Livros > Literatura > Romance >
O Vermelho E O Negro
Histórico de preços
Ficha Técnica e Modo de uso:
O Vermelho Negro, é um romance de amores difíceis.
Julien Sorel, um jovem camponês bonito, com inteligência acima da média, aceita a carreira eclesiástica não por vocação, mas pela possibilidade de conquistar fortuna e posição social.
Ele acaba se apaixonando perdidamente por duas mulheres proibidas, ainda que tente negar.
A primeira é casada, e a segunda, da nobreza.
A cada capítulo, novas tramas fazem com que o leitor ame e odeie esse homem extremamente sedutor e disposto a tudo para apagar sua origem, mas ao mesmo tempo autêntico em suas emoções.
Como quem comprou avalia este produto
April 21 2025
Mais uma ótima história.
Tati todas as vezes que vc faz uma resenha tenho vontade de para tudo o que estou lendo e ler a sua recomendação.
April 21 2025
Um personagem nunca me fez passar tanta raiva, que homem burro meu pai do céu, ama não ama ama não ama. Eu fiquei tão aliviado quando ele foi executado
April 21 2025
Quando eu li na adolescência achei muito chato, mas acho que algumas décadas depois (rs) merece releitura
April 21 2025
Agora fiquei com vontade de reler! "O Vermelho e O Negro" é simplesmente maravilhoso! É bem "Novelão" mesmo! rsrs
April 21 2025
Acabei de ler esse livro, impressionante essa explicação da Tati, e o livro q livro (uma novela) instigante, cheio de detalhes adorei...
April 21 2025
SPOILER! por favor se não leu o livro por completo então não termine de ler este comentário! caso contrario fica por sua conta o erro de o fazer! Pois bem o que será que acontece com o filho de Julien e Mathilde, após a morte deste ultimo? Será que fora adotado por alguém ? lembrando que a Senhora de Renal ou Louise de Renal também teve seu fim após Julien. Será que Mathilde realmente o esquecera ou o abandonou como imaginara Julien? ou fora adotado por Foúque ou pelo Pai de Julien ? Estou com essa duvida em minha Mente........
April 21 2025
Excelente análise Tati! Terminei o livro ontem e interessante notar como no fim o destino do Julien foi o "mesmo" de seu ídolo, chegou ao máximo que pôde e depois perdeu tudo. Agora vou prosseguir para outro clássico do mestre Stendhal, A Cartuxa de Parma.
April 21 2025
Você falando do livro me da vontade de ler o livro e suas explicações são excelentes ainda mais esta historia me lembra casanova não sei porque? e também amo muito a matéria de historia ainda mais a historia da França
April 21 2025
Percebi que a parte romântica é mais interessante - para a maioria das pessoas - do que a maneira como a pessoa podia ascender socialmente através do clero ou do exército . O livro é muitíssimo interessante .
April 21 2025
Acabei de ler, recebi essa obra de um novo clube de livros ... Clube Literatura Clássica, é muito bom ver o seu feedback sobre a obra, muito completo, algo a acrescentar ao meu ver seria também a questão dele se dar conta lá pro final do livro as opressões que ele vivia, me pareceu que ele tomou consciência de forma mais consistente do seu lugar no final do livro, sendo julgado por pessoas burguesas somente. O lugar de fala é dos burgueses na júri. Enfim, é isso, amei amei tudo que falou, muito bom, parabéns!!
April 21 2025
Eu achei parecido com o filme dinamarquês, “Um homem de sorte” 2018.
April 21 2025
Livro incrível! Claro que chocante, mas incrível! quantas sensações... parabéns pelo canal!
April 21 2025
Confesso que o problema de autoestima do Julien e esse debate interno entre a insegurança e o orgulho me irritou muito! Realmente não consegui gostar da obra, de forma alguma é perda de tempo e recomendo a leitura.
April 21 2025
Adquiri e li este livro em 1981 (tinha 19 anos. Coincidência com o Julien?), quando me interessei pelos "clássicos". Deixei que a vida me embarcasse em uma viagem "meio sem sentido", mas com muitos afazeres, e agora, neste tempo de relativo isolamento, e após muita reflexão e "inflexão", voltei a ler os ditos clássicos e ouvir os eruditos. Peguei, ontem, o Vermelho e o Negro. Com a possibilidade de saber mais sobre o livro, coisa que em 1981 era muito difícil, cheguei aqui. Obrigado pela possibilidade de saber mais sobre.
April 21 2025
O Clube de Literatura Clássica fez uma edição fantástica desse livro.
April 21 2025
Terminei de ler o livro ontem, e vim procurar por uma resenha no seu canal. Queria ver uma opinião sobre, após eu ter formado a minha sobre o livro.
