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TENSOR CORREIA ALTERNADOR FORD COURIER-FIESTA 99.. - ZEN13388

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4.7
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Marca : ZEN

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Ficha Técnica e Modo de uso:


meus amigos do canal Fiesta dicas automotiva tudo bem com vocês Luci Mário Dantas para mais uma dica pessoal nós estamos aqui com suporte do alternador esse suporte Aqui é do Fiesta Super Charge para quem acompanha o canal sabe que nós estamos aí fazendo um projetinho para adaptar um Super Charge num Fiesta aspirado um ztec rocan aspirado então eu quero passar uma dica aqui para vocês esse aqui é o suporte do Super Charge mas também serve para o Fiesta aspirado Tá qual a de hoje sobre esse tensor aqui essa aqui é a polia do tensor mas temos aqui esse tensor Ok e nós vamos fazer aqui uma manutenção nesse tensor então eu resolvi fazer aqui um vídeo para vocês e mostrar para vocês e Como faz essa manutenção e também como substitui né o tensor tá se vende na internet somente o tensor tem alguns fiestas que Não é esse tensor aqui de mola é um tensor que é tipo uma alaninha que você puxa e depois a parafusa né aperta o parafus que tem muitos carros que usa esse tipo de de tensor mas tem muit fiestas aspirada inclusive o meu também é assim que é o 2008 é um fiest aspirado 2008 que usa esse tipo de tensor aqui ele tem uma mola aqui dentro e tem essa Poli aqui que você pressiona ela para baixo né com a chave aqui a chave 15 pressiona para baixo coloca a correia solta ela tensiona a correia a correia de acessório hoje nós vamos fazer aqui uma manutenção aqui e eu aproveitei para fazer esse vídeo e mostrar para vocês como é que troca esse tensor ou faz a manutenção nele tá ok que às vezes a sua Correia está deslizando e é falta de tensionamento na sua Correia né falta de tensão na Correia ela fica um pouco fogada e às vezes desliza e fica aquele fazendo aquele barulho um barulho chato que fica ti né a sonoplastia excelente mas é mais ou menos esse barulho Então vamos fazer aqui a manutenção tá esse tensor aqui ele tem um um descanso aqui ó veja que aqui tem um ressalto é um descanso tá ele tá aqui totalmente tensionado né aqui é totalmente tensionado e o máximo que ele vem que ele ele puxa até aqui tá então você pode puxar daqui até aqui aqui é o limite dele é o limitador coloca a correia quando solta ele volta para cá automaticamente então Quero mostrar aqui para vocês como é que funciona mais ou menos vou ver se eu consigo mostrar tá vendo aqui ó chave 15 aqui na na porca pressiona para baixo ele vai distensionar a correia e você pode tirar a correia ou colocar tá vendo Ok soltou ele tensiona o que acontece é que às vezes a mola tá cansada ou o tensor está quebrado ou até mesmo falta de lubrificação aqui pode ser que prejudique um pouco aí na tensão da correia Então a gente vai tirar eu vou ensinar aqui a vocês como é que tira isso aqui e faz manutenção ou substitui Ok tem pouco vídeo sobre isso aqui e eu quero fazer um vídeo detalhado né sobre isso aqui Então primeiramente a gente vai remover aqui né Chave 15 remove essa polia Ok remove aqui essa polia essa encaixada e aqui nós vamos ter outro parafuso parafuso torx esse parafuso torx aqui ele é justamente o que segura essa tampa aqui tá essa tampa aqui para ela não sair e o tensor não vi pular né então a gente precisa aqui tirar esse parafuso tá parafuso torx t40 aqui no meu caso chavezinha aqui torx t40 e a gente pode aqui folgar aqui ó não precisa de um aperto muito muito alto porque aqui é só para encostar mesmo vê só aqui quando eu remover isso aqui que é que vai acontecer a tendência é dele vi para fora e quando ele vier para fora essa mola aqui esse ressalto ele vai subir mais e consequentemente ele vai para cá paraa frente tá então a gente tem que ter cuidado na hora de tirar aqui então o que precisa fazer para ele não pular aqui e você terminar danificando a peça O que que eu vou fazer pega aqui o parafuso Coloca ele aqui no lugar folga aqui esse outro esse parafuso aqui ó folga ele tá quando ele tiver folgado aqui então você pode pode até folgar ou até tirá-lo mesmo tá que é que você faz eu tô com uma mão só aqui aí fica mais difícil para mim mas com as duas mãos é melhor pessoal deixei el folgado E agora o que que você faz você pega a chave você tensiona aqui deixa eu só apertar mais aqui você tensiona aqui a polia né como eu mostrei ela vai vir para cá Aí você só Puxa um pouquinho mais