Filtre os resultados
Categorias
Livros, Revistas e Comics > Livros Físicos >
Livro Dom Casmurro
Altura : 20.5 cm
Histórico de preços
Ficha Técnica e Modo de uso:
Paixão, ciúme, amizade e adultério.
Misture tudo isso com uma boa dose de rancor, amargura e ironia, e você terá uma pequena amostra do que o espera ao abrir as páginas deste romance – um dos mais famosos da literatura brasileira.
Mais detalhes: Título: Dom CasmurroAutoria: Assis, Machado deOutros contribuidores: (Ilustrador) Freitas, KeremEditora: Editora Melhoramentos Ltda.
Selo: MelhoramentosOrigem: Be´lgicaIdioma(s): PortuguêsISBN-13: 978-85-06-06742-0ISBN: 9788506067420Edição: 1Ano: 29/09/2011Coleção: Clássicos da Literatura Brasileira e PortuguesaPáginas: 288Altura x Largura x Comprimento (cm): 20,5 x 13,5 x 1,8Peso (g): 320Formato: Livro brochura (paperback)Indicação:Idade de leitura (em anos): de 15 a 17; Idade indicada, em anos: de 15 a 17; Ensino Médio; Nível Educacional Brasileiro: Ensino Médio 1º ano, Ensino Médio 2º ano, Ensino Médio 3º anoÁrea:YF - Infantojuvenil: ficção e histórias verdadeiras, FB - Ficção: geral & literária, FBC - Ficção clássica, FS - Literatura da vida familiar, YN - Infantojuvenil: de interesse geral, YR - Material de referência infantojuvenilReferência:Amizade; Romance; medo; ciúme); Emoções (amorBISAC:FIC004000 - FICÇÃO / Clássicos;FIC000000 - FICÇÃO / Geral
Loja Oficial Livraria Leitura Unidade: Leitura Pátio Savassi – Belo Horizonte – MG - PRODUTO NOVO - ENTREGAMOS VIA MERCADO ENVIOS - DESPACHAMOS TODOS OS DIAS ÚTEIS DESCRIÇÃO DO PRODUTOPaixão, ciúme, amizade e adultério.
Misture tudo isso com uma boa dose de rancor, amargura e ironia, e você terá uma pequena amostra do que o espera ao abrir as páginas deste romance – um dos mais famosos da literatura brasileira.
FICHA TÉCNICAAutor: Machado de AssisPáginas: 288Editora: MelhoramentosIdioma: PORTUGUESISBN-13: 9788506067420ASSUNTOFicçãoDIMENSÕESAltura: 20,50cmLargura: 13,50cmEspessura: 1,80cmPeso: 0,320kgSomos diversas lojas dentro da loja oficial Leitura.
Para comprar mais de um item aproveitando o mesmo frete, confira nossos anúncios no link abaixo:https://lista.
mercadolivre.
com.
br/_CustId_645036913Copie o link e cole na barra de endereço do seu navegador de internet.
Como quem comprou avalia este produto
April 20 2025
A questão sobre um sentimento homoafetivo entre Bentinho e Escobar não tem nada haver, o livro não dá o mínimo indício disso.
April 20 2025
Concluí ontem a minha primeira leitura de Dom Casmurro (a quarta obra de Machado de Assis com que tenho contato).
Confesso ter caído na armadilha do narrador, no capítulo de abertura, e por isso não busquei no dicionário a definição de "casmurro". Mas, sabendo agora que esta palavra remete à teimosia, finalmente compreendo o motivo pelo qual Machado fez com que o narrador confessasse, já nos primeiros capítulos, uma "incoerência" sua, além de lembrá-la ao leitor nos momentos finais da história... (que inocência a minha! O homem não dá ponto sem nó!)
