quem completa esse hiato deixado por kant é kardec. Em sua codificação.
Obs . Esse é um comentário para quem é estudando e nao quem quer só criticar tudo .
É estudante e quer entender o mundo ? Então nao custa nada agregar lendo outras obras .
April 22 2025
eu lendo Niezche e ele dessa a lenha na moral kantiana... depois vem Olavo e fala que Kant é embromação mental ahah mas daqui um tempo vou ler Kant e tirar as proprias conclusoes
April 22 2025
Gostei da pergunta filosofica: como o conhecimento é possivel.. Realismo: conhecimento atraves do real, Empiristas o conhecimentos pelos sentidos... Idealismo, o conhecimento só possivel atravez da mente.. ...
April 22 2025
Bacana! Tentei aprender filosofia e estava animado, mas muitos termos são de difícil compreensão fizeram que eu desistisse, visto que começa a embolar muito e torna-se enfadonho. Principalmente quando tentamos ler um livro. O senhor teria uma dica de dicionário que fosse bem mais fácil a linguagem para um leigo entender? Obrigado e parabéns!
April 22 2025
Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