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Vendas e Marketing - Editora Manoele

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Hoje vamos falar do nosso livro marketing ambiental publicado pela Editora manoli como eu tenho feito né nos vídeos sobre os livros publicados eu comento a respeito do sumário do livro né o conteúdo que tá presente no livro e depois também eu apresento algumas ilustrações alguns modelos para que vocês tenham ideia do conteúdo do livro Ok então esse livro de marketing ambiental Se vocês forem procurar no mercado né nas livrarias como armas ou em outras mais vocês vão encontrar ou livros traduzidos né do exterior como as novas regras do marketing verde né da Jaqueline ótima que aborda muito a realidade Americana ou então vocês vão encontrar alguns livros nacionais de autores nacionais mas são poucos livros Tá talvez aí quatro cinco livros sobre essa temática de marketing ambiental o que que diferencia o nosso livro desses demais livros tanto nacionais como internacionais eu fiz um trabalho grande que foi pegar os livros de marketing tradicional principalmente os adotados por Philip kotler né que a grande referência no Marketing analisei cada um dos modelos os principais modelos né de Então vamos imaginar aqueles modelos de segmentação de mercado identificação de público alvo posicionamento de mercado né diferenciação e posicionamento de mercado quatro pesos do produto né produto preço promoção e Distribuição então todos esses modelos adotados nos livros que a gente estuda no marketing tradicional eu estudei e fui aos poucos fazer na adaptações desses modelos pensando em produtos sustentáveis tá como que os produtos sustentáveis né as práticas sustentáveis nas empresas poderiam ser encaixados especificamente nesses modelos tradicionais então a gente vai ver ao longo dessa apresentação alguns desses modelos né e suas adaptações bom a minha experiência né desses nessas adaptações primeiro formação em administração o mestrado doutorado na área ambiental trabalhar na área ambiental né da aulas na área ambiental e todos esses estudos que foram feitos Então acho que isso me ajudou a ter um pouco dessa visão né do que poderia também ser adaptado além da experiência de ter trabalhado cerca de 10 anos em empresas privadas bom então como eu sempre tenho feito né primeiro sumário do livro informações sobre o autor prefácio feito pelo por um professor de marketing da Universidade Federal de Viçosa né a apresentação e aí como eu geralmente alface eu divido o livro em partes e dentro das partes os capítulos então no capítulo primeiro temos da satisfação individual Bem Estar Social então eu venho falando marketing tradicional do marketing social das empresas e negócios sociais o marketing centrado no ser humano né o marketing 3.0 que é falado por Cotton em seu livro e aí cada capítulo vocês vão ver que tem exercícios de fixação tá múltipla escolha Capítulo segundo nelmarketing ambiental e o mercado verde então o surgimento e consolidação do marketing ambiental empresas com boas práticas ambientais e o Green Washington que é aquela lavagem verde né é a péssima mania que algumas empresas têm de querer ludibriar o consumidor dizendo que elas são sustentáveis mas quando elas não são a importância dos selos e certificações de Cunha ambiental no Marketing ambiental né e o papel do Consumidor no estabelecimento do marketing ambiental nas empresas verdes então É bem interessante porque esse livro aqui ele fala sobre marketing ambiental né ele comenta sobre a importância desse selos e certificações e o próprio livro A exemplo daquele de certificação Florestal na indústria que a gente já comentou né que também ela possui um selo da certificação Florestal que diz que as folhas né o material do livro foi certificado atendendo aspectos ambientais e sociais e econômicos na Floresta o capítulo terceiro marketing marketing seu papel na estratégia das empresas verdes então a importância da união de aspectos econômicos e ambientais na estratégia de marketing da empresa o marketing ambiental como parte da Estratégia das empresas E aí eu finalizo essa parte como modelo é um modelo de marketing