Trata-se da demolição da casa de sua infância, em Matacavalos, e a subsequente construção de uma casa idêntica no Engenho Novo (onde reside). Por que se dar ao trabalho de demolir a casa "original" para viver em uma "cópia"? Faço uso da famosa máxima de Heráclito para analisar este episódio: "Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tampouco o homem." Mas, em se tratando de um imóvel, salvo as alterações ocasionadas pela ação do tempo, pouco se há de ter mudado. Dessa forma, quando Santiago relata que, ao visitar a antiga casa, não a reconhece, e por isso ordena sua demolição, fica óbvia a mudança sofrida pelo personagem através dos anos. Entretanto, ao insistir em reconstruí-la em novo endereço, percebe-se o grande apego de Santiago ao passado, mas veja lá, apego ao passado de que ELE SE LEMBRA. Ele não está realmente RECONSTRUINDO, mas sim CONSTRUINDO, dando às suas memórias a forma física. Portanto, não estaria Bentinho fazendo o mesmo à Ezequiel? Não teria sido o próprio Bentinho, uma vez que notou no garoto uma semelhança qualquer com Escobar, o responsável por transformar o próprio filho na imagem viva de seu falecido amigo? E quanto à Capitu? Quantas de suas memórias permaneceram fiéis à realidade e quantas foram inconscientemente distorcidas por ele para encontrar em cada uma de suas atitudes e gestos as provas do adultério? Ora, Santiago não seria o primeiro, muito menos o último, a ser capturado pelas ARMADILHAS DA MENTE!
Quanto mais penso, mas propensa fico a acreditar na inocência de Capitu...
Dúvidas à parte, todos os que tenham lido Dom Casmurro com a devida atenção e boa vontade hão de concordar que o livro merece os títulos de "clássico" e "obra" que recebe. Na minha humilde opinião, Machado de Assis é de fato "O MAIOR QUE TEMOS".
- Ótimo vídeo, Tati! Sou sua fã ;)
April 20 2025
Gostei muito de sua apresentação, como não poderia deixar de ser. Uma pequena ressalva que faço: você diz no início do vídeo que há muitos outros aspectos para além da questão da traição ou não não traição, no entanto, você acabou falando bem mais disso do que outros aspectos. De todo modo, nem sei se daria para fugir tanto disso.
April 20 2025
Estamos numa LC de Machado de Assis... 1 livro por mês e começamos com Dom Casmurro! A discussão foi hoje e a maioria achou que Capitu...
April 20 2025
Ainda tenho Dom Casmurro da editora Ática... aquela capa lindaaaaa rsrsrs
April 20 2025
Eu li Dom Casmurro na edição da editora Panda Books e nessa edição eles explicam palavras mais difíceis e ate as referencias que o Machado usou no livro. Recomendo muito essa edição!
April 20 2025
Capitu era um piranha que deu um migué pro casmurro. Pra não perde o money. E dom casmurro é um perturbado que subjulgava a mulher, mas não largava o osso. Amo odiar esses personagens. Achei muito bem bolado.
April 20 2025
Mas suspeito que Capitu é Zé dias ... Que vive aglutinado ,sem fazer nada e comendo almoço em uma casa e janta em outra.
April 20 2025
Pra mim eu acho que esse livro de certa forma é mais do que se Capitu traiu ou não. Acredito que machado de Assis de certa forma queria mostrar o machismos da nossa sociedade. Porque passa-se e o ano e sempre Capitu foi massacrada na história. Será que se fosse Bentinho ele seria tão massacrado. Talvez essas era a moral oculta e ninguém percebeu. Mais aí e meu achismos só.
April 20 2025
Nada a ver esse negócio de Bentinho e Escobar e homossessualid@de. Que viagem
April 20 2025
Tati, você prefere as edições da Companhia das Letras ou da Ateliê Editora para a Fuvest?
April 20 2025
Livro incrível, terminei de ler hoje!