para cima porque já fogou aqui o parafuso Puxa um pouquinho mais para cima esse ressalto ele vai passar de volta para cá tá depois você só é tirar aqui o tensor eu vou fazer isso aqui não sei se eu vou conseguir com a mão só com a mão só não vou conseguir com as duas mã que uma seguro e a outra tensiono e puxo mais um pouquinho para cima tá aí eu vou fazer ISO aqui e já volto ó com a mão eu tensiono e com a outra o outro dedo aqui óra mão eu só vou subindo mais ele já passou pelo ressalto aqui ó vendo então S ir soltando a mola vem até aqui tá perdeu a pressão e agora a gente vai remover como vocês viram n só com a mão tensioni com outro dedo aqui eu levantei um pouquinho para cima Foi bem fácil ele subiu aqui o ressalto e veio para cá perdeu a pressão daqui você pode tirar aqui o restante do parafuso tá Não precisa se quiser tirar totalmente já de uma vez pode ser tá aqui eu fiz só para ter uma segurança a mais para ele não pular aqui fora de repente e acabar estragando a peça tá aqui ó tem essa ar ruelinha cuidado não perdê-la tirar do parafuso você já pode ó fácil só remover Ok vê só como é que está muito sujo aqui tem uma uma gracha branca que foi utilizada aqui ó tem a mola essa mola que dá a pressão o tensionamento existe uma gracha branca ao redor aqui ó tá vendo gracha Branca o ideal seria uma grainha branca para colocar de volta aqui né para poder montar novamente tá ok se você tiver uma gracha branca Você limpa deixa ela todo limpinho refaz né coloca a gracha Branca novamente e depois monta de novo se tiver sem pressão se continuar sem a pressão então é preciso trocar também essa mola mola perdeu a pressão tem que fazer a limpeza aqui também ok mostrar aqui para vocês como é aqui o sistema aqui dentro vê só aqui esse aqui também sai ess aqui também sai tá ok ó tá muito sujo por dentro ó então ISO aqui com muita sujeira Agarra e perde um pouco da pressão aqui na mola tá então é bom fazer uma limpeza lubrificar novamente e colocar Ok vejamos aqui Aqui tem esse esse tensor aqui a capa do tensor né Na realidade que tem esse esse vão aqui esse vão é justamente o local onde vai a mola tem uma mola aqui deixa eu ligar aqui a luz e aqui ó aqui fica a mola tá aqui fica o final da mola Então esse vão aqui ó ele vai justamente ali tá ok É nele que encaixa tá então você tem que ver que ele precisa ficar exatamente assim o Van a mola fic apontada para cá finalzinho da mola e quando você encaixar que o a capa vai ficar aqui que é para você justamente dar pressão para ele vir para cá Ok vou desmontar aqui para mostrar para vocês não tem errada tá pessoal tava até falando aqui para vocês que a mola tem que ficar aqui mas não tem errada porque ela só encaixa nessa posição né que é o terno da mola aqui ok então fica assim ó Ok não tem errada tá aqui a mola e tem esse essa outra parte aqui beleza já essa parte aqui ela tá virada para cá ó virada no caso para cima aqui tá ok então vou tirar aqui vou fazer uma limpeza vou limpar tudo inclusive aqui as as peças e vou lubrificar e remontar tá aí P já foi feita toda a limpeza e agora a gente vai fazer a lubrificação com essa gracha compri aqui a a gracha Branca de silicone dessa marca aqui a gente vai fazer agora a lubrificação e a montagem novamente Então vamos ter que lubrificar essa parte aqui interna tá toda essa parte interna aqui que é onde vai aqui onde ela faz esse movimento de Gira né então fica na parte aqui interna Então a gente vai lubrificar aqui tá Depois a gente vai montar aqui antes temos que também lubrificar veja aqui ó esse anelzinho aqui que ele fica nessa parte aqui de terna mesmo limpando mas ainda ficou um pouco aqui não deu para tirar usei o desengraxante H7 para poder fazer essa limpeza aqui então a gente agora vai fazer a lubrificação e vamos fazer a a remontagem do do tensor pronto usada aqui a gracha só lubrificado também lubrifiquei essa parte aqui interna e aqui como também aqui esse esse anel aqui agora pra gente fazer a montagem é simples aqui esse anel vai aqui é só encaixado tá só encaixado ele vai nessa posição aqui ó desse corte virado para cá no meu caso aqui ó só não tem erro aqui só encaixou aqui depois vem a mola tá a mola ela vai nessa posição aqui que não tem erro também deixa só ligar a luz aqui para vocês verem melhor não tem erro só encaixa nessa posição e agora a gente vem com essa parte aqui de plástico veja que a em cima tem um ressalto p só tem esse ressalto aqui esse ressalto ele vai casar aqui dentro tá Tod em volta aqui então isso aqui fica na para cima só tem uma