Livros > Literatura > Literatura Brasileira >

Pt E Governo Lula

rastreando melhor oferta ...


R$60,00 à vista


Avaliação mais recente
4.2
Características

Histórico de preços

avatar 1 Descontoaqui
R$60.00

Ficha Técnica e Modo de uso:


O Livro é resultante de uma pesquisa acadêmica em nível de pós-graduação, na Dissertação de Mestrado de Luiz Fernando Ozawa, cuja pesquisa concentrou seus estudos, basicamente, na relação Partido dos Trabalhadores e Governo Lula.
A investigação buscou esclarecer um aparente paradoxo entre o conteúdo histórico-ideológico do PT com a práxis do Governo Lula.
Originalmente entre os anos de 2005 e 2007, a pesquisa levou o título de ?Partido dos Trabalhadores e Governo Lula: dilemas e tensões ideológico-programáticas? foi aprovada em banca pública, com indicação de publicação.
O objetivo geral da pesquisa proposta era entender quais são as diferentes concepções ideológico-programáticas internamente no Partido dos Trabalhadores e como se dá a relação dessas concepções perante as políticas públicas do Governo Lula.
Na busca da confirmação ou não da hipótese de dilemas e tensões ideológicas entre o PT e o Governo, a pesquisa iniciou-se com a tomada de parâmetros na literatura contemporânea sobre o conceito de "IDEOLOGIA" com o fito de balizar teoricamente as posições identificadas durante o estudo.
Depois, resgatou-se a TRAJETÓRIA HISTÓRICA do PT, desde a conjuntura política antes da fundação e suas primeiras divergências logo depois, até a chegada de Luiz Inácio da Silva, líder máximo do partido, à Presidência da República.
Em um terceiro momento, a pesquisa tratou de investigar o funcionamento interno do Partido dos Trabalhadores e a orientação ideológica das TENDÊNCIAS, correntes e movimentos que compõe suas instâncias.
Finalmente, foram realizadas entrevistas com os CANDIDATOS à Presidência do PT das cinco Tendências mais bem votadas no Processo de Eleições Diretas (PED) realizado internamente no PT em 2005, durante a vigência do Governo Lula e às crises que sofreu (e fez sofrer).
A pesquisa discutiu, em linhas gerais, que a chegada de Lula ao Poder central do país é um marco na trajetória histórica do Partido dos Trabalhadores; trajetória essa que tem sido marcada por uma inclinação à direita acompanhada de renúncias do legado de esquerda, expulsões e desfiliações dos chamados "radicais" e, paralelamente, a ampliação do leque de alianças político-eleitorais de direita do Governo e do PT.
Agora em formato de Livro, apresenta-se como uma das mais completas obras de profunda investigação interna do PT e sua correlação e forças com o Governo Lula.