Literalmente chorei de rir no capítulo 62, “A vaca de Homero”. Primeiro com o José Dias se envaidecendo com suas próprias frases de efeito, como: “para a viagem da existência, irá ungido com os santos óleos da teologia”. Depois com os subterfúgios que o agregado e Bentinho bolavam pra este se livrar do seminário, justificando pra si mesmos que era tudo muito justo e correto. E por último, o desespero de Bentinho pra sair de lá o mais rápido possível...
April 20 2025
A maioria dos leitores se concentra na traição! Mas se você analisar outras nuance do livro tem toda uma riqueza interpretativa. Uma delas é o comportamento social e psicológico dos personagem do livro, principalmente o personagem José Dias, prima Justina e dona Gloria.
April 20 2025
Acho que ela traiu... apesar de ser uma história contada do ponto de vista do próprio Bentinho, e aquele capítulo no finalzinho do livro onde o garoto vai jantar com ele? Todo o relato que ele conta, do tipo, o menino era muito bom com os números... o menino fala como... o menino comia como... Sei lá... Apesar de existirem muitos casos de pessoas parecidas, como o caso da Capitu e a mãe da melhor amiga dela, parecer tanto assim... Sei não viu!
April 20 2025
A prova de que bentinho era estéril consiste na incapacidade de aos 23 anos não conseguir engravidar a esposa e a biologia diz que o ápice da fecundação vai dos 15 aos 25 anos.
As "feminazes" querem ludibriar as pessoas com a finalidade de endeusar Capitu e a Rede Globo, emissora mais nojenta do Brasil, fez uma série quase que defecando no personagem principalmente que é Bentinho.
April 20 2025
Bentinho, em suas memórias, tinha um José dias, agradável. Convívio com capitu e filho. Como família.
April 20 2025
Que Bentinho via coisa onde não tinha por causa do ciúme doentio, isso é verdade. Mas como a Feltrin comentou quando Bentinho volta do teatro antes de terminar e Escobar está na porta do corredor de sua casa para tratar de embargos sem importância...Outra dúvida foi no capítulo das libras esterlinas, quando ela economiza uma boa grana e seu contador foi Escobar, sem que Bentinho soubesse antes, fato esse que não provocou ciúmes em Bentinho. E José Dias, que parecia sincero em suas colocações, chamou Capitu no início de dissimulada. Dom Casmurro ainda é uma incógnita. Mas acredito que Capitu não traiu. Em uma análise minuciosa, teremos motivos de sobra que não houve traição. Começando com o título, contexto da época e modo de vida que Bentinho vivia, e por fim, é o ponto de vista contado apenas pelo por ele.
April 20 2025
A minha teoria é que o Bentinho tinha um interesse amoroso por Escobar e o ódio que o Bentinho nutriu por ele depois que o Ezequiel nasceu, foi justamente por imaginar que a Capitu teve algo com o Escobar e ele não. Acho que o Bentinho ficou com raiva da Capitu não por " trair ele", mas sim por ter tido a chance de ficar com o Escobar enquanto que ele não pôde. É minha interpretação kkkkk
April 20 2025
Na verdade o José Dias confessa que mentiu sobre ser médico homeopata.
Gosto muito do seu canal
April 20 2025
Tem uma passagem no livro onde a própria Capitu sugere abertamente que o menino Ezequiel parecia demais com o Escobar, e nesse momento Bentinho sequer desconfiava de algo, então, por que ela própria semearia essa desconfiança? Vc pode justificar dizendo que ela era dissimulada, mas era também, sobretudo, inteligente, não daria um tiro no pé. Enfim, como é um livro aberto, qualquer conclusão a que chegarmos, não estaremos errados, mas é ótimo ouvir as várias teorias que são criadas em cima dessa narrativa.
April 20 2025
Pra mim, ela não traiu... Eu sempre achei o bentinho um chato kkkk... mas é como vc falou: talvez a visão individual de mundo pode influenciar na resolução do livro
April 20 2025
Incrível como na mente de uma mulher, dois homens não podem ser amigos íntimos, eles precisam ter uma relação homoafetiva kkkkkkkkkkkkkkk chega a ser ridículo e patético.