ambiental o que vocês não vão encontrar em outros livros que geralmente vão descrever apenas o marketing ambiental mas sem propor modelos e sem fazer adaptações dos modelos tradicionais daqui a pouco eu vou mostrar esse modelo para vocês na parte segunda né por dentro do marketing ambiental aí a gente vai comentar no capítulo 4 formulação das estratégias de marketing para as empresas verdes então eu vou comentar a respeito da segmentação de mercado né para produtos convencionais e produtos verdes a identificação e seleção do público-alvo tanto no marketing tradicional quanto no Marketing ambiental a diferenciação e posicionamento mercado no marketing tradicional e no Marketing ambiental Então veja que para cada um desses elementos da Estratégia vão ser feitos comentários para o mercado tradicional e para o mercado verde eu vou mostrar daqui a pouco né os modelos de de cada um desses dessas estratégias no capítulo 5º aí a gente começa a falar dos quatro p's do marketing que não muda nada para o marketing ambiental né nem poderia mudar o marketing ambiental não tá reinventando a roda né o marketing ambiental é o marketing tradicional aí vocês imaginam como se fosse uma árvore com o tronco esse tronco é o marketing tradicional a ramificações são as transformações que esse marketing pode ter então uma ramificação é uma arte social a outra é o marketing digital a outra é o marketing para redes sociais a outra é o marketing ambiental mas o tronco né a base deles é o marketing tradicional Então os quatro pesos do marketing não muda só que eles são analisados a luz da sustentabilidade ambiental tão deles é o produto no Marketing ambiental surgimento da empresa verde o que que é um produto Verde a qualidade ambiental como parte do produto ampliado as associações que favorecem o reconhecimento da qualidade ambiental o preço no Marketing ambiental né a estabelecimento de um preço do preço de um produto convencional e de um produto Verde a gente vai ver que em alguns casos o produto chamado verde né sustentável Ele custa mais por exemplo produtos orgânicos Ah mas por que que ele custa mais porque ele tem todo um cuidado a mais que o produto convencional não tem mas deveria ter deveria ter muitas vezes esse produto convencional Ele custa mais barato porque ele socializa os problemas ambientais para comunidade então é um produto que gera impactos ambientais negativos que vão ser socializados para todos nós enquanto que esse produto Verde ele tem todo um cuidado com esse Impacto ambientais e todo esse cuidado custa um pouco mais tá então a gente vai falar sobre isso promoção no Marketing ambiental que muita gente chama promoção propaganda de marketing mas é só um pequeno elemento né dentro do marketing comunicação de marketing para o produtos verdes conscientização a compra de um produto Verde estratégia mix de promoção para produtos verdes o capítulo oitavo né o quarto P que não é um P na distribuição Mas seria o praça né gerenciamento de canais e rede de entrega de valor aspectos sociais ambientais para os consumidores ciclo de vida útil do produto impactos ambientais e aí Claro a gente não pode deixar de falar da logística reversa e de obsolescência programada no capítulo não há parte 3ª né o futuro dos negócios passa pelo marketing ambiental Então a gente vai falar de alguns aspectos que fortalecem esse marketing desenvolvimento de uma marca Verde estabelecimento de um sistema de gestão ambiental obtenção de certificações e selos ambientais Capítulo décimo marketing ambiental visto no horizonte né a responsabilidade social das empresas responsabilidade ambiental das práticas convencionais as práticas sustentáveis e o marketing ambiental como estratégia empresarial na última parte do livro E aí eu acho que é bem interessante né para quem dá aula para quem pesquisa que a gente tem vários estudos de caso tá então são grandes estudos de caso que vão fazer com que a gente pense tudo isso que foi estudado no livro em termos de histórias fictícias Mas algumas inspiradas em casos reais então por exemplo a gente vai pegar aqui aplicação do marketing ambiental nas empresas estudos de caso o primeiro estudo de caso aí o