posição de encaixar não tem como errar tá Fica para cima e vai aqui casada aqui nesse essa parte aqui ó esse ressalto casa justamente aqui tá nesse outro aqui então é só colocar aqui encaixou e agora a gente vai vir agora com o tensor né a parte do tensor veja que tem esse ressalto aqui como já mostrei que ele vai Justamente na mola ali então só a gente descer aqui ó Ok e encaixar ele aqui pronto então a gente agora vai colocar essa esse parafuso com essa arruela aqui e não vamos apertar agora a gente só vai só escorar tá tá aí pessoal para colocar lá tensionar aqui de volta vou mostrar aqui para vocês chave 15 15 MM bota aqui na porta fácil viu não tenta vir sem chave não que não vem não aí você tensiona ela aqui tá ó só tension até o local dela lá de tensão ó e baixou depois que baixou ali soltou a chave e aperta o resto do parafuso eu vou fazer isso aqui porque com uma mão só não tem como eu tensionar e baixar então vou fazer isso aqui é fácil e baixar aqui já volto tá aí pessoal tudo certo já no local parafuso apertado agora você vai colocar a polia essa polia Eu não vou usar porque ela está com problema no rolamento tá travando então vou ter que comprar outra mas é assim que se faz a manutenção no seu tensor então se o seu tensor está aí ressecado ou dando a correia com folga alguma coisa assim e o seu tensor é dessa forma é bom dar uma lubrificada uma limpada para ver se ele volta ao normal e também preservar a peça tá ok pessoal Quero aqui agradecer aos mais novos membros nós ativamos a aba de membros aí do canal do YouTube e com R 2,99 Você já se torna membro aqui desse canal terá vários benef fí como vídeo antecipado Você assiste os vídeos que ainda vão ao ar antecipadamente também você terá o selo de membro você vai nos seus comentários lá vai tá seu selo de membro aí como que você é um apoiador do canal também seu nome será citado aqui nos vídeos um salve aí para o pessoal que se torna membro aqui do canal e também você vai estar ajudando aqui o canal a concluir o Projeto Super char essa aqui é uma das peças é o suporte do da turbina né do super Charger e a gente tá fazendo essa manutenção mas aqui tá as outras peças como vocês sabem que eu já mostrei aí no canal tem várias peças ali embaixo também tem lá em cima também tem algumas peças Então é isso aí e a gente tá ativando essa aba de membro para você apoiar melhor aí o para você ter novos benefícios e também pra gente trazer novos projetos novas manutenções novas dicas para o canal então se você já gostou dessa ideia é seja membro aí faça como amigo Adriel do canal dicas do Fiesta vou deixar aí ó o link do canal do nosso amigo na descrição desse vídeo caso você ainda não conheça o canal do nosso amigo dicas do Fiesta vou deixar aí para você passar lá o cara é fera o cara posta dicas muito boa e para você lá participar e conhecer também é dicas do Fiesta meu Muito obrigado ao amigo Adriel que é membro do nosso can também o Fábio Barros que é administrador do grupo lá do telegram tá aí também apoiador do aqui do YouTube meu Muito obrigado ao Fábio que sempre está aí nos apoiando nos ajudando tanto aqui no canal como também lá no grupo do telegram meu muito obrigado também o Edilson Bass o Edilson Bas ele é membro lá do grupo do telegram também está aqui conosco meu Muito obrigado meu amigo Deus abençoe então faça aí com nossos amigos que é apoiador do canal do YouTube você também também pode ser a partir de R 2,99 com R 4,99 além desses benefícios você terá acesso vitalício ao grupo do telegram mas aqui eu vou fazer uma promoção de lançamento para quem se tornar membro com R 2,99 estarei disponibilizando apenas 10 convites 10 convites para entrar no grupo do telegram para os primeiros 10 quem entrar aí com 2,99 estarei postando o link de convite para você entrar lá no grupo do telegram Tá Ok fica combinado assim depois dos 10 convites a partir de 4,99 é que se torna membro lá também do grupo no telegram se você não deseja ser membro aqui do canal no YouTube mas deseja entrar lá no grupo do telegram tem um link aí no comentário fixado e também na descrição desse vídeo e de todos os vídeos um link para você também ter acesso ao grupo do telegram com apenas r$ 1 acesso vitalício só paga uma vez tá com r$ 1 você entra lá só paga uma vez e permanece lá o quanto desejar Claro tem algumas regras que a gente precisa também e obedecer Mas não é nada demais é algo simples que você terá também acesso ao grupo do telegram Tá ok pessoal então Deus abençoe a todos fique com Deus um forte abraço e até a próxima