April 20 2025
Eu perdi as minhas dúvidas quando mesmo depois de acusada de ter traído e ter tido um filho do amante, Capitu seguisse falando bem do marido, a ponto de dizer que ele era puro, um homem digno etc. Uma mulher que é acusada, injustamente, de ter tido o filho com outro não teria jamais este discurso a respeito do seu acusador, nem seguiria cheia de amores por ele, ainda mais ela que era tal forte.
April 20 2025
Pra mim, o maior agravante é a reação dela quando o Ezequiel volta ao escritório pra dizer que eles vão se atrasar pra igreja. Ela olha do menino pro retrato do Escobar e, quando o olhar dela encontra o do Bentinho, tem um choque que ela não consegue disfarçar. E ela nunca nega propriamente a traição, só joga a batata quente pra cima dele de novo, criticando ciúme, mas negar meeeesmo, não nega.
April 20 2025
Pra mim, a traição de Capitu é somente um ponto do livro. O que realmente importa é que Bentinho se traiu. E há uma confirmação na seguinte frase: "Nos quatro cantos do teto as figuras das
estações, e ao centro das paredes os medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com os nomes por baixo... Não
alcanço a razão de tais personagens." A citação de todas as figuras históricas é genial. Machado pegou personalidades cujas vidas foram decididas na traição. A vida dele toda foi pautada em traições. Ele tinha uma promessa para com Deus, e não cumpriria não fosse José Dias. Bento também olhou com segundas intenções para a mulher de Escobar. A grande questão é que Bento perdeu a narrativa da vida dele. Está lá no segundo capítulo: "O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui
recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um
homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo." Dá até para fazer ligação com o poema "Retrato", da Cecília Meireles. O que importa para Dom Casmurro é descobrir aonde ele deixou de ser Bento Santiago e se tornou esse homem. Isso torna o livro universal e só confirma a genialidade do nosso querido Joaquim Maria.
E, parabéns pelo vídeo, Tati. Excelente como sempre.
April 20 2025
No final do livro Spoilers : Bentinho ia matar Capitu mas não conseguiu , tentou se matar envenenado mas não conseguiu , tentou envenenar o seu filho Porém não conseguiu , no final ele vê seu filho grande já estudado , com toda aparência de Escobar e acabou gostando dele por lembrar muito de seu amigo entendendo que Escobar mesmo morto estava do seu lado ! Meio pisicotuco essa ideia mas dói o que senti lendo esse livro
April 20 2025
Os dois melhores livros que li até hoje são dom Casmurro e o conde de monte Cristo.
April 20 2025
Olá! Combinei com minha sobrinha que leríamos juntas, eu pela primeira vez e ela por uma demanda da escola. Pesquisando na internet sobre Dom Casmurro encontrei esse canal e me encantei! Gostaria de saber o que você acha da edição da Panda Books.
April 20 2025
Gente.. kk traiu sim .. mas também sou da teoria de que ela usou Escobar pra ajudar Bentinho a ser pai, pq ele não conseguia
April 20 2025
Com certeza impressiona o quanto se fala de " Dom Casmurro". Seis anos desde o áudio e, portanto, poucos lerão o que vou dizer. Não sei sequer se alguém tocou neste aspecto que vou indicar. Toda a resposta para a compreensão de Capitu e de que ela manteve relacoes sexuais com Escobar com quem teve o filho Ezequiel, está nesta passagem: " Capitu saiu para ir ver se o filho dormia. AO PASSAR PELO ESPELHO, CONCERTOU OS CABELOS TÃO DEMORADAMENTE QUE PARECERIA AFETAÇÃO, SE NÃO SOUBÉSSEMOS QUE ELA ERA MUITO AMIGA DE SI."