nome fictício né é JJ produtos orgânicos então cada estudo de caso vai ter essa estrutura descrição do empreendimento oportunidade para desenvolvimento marketing ambiental formulação da estratégia de marketing ambiental o que que é isso formulação da estratégia de marketing ambiental é o que a gente estudou aqui olha formulação de estratégias de marketing ambiental segmentação de mercado identificação e seleção do público-alvo e diferenciação em posicionamento então voltando lá então é essa é a formulação das estratégias de marketing ambiental composto de marketing ambiental aí a gente vai estar estudando os quatro p's né produto preço promoção e Distribuição então esses comentários eu estudo de caso né nesse nessa empresa fictícia a gente vai abordar essa essa formulação da estratégias e os quatro peixes pensamos produtos orgânicos o mesmo a gente vai falar para eletrodomésticos sustentáveis né para móveis certificados com certificação Florestal para cosméticos sustentáveis e para produtos reciclados Então veja o que são cinco estudos de caso perdão que vão ter a mesma estrutura vão fazer a gente pensar sobre as estratégias de marketing sobre os quatro p's e também tem questões propostas para que a gente possa refletir então produtos orgânicos eletrodomésticos mais sustentáveis móveis certificados cosméticos sustentáveis produtos reciclados E aí para finalizar aqui carros elétricos e engenharia sustentável finalizamos o Sumário do livro né com as considerações finais respostas dos exercícios de fixação para que a gente tem aqui ó cada um deles referências e um índice remissivo agora sobre os modelos então a gente tem esse modelo geral né que a gente aborda inclusive lá no livro de administração verde na qual Verde ele faz ele deve ser analisado a luz a teoria de comportamento consumidor que a gente tem um livro que só fala sobre isso o marketing ambiental que a gente tem esse livro né que a gente tá comentando aqui diferenciar o verde então certificação deles a gente tem um livro sobre isso sobre o guarda-chuva da Estratégia competitiva que a gente tem um livro de empresas verdes que eu já comentei nesse canal e que vai abordar as estratégias competitivas a marca Verde marketing relacionamento né e o que pode ser de valor para o consumidor final Então esse modelo a gente aborda aqui e aí a gente tem a formulação da estratégias eu sei que essa imagem está bem pequena então eu vou ampliar Ela dividir em dois né O que que a gente tem por exemplo segmentação de mercado então de todo o mercado a gente vai pegar segmentos que queremos atacar desse segmentos a gente identifica o público-alvo E aí a gente vem aqui para o posicionamento né então segmento a segmento B O que que a gente vai trabalhar em termos de 4p primeiro segmentação de mercado então eu pego um exemplo o produto arroz tá vou ampliar a figura aqui vamos imaginar que encontrassemos dentro e todo segmento né todos os tipos de consumidores que temos quatro segmentos segmento a Ecologia saúde solteiro sem ser superior completo e aposentados e aí a nossa empresa que produz arroz vai identificar e selecionar dois porque não dá para eu atender todo o mercado por exemplo Ecologia saúde o ar e solteiros o b E aí a gente vem diferenciar e posicionado do mercado que que eu preciso trabalhar por exemplo com o segmento que tá propenso a sustentabilidade e a saúde então eu vou ter o plantio de arroz orgânico né oferecer um produto orgânico ter certificação orgânica para que eu possa mostrar na prática que eu realmente tô Produzindo um produto orgânico Ah se é um segmento de solteiros então eu vou ter que ter embalagens menores né porque eu solteiro não vai comprar o arroz pacote de 5 kg variedade de arroz por exemplo arroz comum orgânico parboilizado Preto etc dentro do P de produto verde né a gente tem os vários níveis do produto ficou muito pequeno que eu vou ampliar também né então o produto potencial Vamos iniciar aqui do básico né benefício básico né então o arroz um produto para matar a fome um produto básico né o arroz em circo as suas características um produto esperado né então marca característica dos produtos produto ampliado e produto potencial