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Supermercado Um Não Lugar

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R$29.00
ei pessoal vamos aqui para mais um álbum super acadêmico com o professor fabiano hoje a gente vai ver uma aula sobre tecnologia falando do livro do marco g não-lugares lugares introdução antropologia da supermodernidade antes com essa a nossa esqueça-se tv no canal editar um líquido vídeo compartilhar seguir seguir sociais e é acessar o link na descrição do do meu livro dos livros certo e é importante que você além de visualizar a aula comentar também pedindo novas alças são perguntas bom é esse livro dodô marcou hoje foi escrito nos anos 70 80 e 90 a edição está em 1992 é fruto de uma série de pesquisas dele respeito da data em tonalidade relacionada com a compreensão das pessoas têm dos territórios locais e aí ele vai chegar uma série de conclusões que são bastante influentes na tecnologia contemporânea de ecologia urbana sobre como os indivíduos nas pessoas e uma sociedade de várias sociedades augusto director como as pessoas utilizam os certos lugares e que esses lugares por causa da utilização negou que a organização homogênea na utilização recorrente né utilização sempre no mesmo formato característico de um mundo globalizado faz com que esses lugares perdendo as suas identidades específicas lugar a acessar a ter uma identidade tal passa a ser um não lugar da onu de não mudar algum tempo mas eu falo ficou ea como é usado até hoje então o lugar seria um local certo é um lugar pra se dizer mas que o seu uso atribuído ao ser colocado à disposição da comunidade da sociedade e uso geral que as pessoas fazem neodi também adquirido que as pessoas fazem desse lugar em qualquer lugar do mundo em qualquer cidade é é tão característico está impregnado de semelhanças que ele acaba tendo uma universidade a bola não identidade é então qualquer lugar do mundo você tá que você entre um aeroporto ou no shopping center ou no supermercado em lugares assim que a use a freqüência que as pessoas têm é sempre o mesmo que a mesma função mesma utilidade acaba sendo segundo ele não é um lugar interessante o seguinte esses lugares apesar das identidades homogêneo porque todos são iguais senão não dá para diferenciar se você por exemplo tirar uma foto sua visita no mundo todo precisa nos shoppings do mundo proposto eu posso me tirar uma foto sua nesses lugares e você não tiver uma especificidade de identificação do local parece que está sempre no mesmo lugar é porque são todos iguais são todos muito parecidos nem sempre as mesmas coisas mas apesar disso apesar desses não lugares terem essas características de de falta de identidade por ser uma entidade como a gente é partilhada por todos é por todas as eventuais das unidades nesses lugares é é o uso que as pessoas fazem carrega uma certa identidade por exemplo todo o aeroporto do mundo tem lojinhas pra vender lembranças do local beleza todos têm se você for procurar todo o ponto tem o porto ganhou por pequena e sempre lojinha que vende é coisas referências a identidade local é é para atrair turistas tal as pessoas estão passando da boa lembrança mas mesmo todos locais tendo essas lojas cada loja vai vender coisas diferentes no local então é assim é uma heterogeneidade homogênea em todo local do aeroporto tem lojinhas que vendem produtos típicos local de origem no do da unitau aeroporto mas as coisas os nomes as referências são referência àquele local então se você está na cidade de são paulo então vocês são paulo se você achar produtos da enfermidade são paulo tipo caneca dizendo alguma coisa de são paulo ou então uma camiseta dizendo olha adoro são paulo aí você tá agora lá em nova york no aeroporto a maior proposta você vai ter uma loja se baixar caneca dizendo eu amo nova iorque camiseta dizendo que o homem nova york então veja é a mesma coisa os mesmos produtos dizendo uma coisa específica sobre o local em que cidades maiores por exemplo na cidade de salvador você vai achar é produtos específicos além das camisetas e canecas com as famosas fitas do senhor do bonfim mas assim é interessante é que a fita sobre o filho é feita em salvador é feito em outro lugar mas tem lá é claro que acho que hoje em dia você acha desse tipo de fita dizendo pedro portugal momento nem voltar do conteúdo em qualquer lugar em qualquer aeroporto do rio bom a mesma coisa vale para shopping né os shoppings eles são feitos de maneira a a a carregar as similaridades em qualquer lugar do mundo então os shoppings são feitos com as lojas âncoras os cinemas praça de alimentação e as lojas de corredores ai tem a parte de serviços à parte de entidades é de as coisas que você usa o