Machado aí dá a dica essencial. De resto, um livro extremamente bem escrito.
April 20 2025
Bentinho era perturbado..ela nao traiu..lembrando q é bentinho q conta a historia....
April 20 2025
Acredito sim que Capitu tenha traído e digo mais, o Bento mereceu ser traído.
April 20 2025
Achei um livro formidável, uma verdadeira obra prima. Sobre Capitu ter traído ou não, precisei reler parte do texto para verificar um ponto que me parece importante: se o texto narra que Ezequiel tem muita semelhança física com Escobar, ou se apenas os trejeitos do menino fazem Bentinho desconfiar.
Relendo parte do capítulo “O Regresso”, encontrei um trecho em que Bentinho narra seu reencontro com Ezequiel, este já adulto:
“Não me mexi; era nem mais nem menos o meu antigo e jovem companheiro do seminário de São José, um pouco mais baixo, menos cheio de corpo e, salvo as cores, que eram vivas, O MESMO ROSTO DO MEU AMIGO”.
Esse ponto pesa bastante contra Capitu. Não me recordo se há outros trechos que informam que outras pessoas também enxergavam tamanha semelhança física entre Ezequiel e Escobar.
April 20 2025
Dom Casmurro é sensacional. Luciola, do José de Alencar que é chato, mas chato... mas chato...!
April 20 2025
A história é meio dúbia, mas eu defendo a Capitú, e acho que o bentinho era um chato cego de ciúmes.
April 20 2025
Não consigo ver tanta complexidade assim. Acredito até que a história é mais simples do que todo mundo fala. O livro dá muitos indícios do caráter dos personagens. Bentinho é mimado e muitas vezes egoísta, mas Capitu é muito dissimulada e isso é mostrado em várias ocasiões durante o início do romance deles, em como ela era habilidosa em mudar o comportamento dela quando flagrados. Outro ponto que pra mim fica muito simples de identificar são os olhos azuis de Ezequiel. Nem Capitu, nem Bentinho e nenhum outro personagem tinham olhos azuis, apenas Escobar.
Também não vi esse ciúmes exagerado de Bentinho na fase adulta, pelo contrário, há momentos em que ele até mostra certo orgulho de ver os homens admirando Capitu e existem dois momentos cruciais para essa desconfiança nascer: primeiro, quando ele se sente atraído por Sancha na noite anterior a morte de Escobar e o olhar de Capitu para ele no caixão durante o velório... Pra mim a história é muito simples e houve sim traição. A mudança "sem motivos" por parte da mãe dele com Capitu, provavelmente porque ela tinha algum motivo não contado no livro (talvez ela soubesse que Bentinho era estéril), o flagra dele em Escobar na sua casa tarde da noite no dia do teatro, enfim, não consigo ver tanto mistério na história.
April 20 2025
Fiquei com muita convicção no final, quando o filho vai visitar ele no Brasil após a morte da Capitu, e Bentinho diz que era o Escobar "escarrado" lembrando dele na época do seminário e tal
April 20 2025
Essa Capitu desde criança já tinha muita astúcia para a idade de criança isso sim ...e porque não utilizaria está mesma astúcia para enganar Bento ?!
April 20 2025
Li Dim Casmurro uma dezena de vezes, mas faz anos desde a última. Logo, o que Tati chama de spoiler é super bem vindo para eu revisitar a história sem ter que relê-la.
April 20 2025
Dom Casmurro eu me bati com esse livreto na casa de minha avó paterna, entre os gibis do Fantasma e do Tarzan. Tinha eu 14 anos, e acabei por iniciar a leitura.... Achei muito estranho esse livro. Me sentia que o narrador estava a minhas costas falando...eu ein, esse tal Machado de Assis é uma espécie de Harry Potter brazuca...