e aqui outros elementos Pessoal esse modelo ele já existe no marketing tradicional eu fiz apenas uma adaptação com uma nova roupagem né um novo design do produto e pensando a questão sustentável por exemplo a qualidade ambiental tá isso tudo está explicado no livro o p de preço né então limite inferior de preço para poder repor os custos né daquele produto então não há lucro abaixo desse preço e um limite superior né não há demanda olha acima de determinado preço não tem como as pessoas comprarem né então algumas considerações sobre preço sobre promoção né o Pedro promoção como se a gente tivesse um alicerce de um grande Edifício esse alicerce é a propaganda promoções eventos embalagem vendas pessoais Patrocínio relações públicas marketing direto merchandising então todo esse alicerce desse prédio vai fazer com que o consumidor tenha consciência da marca tem uma imagem da marca tem a respostas positivas ou negativas que construa relações com a marca verde tá isso vai fazer com que ele tenha conhecimento da marca simpatia preferência convicção compra E aí a conscientização né E aí vai esse modelo gira vamos falar do P de praça né ou distribuição sobre a estratégia puxe e pum né então a estratégia post o fabricante ele vai ele vai resolver criar uma nova demanda no mercado então ele vai criar produtos mais sustentáveis lembra que eu falei daquelas empresas que tem as linhas convencionais e as linhas sustentáveis Então esse fabricante ele começa a criar linha sustentáveis para que ele possa empurrar essa linha de produtos sustentáveis por mercado então ele vai passar isso para o Atacadista por Varejista e o consumido essa estratégia que já existe no marketing tradicional é chamado estratégia de pressão ou de empurrar é a puxe já estratégia de atração ou pum né a de puxar já é diferente é o consumidor pelo por meio de suas organizações por meio das mídias sociais ele começa a pressionar a querer Olha eu quero linha sustentáveis de produtos eu quero comprar produtos verdes então ele pressiona o Varejista que vai pressionar o Atacadista que vai pressionar o fabricante para ele que ele ao menos cria linha sustentáveis Ah isso não ocorre ocorre sim é só vocês pensar o exemplo da Walmart a famosa rede Mundial Varejista em supermercado que pressionou os fabricantes para que criassem linhas de produtos sustentáveis para que ela pudesse oferecer esses produtos para os consumidores que já estavam exigindo Tais tipos de produtos aqui a gente tem a cadeia de demanda né então eu vou ampliar aqui a demanda acima do fabricante então fornecedores de matéria-prima de peças de informação ou os investidores né e a linha abaixo que a gente está acostumado né Atacadista Varejista consumidor aqui a gente tem o ciclo de vida do produto então impacta em cada etapa dessa fornecedor de matéria-prima transporte em cada ponto desse fabricantes Atacadistas varejistas consumidor uso do produto que nós fazemos o descarte que fazemos e o que ocorre com essas embalagens e produtos que são descartados impacto ambiental e por fim a gente tem um exercício né mental a respeito do que ocorre né empresas que não cumpre legislação ambiental e social então Digamos que são empresas que estão à margem da lei né se a atividade daquela empresa exige o cumprimento de várias legislações e ela não cumpre podemos dizer que ela está fora da lei né Então esse é o primeiro patamar no segundo patamar as empresas comprem o mínimo que é atender a legislação ambiental e social Então ela saem de um nível para outro que é o nível básico por isso que é um é um nível básico empresas que cumprem a lei um outro nível além de cumprir a lei elas possuem a certificação certificações ambientais sociais elas são voluntárias então pode entender que a empresa que tem certificações ela tá atendendo um pouco a mais do que a lei exijam muito a mais ela tá no patamar diferente então a gente faz todos os comentários a respeito disso Onde encontrar o livro Nosso de marketing ambiental vocês podem encontrar o livro físico e o e-book tá o livro físico vocês encontram na Amazon Mas se vocês digitarem no Google né marketing ambiental Editora manoli vocês vão encontrar o livro