Algumas curiosidades que valem a pena saber: a cidade do livro (verrieres se não me engano) foi inspirada na cidade que o autor cresceu a infância
O autor serviu o exército de Bonaparte em missão na Itália, e existem várias referências a isso no livro (falando de Roma normalmente)
O autor teve um abade como preceptor (ora ora... Hahaha).
Meus sentimentos com relação a esse livro são mistos. Por um lado, achei interessante, principalmente após a primeira metade. A primeira parte do livro é lenta e arrastada, te faz perguntar pq vc continua lendo a mesma coisa por 200 páginas. Achei meio difícil de ler tbm, mas talvez isso seja coisa da minha edição, tenho aquela de uma coletânea de classicos com capa de couro vermelho da abril dos anos 80. A primeira metade tive que ler com ajuda do dicionário, na segunda metade já estava acostumado com os termos ou ressignificados que são dados as palavras.
Achei o desfecho do livro ruim:
SPOILER ALERT ⚠
.
.
.
Julien é uma personagem extremamente pragmática, e o desfecho do livro vai contra tudo que o personagem o é.
Eu senti a mão do autor no fim do livro, mas não consigo engolir que as ações desde o momento que ele parte para a provincia com a intenção de se vingar sejam atitudes que o Julien descrito o livro inteiro tomaria. Isso me deixou com um gosto amargo na boca.
Adorei sua crítica, foi interessante ver um ponto de vista trabalhado como o seu.
Ah, o conde/princepe russo, que entrega as cartas a serem copiadas para marethele, lembra dele? E lembra do livro "um cavaleiro em Moscow"? Agora adivinhe, qual foi a referência, para criar a Família rostov no segundo livro?
April 21 2025
Acabei de ler hj e fui ver vídeos a respeito (inclusive um de uma mestra em Stendhal) e achei o seu o mais informativo. Muito bom!
April 21 2025
Será que a canção do Iron Maiden, The red and the black, foi composta com influência dessa obra?
April 21 2025
E no final do livro diz que A Sr. de Renal morre abraçada nos filhos 3 dias depois de Julien. Tu acha que quem matou foi o Sr. de Renal? Obrigado pelo vídeo.
April 21 2025
Tati, eu sou Bacharel em Direito e retomei os estudos após acompanhar sua paixão por livros,eu iniciei esse mês minha segunda graduação, Letras. Obrigada por me inspirar a sonhar, amo Direito e estou estudando para OAB, assim como para a graduação de Letras.
April 21 2025
Tive q meditar um pouco pra entender o final desse livro, que q tem um final tão estranho, mas tudo na vida de julien tem q ser classificado com base da admiração do mesmo por napoleão e pela tentativa de ter uma vida grandiosa como o mesmo, só qdo tive esse insight que a ficha caiu. Muito bom o livro.
April 21 2025
Devido ter assistido este vídeo, li o Vermelho e o Negro gostei mas talvez numa releitura venha gostar mais. Agora estou lendo a Rainha Margot e estou amando. Henrique de Navarra tem umas tiradas, os personagens entram em cada enrascada. Este realmente estou me divertindo e amando cada página.
April 21 2025
Sobrenome francês que sempre lembro é Deschamps. Alguns amigos meus carregam esse sobrenome e meu ex gerente tambem. Lembro muito pois temos um Deschamps em Os miseráveis...esse sobrenome ja vem daquela época e meu ex gerente costumava contar que é sobrenome de bandido kkkkk
April 21 2025
Stendhal! O Vermelho e o Negro. Tenho. Velho! Comprado em um sebo em 23 / 1 / 2003. Ainda não li.
April 21 2025
"Demonstrar desprezo, para ver se sou" respondido.
A lição de Julien não me serve de nada, pois meus sentimentos me traem. De fato uma análise primorosa desse livraço. São 600 páginas que vão como o vento, mas gostaria de entender uma coisa, Tati:
Por que diabos as edições, em suas capas e imagens, e algumas análises (como a sua não fez, tem meu parabéns por isso) dão tanta importância a Napoleão nesse livro? Ele era apenas um símbolo de menor importância aí, um referência de pessoa que alcançou o que queria. O contexto é a nobreza tentando sobreviver com a constante ameaça de revolução, mas esse contexto é na maior parte do livro esquecido. A viagem de Julien como estafeta se passa apenas para ele encontrar o príncipe que o ensinaria como reconquistar a Srta de Lá Mole.
Não entendo a ênfase que se a essa figura ao se analisar esse livro.
O que acham? Tem explicação isso? Napoleão fascina a todos nós, mas aqui ele não tem a menor importância...
