Livros > Livro >

Livro O Lugar Do Publico

Encontraproduto.com.br - Livro O Lugar Do Publico
rastreando melhor oferta ...


R$52,00 à vista


Avaliação mais recente
4.8
Características
Marca : Outros

Histórico de preços

avatar 1 Olist
R$52.00

Ficha Técnica e Modo de uso:


O lugar do público não é uma questão nova em cultura e arte.
Desde sempre, artistas e os que pagavam para que existisse arte (a cultura existe por si mesma, quase) queriam saber se uma obra iria agradar, alcançar seus objetivos.
As respostas que encontravam eram mais imediatas e intuitivas, menos sofisticadas (lembrar que sofisticado quer dizer também falso, enganoso, artificioso) que as de hoje.
Mais tarde, por um lado, deixou-se de acreditar no valor intrínseco da arte e da cultura, que não mais comovem por si mesmas os que decidem obre ela; por outro, os instrumentos de investigação tornaram-se mais complexos e sofisticados (ou sofisticados ); terceiro, a ideia de democratização da cultura e da arte deslocou para o foco do público uma reflexão (ou política) antes voltada para o produtor, o artista.
E quarto, mais relevante, transformações tecnológicas alteraram radicalmente cultura e arte - bem como seu público, seus criadores e seu lugar na sociedade.
Este livro oferece uma visão de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de estudos de público , do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigação que corre o risco de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte.
As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos: 1) a cultura como componente de uma economia e uma sociedade em movimento , sem referentes fixos; 2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte; 3) o novo papel simbólico da cultura e da arte; 4) os novos rumos da produção, difusão e mercado da cultura; 5) as possibilidades de planejamento da cultura e da arte.
E ao lado delas, como marcas d’água de sinal contrário, as ideias que configuram as armadilhas criadas pelos estudos de público para si mesmos, a cultura e a arte: 1) a tecnocratização da política cultural e, portanto, da cultura e da arte; 2) a ideia de que o consumo da cultura e da arte pode ser medido por índices; 3) a ideia de que mais estudos estatísticos e sociológicos levarão ao perfeito equacionamento do problema da cultura ; 4) a utopia de que uma instituição cultural pode ser orientada a cumprir mais democraticamente seu papel graças ao seccionamento dos conjuntos da cultura e da arte e, em especial, de seus públicos (o local, o regional, o nacional, o de gênero , o das crenças religiosas, o das etnias.
.
.
); 5) a crença de que as pessoas procuram coisas específicas em cultura e arte e que essas coisas podem ser identificadas, quantificadas e fornecidas.
A noção de um resto cultural imponderável, essencial à cultura e mais ainda à arte, virou anátema.
Há no ar uma clara ansiedade diante da cultura e da arte manifesta na pergunta o que fazer com ela? .
A leitura deste livro na sua mão (naquilo para o que aponta) e na sua contramão (naquilo que corre por baixo dele e em sentido contrário) pode abreviar caminhos e contornar equívocos.
Especificações Título: Livro O Lugar Do Publico Autor: Eidelman, Jacqueline;Roustan, Melaine;Goldstein, B ISBN: 9788573214505 Ano: 2014 Encadernação: Brochura Páginas: 367 Área: Patrimonio Cultural Assunto: Historia;Artes, Artesanato, Desenhos Editora: Iluminuras