April 20 2025
Amo o livro, quanto aos personagens eu achei o bentinho um c0varde no final. O que ele fez com o filho... O menino idolatrava o pai e foi abandonado. Ele sempre foi influenciável, não conseguia ter opinião ou decisão própria, tudo sempre partia dos outros, até o próprio amor por Capitu, ele só se deu conta quando ouviu os tios, a mãe e José dias falando sobre isso. Pedia soluções pros outros, pedia que os outros falassem com a mãe dele para que ele não fosse pro seminário... Sei lá. Ela pode ou não ter traído, mas boa parte do sentimento era a impotência que ele sentiu por toda sua vida e quando começaram a tentar ter 1 filho, aquilo se agravou, ainda mais vendo no Escobar a vida que ele queria, com uma filha, um casamento estável apesar das puladas de cerca do Escobar, etc. Ele sentia ciúmes e raiva sempre que via ela dando atenção a alguém, a qualquer um, seja a família dele (a mãe) ou o próprio filho. É difícil pensar na possibilidade de traição dela vendo todas essas questões dele.
April 20 2025
Será mesmo que Machado não teria deixado, nas entrelinhas, ou de maneira “codificada” a resposta para as dúvidas que ele mesmo levantou? E se a resposta já estiver no livro, esperando que alguém com uma mente tão genial quanto a do autor, a descubra e revele?
April 20 2025
Acredito que não devemos resumir este grande livro ao debate se houve ou não traição, mas apreciar a genialidade machadiana. No entanto, penso que Capitu traiu o Bentinho, não por ser uma adúltera que não amava o marido, mas porque sofria junto com ele pelo fato dele ser estéril (apesar disso não está no livro), é uma suposição. Algumas atitudes dela são muito esquisitas: na vez que o Bento chega do teatro e encontra o amigo e ela que estava "doente" bem melhor; ela destatava que o filho imitasse Escobar; quando ele fala que Ezequiel não é seu filho ela não nega, talvez por ser verdade e se sentir culpada ou por conta que ficou abismada com tamanha acusação (fica aí o questionamento). Pelas características do autor, acho que faz mais sentido a traição ser verídica, o que não isenta Bentinho de ser um paranóico ciumento e que talvez imaginou isso porque via em Escobar virtudes que ele próprio não possuía; mas quem de nós nos momentos de ciúmes não imaginamos absurdos? Talvez esse grande debate fosse o objetivo do autor que conseguiu fazer do livro um dos melhores da literatura brasileira.
April 20 2025
Estou querendo reler, mas queria comprar uma edição legal com anotações/comentários. Alguém tem alguma indicação pra me dar?
April 20 2025
Isso sem contar nos "e se..." que contém na história.
alerta: Se você não leu o livro e não quer ler spoilers, pule meu comentário.
Bentinho, pouco antes da morte de Escobar, tem um flerte com Sancha. No dia após este acontecimento, os dois casais, marcariam uma viagem à Europa jutos. Acontece que no desenrolar do livro, caso Escobar não tivesse morrido antes de marcarem essa viagem, Bentinho poderia ter traído Capitu com Sancha, o que mostra que além de paranoico, ele também era hipócrita.
April 20 2025
Traiu e não traiu estão igualmente corretos. O autor deixa o veredito para o leitor, afinal sua obra é aberta, como Umberto Eco definiu muito bem anos depois.
April 20 2025
Que-livro-chato. Terminei de ler ontem. O autor me despertou zero interesse nos personagens. Capitu traiu ou não? Não faço ideia e não faz diferença, não desperta nem o interesse de saber. Bentinho é um boboca sem graça. De Caoitu não sei dela o suficiente pra gostar ou desgostar. São pouquíssimos acontecimentos na construção, desenvolvimento dela. Achei o livro tão interessante quanto as conversas da minha mãe com as vizinhas na rua
April 20 2025
Mostra seus personagens na estante por favor.E onde vc compra? Quais os nomes dos personagens ?