Informações do Produto: :Correia Poly V ou correia de Acessórios fazendo barulho por falta de tensão? Pode ser falta de manutenção no tensor automático. Saiba como desmontar, limpar, lubrificar e montar o tensor da maneira correta. Seu carro vai agradecer essa manutenção. Tensor do Fiesta Zetec Rocam/KA/Ecosport e Focus. 🔘 GRUPO VIP NO TELEGRAM: https://botgram.club/fiesta-dicas-automotivas *OBS: Grupo se tornou VIP para filtrar melhor os novos membros que estão entrando e ajudar a trazer novos conteúdos para o Canal e melhor suporte no grupo. Taxa única e acesso vitalício! 🟡 Canal Dicas do Fiesta: https://youtube.com/@DICASDOFIESTA?si=hWLblt2EgTzPaVRy 🔴 Peças no Precinho Para o Fiesta Rocam - https://shope.ee/5V0f0nuKCu #Ford #Dica #fiesta #fordfiesta #fiestadicasautomotivas #carros #mecanica #rocam #dicas #facaemcasa #mecânico #carros #dicasdecarro #dicadecarro #diy #dicademecanico #dicasautomotivas #dicasautomotiva #mecanicaautomotiva #dicadeoficina #autodicas #oficinamecanica #tensors
ZEN13388 - TENSOR CORREIA ALTERNADOR FORD COURRIER, ECOSPORT - FORD COURRIER 1.
6 8V 00, ECOSPORT 1.
6 8V 00, ESCORT 1.
6 8V 00>02, FIESTA 1.
0 8V / 16V 99, FOCUS 1.
6 8V 03>09, KA 1.
0 / 1.
6 8V 00>14 ORIGINAL FORD 7S4Q10K018AC, ROLTENS RT6891, VETOR VT8463