banheiro tafani público essas coisas assim o inter foi pouco só me sentindo bem mas ainda tem geralmente junto do banheiro é ter a partir de informações em uma praça central onde geralmente se faz é se instalar a seus eventos sazonais né seja aaa a enfeites de natal ou sejam as coisas dia das crianças né hoje são joão onde tem esse tipo de coisa mas tem sempre algum tipo de evento atividade nessas praças centrais têm áreas que são 96 em que acontece também no certas coisas galeria de arte ao tem shopping que tem parques dentro né quase todo o shopping tem algum tipo de impacto um papel pequeno parque temático costa tem lá estão são as finalidades carregado em portugal dance e aí caracterizaria segundo o marca o jeito não lugar [Aplausos] então essa essa minha resenha sobre lugares tem muito a ver com o mundo com a pesquisa que eu fiz o mestrado que foi sobre grupos que se reúnem se encontra não se conhece através da internet passam a acontecer né passou a existir também fora da internet ambientes passa fácil e bem como por exemplo o shopping é é já fiz uma aula sobre essa minha pesquisa e aí o assunto de vida eles se conheciam se reuniam né através da internet nos chats todos os dias e aí três vezes por semana eles também se encontrava no shopping center um shopping só um processo específico aqui da cidade mas né é um acontecimento ele pode ser generalizado para qualquer lugar do mundo porque muitos muitas atividades sociais nesse tipo de sociabilidade encontra de pessoas acontece em shopping centers justamente por ser locais característicos dos lugares nessa nos locais aqui você pode você vai ter certeza vai encontrar uma praça de alimentação vai contra locais com a sentar no carro para ser a mim então o que seria né antigamente fora essa supermodernidade aqui o ambiente de praça pública o ambiente das igrejas né são locais em que as pessoas costumavam se encontrar para ter um tipo de sociabilidade reunião mais em em modelos na sociedade mais comunitário que todo mundo já me conhecia e esses lugares são característicos são típicos de ti é localidades urbanas modernas em que as pessoas na verdade não se conhecem são pessoas que estão se conhecendo nesse ambiente sociabilidade mas na verdade não tem uma proximidade muito familiar entre elas são pessoas na verdade estão distantes no sentido do o encontro pessoal e esses lugares eles dão uma certa segurança de ambos assim porque há uma certa impessoalidade na semelhança então quando as pessoas por exemplo se conhecem internet em site de relacionamentos depois assim irei normalmente marca os primeiros encontros em locais públicos como shopping né a restaurantes locais em que haja uma seqüência tão grande de pessoas desconhecidas que trazem uma sensação de segurança em relação ao novo né ao estranho certo então acho que é isso que eu tinha pra falar é e só lembrar a colocou no mapa já fala em um lugar só cinco locais sem digamos identidade própria é semelhante em qualquer lugar do mundo que entendeu em oposição aos jogadores familiares lugares de identidade das pessoas como por exemplo as suas casas né seus ambientes de trabalho suas coisas do dia a dia então por isso que essa essa semelhança num toda essa uma generalização globalizante daí é esse tom de falta de densidade apesar de haver especificidades como eu falei mas em qualquer lugar do mundo você sempre as mesmas coisas e aí as pessoas vão para esse lugar existe também porque sabe que tem você sabe que você chega num shopping ou no aeroporto é do mercado vai ter alguns serviços específicos de algumas coisas que sempre tem eu sempre tenho você pode contar com ela em qualquer lugar do mundo da idéia de não lugar espero que vocês tenham aproveitado ea alma e na próxima aula seja mim eu seja um vídeo convidado a gente continua nos aprendizados aqui do sul para acadêmico ser um canal de um like e clique para ver meus livros até a próxima

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Ficha Técnica e Modo de uso:


O pressuposto que norteia a investigação trabalhada neste livro é que, em supermercados no formato de redes, que apresentam a característica de não se comunicar, diferente de uma mercearia de bairro ou de um mercado municipal, nos quais o atendimento é personalizado e envolvente, as relações humanas em seu ambiente são despersonificadas, superficiais ou mesmo inexistentes.
Em uma sociedade que tende à hibridização, situação típica em cidades latino-americanas, nas quais a mestiçagem cultural é manifesta nos espaços urbanos, a compreensão de como o supermercado de rede lida com essa multiplicidade e participa de várias séries culturais permite levantar contrastes expressivos, caracterizando-o como um não lugar.