Livros > Literatura > Romance >
Mãos De Cavalo
Histórico de preços
Ficha Técnica e Modo de uso:
Começa com capítulos curtos, escritos em terceira pessoa, que tratam de episódios aparentemente díspares: o tombo de bicicleta de um garoto de dez anos numa rua vazia da zona sul de Porto Alegre; uma partida de futebol entre adolescentes do condomínio Esplanada, também na capital gaúcha; e os preparativos de um cirurgião plástico bem-sucedido que, em companhia de um amigo, pretende viajar à Bolívia para escalar o Cerro Bonete, façanha até então inédita.
Esses acontecimentos vão aos poucos se conectando no tempo e no espaço dramáticos, e compõem uma delicada trama sobre memória, perda e culpa.
"É uma síntese de diversas histórias que guardei na cabeça durante anos, mas que vieram se transformando e atualizando ao longo do tempo", diz o autor sobre o processo de criação do livro.
"Algumas cenas e personagens têm origem em coisas que imaginava desde os dez ou doze anos de idade, muito antes de sonhar em escrever".
Segundo Galera, as primeiras três versões de Mãos de Cavalo foram jogadas fora: "Somente na quarta tentativa encontrei a forma que me pareceu ideal para desenvolver o romance até o fim".
Esse tom se manifesta numa prosa rica em detalhes, em descrições bem trabalhadas de cenas e atmosferas, nas quais a aparente placidez do cenário reforça a intensidade dos sentimentos dos personagens.
Nada é gratuito aqui: numa partida de videogame, num parto sem anestesia, na trilha sonora de uma festa de quinze anos, assiste-se à tumultuada trajetória do protagonista rumo ao cotidiano do mundo adulto, preenchido entre o sucesso profissional e o "piloto automático" de um casamento fora dos planos.
"O tema principal do livro é a identidade, a obsessão que temos por defini-la e a inutilidade geral desse esforço", diz o autor.
"Até que ponto é possível decidir como queremos ser e que imagem os outros terão de nós? Talvez definir isso racionalmente seja tão inviável quanto decidir se queremos ou não amar uma determinada pessoa.
" Diante do impasse, Mãos de Cavalo acena com um desfecho surpreendente num relato em que a tragédia se insinua a cada linha.
Como nas clássicas histórias sobre segunda chance, está em jogo a possibilidade de o covarde se transformar em herói, ou de quem sempre se definiu como "solitário e renegado" encontrar uma integração possível com o mundo.
O futuro aí apontado não é movido por certezas absolutas, mas pela grandeza de saber quando aceitar ou lutar contra as armadilhas do acaso.
Como quem comprou avalia este produto
April 22 2025
Bah, deu vontade de reler agora :)
Li esse livro em 2013 só que já não lembro de muitos detalhes do enredo, hehehe... mas uma coisa que tu disse é bem certa: ele descreve e ambienta o espaço muito bem, tanto que ao te ouvir falar sobre a história me veio à mente uma cena do Hermano, quando criança, andando de bicicleta nas ruas do bairro, "descendo" uma rua (posso estar misturando memórias, maaaas foi o que me veio no momento), uma imagem super cinematográfica pra mim, parecia que eu tava vendo ao vivo e a cores, como uma câmera andando junto :D
O "Barba ensopada de sangue foi o primeiro que li dele, já faz tempo também, mas lembro que gostei bastante, embora uma cena dele nadando e viajando infinitamente me cansou um tanto (o resto do enredo tá muito embaçado na memória, rs)... agora tenho o "Meia noite e vinte" por ler, tá na meta pra 2018, vai ser bom pra matar a saudade da escrita do autor.
April 22 2025
Eu não leio nada de literatura contemporânea, preciso começar a ler... coloquei na minha lista já essa dica, é tanta coisa que gostaria de começar a ler que não sei nem por onde começar.
April 22 2025
Também gosto muito do Galera, mas não conhecia este livro. A capa já me atraiu, aliás. Achei linda!
Estou em uma fase de muito amor e leitura de contemporâneos. Percebo que temos muitos autores bons por aí!
Anotei o título. Vou procurar!
April 22 2025
Nunca tinha ouvido falar desse livro. Achei uma estrategia narrativa interessante isto de intercalar os tempos em capitulos.
April 22 2025
Não conhecia esse livro, achei ele bem interessante e fiquei curiosa para ler, boa indicação e ótimo vídeo.
April 22 2025
Amo esse livro, realmente é fascinante! Daniel Galera fez um ótimo trabalho.
April 22 2025
Adoro livros que intercalam o tempo assim. Fiquei bem interessada, vai para minha lista !!