April 21 2025
terminei esse livro hoje, e nossa achei muito chato, demorei uns 3 meses pra ler. mas seu vídeo ta maravilhoso!
April 21 2025
Já passei da fase de sair dos vídeos quando avisam sobre spoilers, a grandiosidade que essas obras carregam vão mt além da história em si. Mt obrigado por dividir coisas tão belas com a gente, Tati!!!
April 21 2025
Lembro de ter tido contato com esse livro nos tempos de Ens. Médio. A primeira vez que li, acabei não achando leitura muito atrativa, mas reconheci logo de cara, a construção densa e complexa daquela história. Nunca acabei de ler o Vermelho e o Negro por completo. Quem sabe esse entusiasmo todo em descrever o livro, não me faça retomá-lo
April 21 2025
Eu terminei de ler e vim paciente e prazerosamente assistir a maravilhosa resenha da Tatiana.
Fiquei tristinha no final mas enfim, assim como O Morro dos Ventos Uivantes esse tipo de romance nunca termina como queremos.
April 21 2025
Adorei esse livro. Não há exagero nós romances, mas apenas estranhamento qnt aos costumes da época, Tati. O q me incomodou foi o final... MT incomodado c o desfecho do Julien
April 21 2025
A parte política foi que me cansou um pouco por falta de conhecimento mesmo.
April 21 2025
eu comecei a ler esse livro um tempo atrás, a minha edição é do clube de literatura classica, não sei se é a tradução mas por diversas vezes tenho dificuldade com a leitura, preciso voltar e reler e reler, a leitura simplesmente nao flui normalmente, parece q tem algo errado, ou que falta algo, parece que eu to sempre lendo correndo, ou que esta contando uma coisa e do nada se perde em outro assunto e o anterior fica inacabado sei la, quero mt terminar mas ta dificil
April 21 2025
O Julien é um pouco sabichão, sonhador, manipulador. Lê com alguma inteligência e frieza certas situações, e em outras é levado a se dar mal por seus estratagemas furados e sentimentos que afloram em desacordo com seu planejamento. Ele é um personagem que não completa seus objetivos; é interrompido, como o próprio tempo em que vive, de uma monarquia restaurada, com data pra acabar.
É muito interessante perceber como a nobreza francesa, depois de tudo que acontecera desde a Revolução, se via mortificada pela ameaça de um novo pandemônio, e como o Julien se inseria nesse contexto: alguém da ralé, mas que era tratado de forma polida, mas por conveniência, e também pelo medo constante vigente de que se germinasse um repeteco de cabeças cortadas.
April 21 2025
Comecei a Ler ano passado, parei por causa dos compromissos, mas adorei a narrativa, pretendo retornar esse ano. Livro Magnânimo!!!!
April 21 2025
Tive uma prova sobre o livro, mas não tive tempo de ler ele todo, sua aula me salvou!! Excelente aula!!
April 21 2025
Excelente resenha!! É legal lembrar também de um detalhe interessante; o desfecho do Julien só foi tão trágico por causa dos seus desafetos em Verrières e na igreja.
April 21 2025
Estou fascinada por este canal e em especial por essa obra. Só me surpreendeu saber que se trata de uma história de ação. Eu jurava que era um romance psicológico. Mas vou ler com toda certeza.
April 21 2025
"Lendo com o Clovis". Prof. Clovis de Barros esta lendo este livro. Muito bom.
April 21 2025
Eu amo esse livro, li ele a muitos anos atrás e estou pretendendo fazer uma releitura. E acho que agora irei gostar mais ainda (assim espero) kkk
April 21 2025
Para minha alegria, acabei de achar nas minhas montanhas de livros este livro que, simplesmente comprei para fazer parte de um todo sem nem sequer ler uma única página. Agora está na fila após Ressurreição
April 21 2025
Na série "3 mulheres" que podem ver na RTP play quando perguntam à poetisa Natália Correia qual o melhor livro que já leu ela disse " fácil, é o vermelho e o negro do Stendhal " ... Baixei no Kobo e vou ler mas antes passei aqui para ver o seu comentário.
April 21 2025
Acabei de ler ontem e vim ver o vídeo. É mesmo um livro sensacional, amei acompanhar as aventuras do Julien tão inocente e tão ambicioso! Dá até pra se indentificar um pouco com ele em algumas passagens
April 21 2025
Esse foi um dos livros mais bem escritos que já tive a alegria de ler! Stendhal foi sensacional no domínio da pena.