Como quem comprou avalia este produto


May 08 2025

4
  DICASDOFIESTA


Top meu amigo. Aos poucos o projeto vai ganhando forma.

May 08 2025

5
  EDILSONBAZ


Vídeo top ..

May 08 2025

4
  carlosrobertosilvasilva4377


Dicas bom dia . Excelente vídeo, show de bola ! Obrigado pelo vídeo !

May 08 2025

5
  jeffreypereira


boa!

May 08 2025

4
  cimerio602


May 08 2025

3
  LucasAlves-qd6te


Top

May 08 2025

3
  marcioleandro1530


Gostei da manutenção , o vídeo ficou bem detalhado

May 08 2025

4
  Dofogaoamesa


May 08 2025

4
  canaldoka9364


Muito boa dica irmão, é sempre bom tá aprendendo, valeu é nós.

May 08 2025

3
  carvalhocarvalho6000


Que gambiarra é essa

May 08 2025

3
  nildadantas7164


May 08 2025

5
  edelsonsouza6644


Gostei da dica e eu estava precisando dessa dica tamos junto

May 08 2025

5
  arildogarcia1791


Vídeo bem explicado parabéns o meu fiesta é um 2003 super charger 1.0 8v, logo estarei trocando tensor e correia.

May 08 2025

5
  carlosalbertofaria6378


Boa tarde,parabéns pelas explicações deste vídeo,com detalhes dessa forma foi o primeiro q vi,nota 1000.Sucessos!!!!

May 08 2025

4
  samanthaluna9292


Buena explicacion ,tengo un fiesta 2005 ,y la banda se esta recorriendo hacia afuera ,en la polea tensora mañana la voya desmontar y ver si nada mas es el balero o toda la pieza,con tu video ya es mas facil,saludos desde Mexico.

May 08 2025

3
  lipinhudoae23


Fala amigo, meu fiesta Supercharger quando eu passo em um bolsao dagua a correia solta, nenhum mecânico consegue explicar vc pode me dar um auxílio

May 08 2025

3
  nivaldomonteirocosta758


Muito bom ogd

May 08 2025

4
  joaoaraujo8481


Parabéns, vídeo muito bom, bem explicado, pensava que fosse um bicho de 7 cabeça esse tencionador

May 08 2025

4
  tatucrabark7853


O tensorsinho desgraçado,nunca tinha mechido ne um,mechi uma vez e ja n gostei

May 08 2025

3
  senofi


Grande Arimário!...Sempre me salvando...Deus te abençoe e te dê muita sabedoria pra compartilhar com agente.

May 08 2025

4
  hectormonteblanco4562


Excelente video. Saludos desde México!

May 08 2025

5
  Eueu-c3j


O melhor vídeo explicativo , pois com o suporte na mão, fora do carro é melhor a visualização....dika top...obg

May 08 2025

3
  senofi


Valeu!

May 08 2025

3
  senofi


Você teria o código dessa peça pro 1.0 07/08?....sempre que preciso comprar peças pro meu tenho essa dificuldade pelo fato do face lift ter acontecido nestes anos!

May 08 2025

3
  EdiRuppenthal


Boa noite...seria igual ao focus 1.6...ano 2005....minha correia se joga para fora....é o tensionador....igual a esse...com plastico tbm

May 08 2025

4
  CarlosRaimundoVGoes


Otima dica parabéns.

May 08 2025

5
  jaimenolasco-lz3or


ES el vídeo que he visto mejor explicado gracias

May 08 2025

5
  jaimenolasco-lz3or


Muy bien explicación

May 08 2025

4
  rubensmachado3371


Muito bom Deus abençoa você e sua família parabéns

May 08 2025

5
  henriqueurias570


Gostei do conteúdo. Muito proveitoso pra mim, que tenho um fiesta 2007, assim como para outros que possui fiesta nesse modelo. Parabéns.

May 08 2025

4
  henriqueurias570


Muito bom o conteúdo. Explicação clara e muita prática. Parabéns, sucesso nos seus vídeos.

May 08 2025

4
  henriqueurias570


Muito bem explicado. Conteúdo muito proveitoso. Continue assim, divulgando aprendizado para sentenas de pessoas.

May 08 2025

3
  ricardoverde5760


Oi boa noite valeu pelas dicas de como dar a pressão na mola do tensionadoror da correia aí muito boa dica obrigado!

May 08 2025

3
  JoaoPedroHoffmann-ls9mi


Como trocar a mola do tensor da ranger power stroke

May 08 2025

3
  DanielHernandez-zi9rl


Muchas gracias me ayudaste muchísimo, no se portugués pero explicas muy bien y a detalle me as salvado la vida muchas gracias.

May 08 2025

5
  kenjitakemoto1701


Boa aula. Pensei que o ajuste era esticando e aparafusando. Entao nesse caso eh facil tirar a correia, so usar a chave 15 tirar a tensao que a correia sai. Eu tava pensando em colocar polia maior no Ar Condicionado. Assim alivia o esforco e melhora a economia.

May 08 2025

5
  kenjitakemoto1701


Falando em colocar supercharge fiquei pensando e se colocar no rocam 1.6? Mas nesse caso acho que o compressor teria que ser outro.

May 08 2025

3
  taspedaispedalboard6704


Brother muito obrigado pelo aprendizado,,

May 08 2025

4
  josesabino5533


Ótimo vídeo vou dar manutenção no meu sou eletricista eAr condicionado automotivo m boa dica ganhou m um inscrito

May 08 2025

3
  FIESTADicasAutomotivas