April 20 2025
Eu estou relendo Dom Casmurro, da primeira vez que li eu tinha certeza que a Capitu tinha traído, mais agora relendo é mais velha creio q ela não traiu o marido. Sem fala que o Bentinho é muito influenciável pelos outros tudo ele vai perguntar pra alguém cara chato. Kkkkkk se a Capitu traiu ele mesmo, bem feito kkkkk MEU QUE CONFUSÃO, cara é perturbador.
April 20 2025
Eu já li 2 vezes p ver se mudo de idéias, e não, não gosto dos personagens, não gosto da Capitu
April 20 2025
agm sabe onde encontro essa edição capa dura da editora carambaia?
April 20 2025
Ninguem fala da troca de cartas entre o Bentinho e a irmã do Escobar né?
April 20 2025
Gente acho que eu sou a única pessoa no mundo que ama o personagem Bentinho ou Dom casmurro.
April 20 2025
Eu não acho que traiu, mas se não traiu deveria ter traído, bicho atoa do krai
April 20 2025
Bentinho era o polo ativo narcisita de um relacionamento toxico.
Coitada da moça. Sofreu na mao dele.
April 20 2025
Amei. Eu comecei a ler o livro sem um preparo inicial. E, agora necessito desse preparo. Primeiramente porque comecei a ter ranço de Bentinho, pois percebi que somente ele narra. Me senti manipulado pelo Bentinho para acreditar nele. Me incomodei por não termos outros personagens-narradores que pudessem lançar luz sobre a história. Também percebi uma conexão íntima entre Betinho e Escobar, algo além de amizade. Continuo a leitura ainda, já não acho que com 100% de certeza que Capitu o traiu…
April 20 2025
Acho que ele era esquizofrênico. Homem que cria loucuras na cabeça. Wle mw lwmbra alguém.
April 20 2025
Eu abandonei o livro esse ano, mas depois dessa resenha eu vou ler
April 20 2025
Dom Casmurro é uma obra-prima por vários motivos:
1. A estrutura nova desse romance feito de pequenos capítulos, os quais funcionam em flashback ou em prolepse,
2. A manipulação da voz narrativa, a diluição do nome do protagonista por um novo nome,
3. O permanente jogo de espelhos entre Bentinho e esse Dom Casmurro, o ator de si-mesmo que legítima uma tese de vida (o ciúme paranóico que criminaliza Capitu),
4. O lado detetivesco da história entre Bentinho e essa terrível mulher com "olhos de ressaca" que dom casmurro amou e sobre a qual, ao mesmo tempo que amou, foi decapitando (e este verbo e o nome de Capitu lançam nova pista sobre a questão machadiana: o regresso de recalcado, tema da psicologia),
5. O saboroso lance de relações humanas arruinadas pela patologia da desconfiança e o espectro da morte que sempre paira sob o triângulo da história,
6. Dom Casmurro como romance-ensaio sobre o próprio escrever literatura,
7. A condução da narrativa por um complexo narrador implicado,
8. A hipótese de este livro ser suscetível de julgamento de uma mulher: traiu ou não Capitu?
April 20 2025
Bentinho era um frouxo, se Capitu não traiu deveria ter traído. Obs que livro chato, reli novamente depois de velho para ver se minha opinião mudava.
April 20 2025
Esse livro mostra o que acontece com alguém que fica se remoendo por dentro em vez de confrontar seus problemas e demônios, olha como ele terminou no final!
April 20 2025
Estou lendo dom Casmurro, porém não vou mentir gostei muito mais do quincas Borba.
April 20 2025
Sempre defendi que Capitu não traiu Bentinho. Mas aí descubro que Machado de Assis era melhor amigo de Alencar que na vida real teve um caso com a esposa do autor, e Machado sabia da traição.
Sendo assim, será que Machado era o próprio Bentinho, e estava narrando sua vida de corno ?
April 20 2025
Dom Casmurro e Dois Irmãos são os melhores livros da língua portuguesa que eu já li