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ANEL DE MOTOR - FORD FIESTA/ KA 1.0 8V 1996 A 1999 ENDURA - APEX

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Marca : APEX

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falei pessoal hoje eu vou falar do motor da ford em dura nesse caso está equipando um fiesta aqui geração 4 esse motor é 1.0 é o motorzinho e saiu nos anos noventa e cinco aqui no brasil e equipou a linha ford de fiesta e ka e correr até os anos 90 e 91 onde ele deu lugar ao cetec bom a primeira coisa esse motor ele é antigo na verdade ele recebeu o nome de enduro e é nas últimas versões dele ele tem o nome de batismo inicial como o motor quente é k ele mt é de origem inglesa da forte nos anos 50 muito utilizado inclusive ele teve versão 1.6 que nunca veio para o brasil no brasil apenas a 1.0 1.314 são as características dele aí que são mais marcantes aí nessas versões a partir de 96 onde a gente tem ele já com a injeção moderna e 5 que faz da ford é ele é um motor de fluxo cruzado também ou seja aqui do lado da parte da parede corta-fogo a gente tem a admissão e do lado aqui da grade a gente tem o escape o comando desse carro no bloco não é no cabeçote é então ele ele não possui correia dentada caso ele tem uma corrente de comando mas ela é bem pequenininha vai lá no meio do motor entre o virabrequim o bloco para sincronizar é praticamente não têm manutenção nenhuma anos e quando você vai fazer efetivo é por conta disso esse carro tem vareta e tuxo como os modelos mais antigos motoro o do fusca tô do opala e etc então se a regular essa essa folga de válvula ele muda é o motor que exigem regulagem de válvulas ainda né cabeçote dele fé não é de alumínio então isso mostra mais uma vez a a origem do motor por seu motor mais antigo né eu acabei só de ferro ainda é enfim mas é muito bom é o motor que é a ford não aposentou nos anos 90 já deveria ter sido aposentado pela concorrência é ser forte já em motores mais modernos porém eles insistiram neste motor é por alguns anos em equiparou ele com com injeção uma gestão boa mesmo moderno mas ele é um motor de concepção antiga é quais são os pontos críticos desse motor principalmente nessa versão nessas versões aqui brasileiras principalmente é essa esse anti chamas aqui ele também retenha a o vapor do cárter séc na tampa de válvulas e esse vapor ele vem aqui para o filtro na caixa do filtro de ar que eu já troquei por um filtro esportivo e ele acaba tendo aqui um com uma sucção ele entra aqui na parte de baixo o filtro suga e acaba sujando pelo vapor do vapor de óleo é tão grande que limite o que acaba sujando esse sensor e esse aqui esse aqui é o sensor márcio que é o sensor full moon é de fluxo de ar e esse é que o sensor e até que o sensor de temperatura do ar então o que ocorre com isso sujando esses sensores como a injeção começa a ter de leitura então começa a aparecer a injeção começa a parecer que está entrando - usar o motor e com menos a ingesta se menos combustível e um motor vai ficando fraco é onde a maioria das pessoas que tiveram eu tenho esses carros com estes motores têm esse problema o qual começa a ficar fraco começa a incomodar bastante né outro problema que dá bastante nesse carro assim o senhor é o sensor de marcha lenta é na verdade um atuador não é censura é um atuador de marcha lenta e ele costuma suja bastante também até mesmo por conta desse caminho aqui fica totalmente impregnado ele costuma suja bastante e também travar aberto o carro fica acelerado começa a morrer né fora isso vamos lá tive que fazer uma pausa que retomando então toda essa essa essas características por ser o motor de uma tolerância é um pouco um pouco já na época antiga limite um pouco mais de hora do que os motores atuais e acaba tendo essas conseqüências de sujar sensores e atuadores né mas também não é só coisa negativa que tem a idade é um motor extremamente durável de ferro que dificilmente dá problema mecânico no motor extremamente durável com o motor extremamente econômico tanto é que ele não tem uma potência muito expressiva é 1.0 tem cerca de cinquenta e três cavalos e 1.3 que a as únicas regiões que vieram para o brasil um ponto zero 1.330 60 cavalos não é muito expressivo porém isso se traduz em economia porque acaba que a falta de potência com pensa também em falta de consumo né então é um motor também que que pode ser considerado econômico tem uma durabilidade boa são motores que tem uma durabilidade é até um pouco acima da média se dificilmente quebram né parte mecânica o que dá muito problema dos motores é a injeção e aí quando pega algum mecânico de preparado o cara vai mexer acaba estragando mais ainda acaba gastando dinheiro gastam dinheiro deixando do dono do carro de animado mas são bons motores bastante duráveis e que por incrível que pareça o motor em si exige pouca manutenção exceto com a regulagem de válvulas tem que fazer de forma periódica aí né conforme o manual do proprietário o motor em si não tem praticamente manutenção nenhuma é manter trocar o óleo manter a água no nível e não tem problema né apartida do aborrecimento mesmo fica com a injeção porém se tiver tudo certo ele não não incomoda mais o quais são as modificações que eu fiz nesse meu é meu motor que eu fiz a primeira coisa eu reposicionem olha só não sei se vai dar para perceber que o essa aqui é a saída do da válvula anti chamas do respiro do cárter reposicionem à entrada e à saída pra entrada do regional a dor aqui do carro do coletor de admissão porquê porque com isso eu mantenho aquilo limpo então está a entrada dada a vapor do cartunista após sensores o sensor não precisa ler isso na verdade era uma conveniência de entrarem no filtro mas ele pode ler pó sensor então já não tenho mais isso aqui sujando toda hora e o carro mantém aí por mais tempo esses sensores limpos né atuador de marcha lenta em ordem ea injeção completamente ordem velas reguladas pb e corpo de borboleta limpo então o motor fica como foi projetado para ficar não saiu da fábrica falhando né pessoal da fábrica andando marcha lenta bonitinho e tal eu vou mostrar pra vocês eu vou dar uma ligadinha nele eu vou mostrar pra vocês como ele funciona é redondinho quando está em ordem esse é o caso da oficina é um carro que trabalha um carro que tá aí pra nos ajudar aqui na oficina mostrar o meu tem contagiros porque a gente gosta de carro ó o contagiros vai conseguir mostrar inclusive que a marcha desta vez está totalmente gelado olha só o ponteiro da temperatura gelada está desligado do inter na oficina olha marcha lenta e um relógio vou mostrar no motor também pelo agente completamente frio hoje é um dia frio quem trocava responde bem à marcha lenta completamente estável e é isso aí pois perto e ajudar vocês aí quem tem esses carros não desanime são carros bons um casal que precisa apenas de um de um mecânico e depois ele não fica dando mais problema só precisa estar em ordem e só motores bons carros bons e uma boa ferramenta aí pra quem quer passear com a família ou para quem quer usar para o trabalho espero que tenham gostado há qualquer dúvida é só comentar num na seção de comentários um abraço a todos

Neste vídeo ilustro as caracteristicas e principais pontos fortes e pontos fracos deste motor que equipou alguns carros nacionais da Ford, entre eles Fiesta, Ka e Courier.

Ficha Técnica e Modo de uso:


APX.
AHCS10 - ANEL DE MOTOR - FORD FIESTA/ KA 1.
0 8V 1996 A 1999 ENDURA