April 21 2025
Eu fiquei com muita raiva da Mathilde quando ela o desprezava. Depois que o Julien foi preso, fui tomado por um sentimento de melancolia. Estava simpatizado com a figura do nosso Julien Sorel e fiquei alegre com a ascensão dele. Só faltou comentar que a sra. de Renal morreu de desgosto.
April 21 2025
A história de um jovem invejoso, ressentido, arrogante, orgulhoso, com complexo de inferioridade, interesseiro, soberbo, ingrato, enfim, eu encheria meu comentário com mais algumas centenas de adjetivos deste genero. Ele também é inteligente, sonhador, ambicioso, convencido, enfim. No sentido literário: um primor.
April 21 2025
Excelente resumo e análise.
Mais um vídeo da Tatiana que RECOMENDO.
Destaco os textos de apoio da professora Leila Perrone Moisés (aliás, muito bem selecionados, diga-se), "Julien Sorel é o melhor exemplo do herói infeliz no romance ocidental, aquele que busca a totalidade e a autenticidade num mundo degradado" (edição da Penguin).
Julien É orgulhoso, imaturo e idealista, ainda sonhava com o retorno do bonapartismo.
Obviamente, o livro exige certo conhecimento do contexto histórico da França da época, figuras como Napoleão, Voltaire, Danton, Robespierre e fatos como a campanha de Bonaparte ou a Revolução Francesa.
Outro detalhe É a constante citação do TÉDIO (que envolvia a sociedade, os relacionamentos e a percepção daquele mundo por parte do Julien). Aliás, alguns trechos são "arrastados", o autor reproduz o TÉDIO na própria maneira de narrar.
April 21 2025
aos 22min, acredito q quando o autor fala da política russa de falar e agir pouco, não esta falando da política do Estado russo, mas sim da política de sedução ensinada pelo príncipe Korasoff. Isso me pareceu bem óbvio na leitura e a Tati não explicou.
April 21 2025
Achei meio enfadonho o início, meloso... contudo no decorrer achei ótimo o livro e o final.
April 21 2025
Aqui estou eu em 2023, lendo o vermelho e o negro por causa da Tati!! ❤
April 21 2025
Livro incontornável. Levei anos até me decidir a ler. No fim, foi bom ter lido com mais maturidade. A personalidade de Sorel ainda é para mim um enigma: não sei dizer se em algum momento ele se apaixonou de fato por Mathilde ou a sra. de Renal, ou se todos os seus rompantes foram impulsionados pela ambição em movimento.
April 21 2025
Acabei de lê - lo , parabéns pela resenha ! i O personagem é um cara totalmente contraditório e confuso , um grande livro .
April 21 2025
Por acaso caiu este vídeo na minha home page do you tube. Eu tive a paciência em ler este livro em Francês, e sinceramente é chaaaato para cachorro. Muito chato, mas é um clássico.
April 21 2025
Grande livro, acabei a leitura e gostei bastante. Da literatura francesa já li: Dumas, Balzac, Victor Hugo, Stendhal, Voltaire, Camus e Molière. Meu pódio são: Dumas, Victor Hugo e Balzac.
April 21 2025
Terminei ontem a leitura dessa obra maravilhosa, graças a recomendação da Tati. Obrigada❤
April 21 2025
Essa tirada do Julien na prisão é com certeza a melhor... simpatizei com a impaciência dele.
April 21 2025
Este livro é o primeiro clássico universal que vou ler da editora peguin companhia...e estou curiosa para ler este livro porque me parece muito bom e interessante . Lembrando estamos em 2024 ; voltei aqui para dar uma refrescar na memória e voltarei futuramente quantas vezes eu quiser; porque este canal de resenha é maravilhosos ❤
April 21 2025
Comprei esse livro da edição da penguin por que entrou na promoção de 67 por 24 ,mas não sabia do que se tratava ,assisti tua resenha e fiquei super ansiosa pra ler parece uma história bem envolvente,gostei muito do jeito que você explica ❤
April 21 2025
Acabei de ler esse clássico hoje e achei maravilhoso. No entanto ainda acho Madame Bovary, de Flaubert melhor
April 21 2025
Lendo esse livro em 2024 e aproveitando as belas análises de seu canal. Maravilhosa resenha. Amo seu canal e sou sua fã!
April 21 2025
Eu aproveitei minhas férias da escola para ler o livro, porém, aos 18 anos, eu sinto que esse leitura é mais uma daquelas consideradas por mim indigestas e, como tal, precisarei ler novamente no furturo mais distante. Achei uma obra prime de Stendhal, e, igualmente, eu gostei do vídeo. Obrigado.
April 21 2025
Achei vc hoje e ja vou te indicar pro meu filho que estuda pra passar em Medicina. ❤ Parabéns pelo seu trabalho.