físico ou o e-book né em vários outros portais por exemplo lá na estante virtual vocês também encontram então aqui na Amazon eles deixam disponíveis apenas o livro físico vocês encontram também no site da editora manole tá que a editora que publicou o livro atualmente vendido apenas o e-book lá tá vocês podem também perguntar se tem o livro físico esse então o livro físico e-book podem encontrar nos portais e para quem é professor ou estudante né de faculdades ou universidades que são parceiras do minha biblioteca vocês vão encontrar três dos nossos livros lá esse livro de marketing ambiental publicado pela manoli o livro de certificação Florestal na indústria também da manoli e o livro administração verde que tá hoje pela pela Editora Atlas tá todos os três eles são estão disponíveis na plataforma minha biblioteca que é uma plataforma que disponibiliza esses e-books para estudantes e professores Ok eu vou colocar na descrição do vídeo mais informações sobre o livro O meu contato tá se alguém precisar perguntar alguma coisa se tiver em dúvidas coloque na descrição desse vídeo ou entre em contato comigo ok então marketing ambiental ele tem como diferencial trabalhar os modelos que já usamos no marketing tradicional que aprendemos lá na administração por exemplo então ele trabalha esses modelos a luz das questões sustentáveis Ok é o grande diferencial desse livro em relação aos livros que similares de marketing ambiental que vocês encontram por aí Ok espero que isso tenha sido útil para vocês não esqueçam de deixar um like aí nesse vídeo e agradeço a atenção e até a próxima

DADOS DO LIVROnTítulo: Marketing Ambiental nSub-título: Sustentabilidade Empresarial e Mercado VerdenEditora: ManolenAno: 2017nNúmero de páginas: 257n-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------nDIFERENCIAIS DO LIVRO: n- Um dos poucos livros no Brasil sobre Marketing Ambiental.n- Aborda a teoria de marketing tradicionalmente estudada na Administração. n- Apresenta adaptações dos modelos tradicionalmente utilizados na teoria de marketing, mas agora à luz da sustentabilidade ambiental, enfatizando, assim, a importância do marketing ambiental.n- Como os produtos sustentáveis são vistos pelos na estratégia geral das organizações.n- Estudos de caso de empresas de produtos orgânicos, eletrodomésticos mais eficientes energeticamente, móveis com certificação, cosméticos sustentáveis, produtos reciclados, carros elétricos, engenharia sustentável. São 7 estudos de caso abordando os temas anteriores com estudo da oportunidade para desenvolvimento do marketing ambiental, formulação das estratégias de marketing ambiental e do composto de marketing ambiental (4 P's). Cada estudo de caso contém questões propostas para fixação do conteúdo.n-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------nONDE COMPRAR:n- Amazon: https://www.amazon.com.br/Marketing-a...nn- Site da Manole (editora): https://www.manole.com.br/marketing-a...nn- Livraria Martins Fontes: https://www.martinsfontespaulista.com...nn- Magazine Luiza: https://www.magazineluiza.com.br/livr...nn- Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/liv...nn- Em busca no Google é possível encontrar outros portais de venda.n--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------nCONTATO COM O AUTOR:n- E-mail: adm.ricardoribeiroalves@gmail.comn- Instagram: @administracaoverdenn#marketing #marketingambiental #administracao

Ficha Técnica e Modo de uso:


Criado para pessoas que não têm tempo a perder, Vendas e Marketing é o seu guia passo a passo para conquistar uma posição de destaque no mercado.
Você aprenderá sobre pesquisa de mercado, lançamento de produto, criação de imagem, canais de distribuição, equipe de vendas e muito mais.
Desde questões visuais e de orçamento até dúvidas sobre apresentação e patrocínio, as complexidades envolvidas no processo de movimentação do seu produto serão esclarecidas neste livro com uma linguagem direta e uma apresentação visual moderna e prática.
  - ISBN: 85-204-0964-4 - Autor: Frank Loose  - Editora: Manoele - Páginas: 115 - Edição: 1° - Publicação: 199 - Idioma: Português - Formato: 18,3 cm x 25,4 cm (Largura x Comprimento)